CarrosNotícias

Mais apoio para os carros elétricos

Foto: Marcus Lauria / Toyota Prius Hybrid

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama voltou na última semana a propor mais apoio para veículos “verdes”. Trata-se de um projeto de U$1 bilhão em créditos fiscais para desenvolver veículos com tecnologia avançada, sejam eles movidos por eletricidade, gás natural ou outros combustíveis alternativos, além de infraestrutura para apoiá-los.

A proposta pode apoiar o plano do presidente Obama de colocar 1 milhão de veículos elétricos nas estradas norte americanas até 2015. Até agora, as vendas de híbridos plug-in e veículos elétricos ainda não engrenou como o presidente espera. Aliás, na semana passada, a General Motors anunciou uma suspensão, por cinco semanas, da produção do Chevrolet Volt.

A proposta deve ganhar força, pois os preços da gasolina vêm subindo ao longo do ano (a Rádio NPR News de Washington anunciou na manhã de segunda-feira 12/03 que há cidades nos Estados Unidos cobrando mais de U$4,00 pelo galão) e poderá agravar-se ainda mais com os problemas políticos envolvendo o Iran (grande fornecedor de petróleo) e os Estados Unidos. Para o presidente Obama a solução energética de seu país passa pelo desenvolvimento de fontes energéticas alternativas, a exemplo do gás natural, energia eólica, solar, nuclear e biocombustíveis.

 

Venda do Prius cresce 52% e faz do carro um grande sucesso

A Toyota foi muito feliz com o lançamento do seu híbrido Prius. O carro é elegante, pode ser comprado nos Estados Unidos numa faixa de preço entre U$18,950- U$23,990. Comparando as vendas do Prius em fevereiro, quando foram vendidas no mercado norte americano 20.589, com o mesmo mês do ano anterior (vendidas 13.539 carros) constataremos que as vendas cresceram 52,07%, a maior dos últimos quatro anos. O carro superou a marca de 2,5 milhões de unidades vendidas globalmente.

O fato é que os enormes problemas que a Toyota teve com Recall do Prius no último ano, parecem não ter afetado tanto a imagem do produto, pois os consumidores estão comprando o carro como nunca antes.

Vamos torcer para que o Brasil adote logo a tecnologia dos carros elétricos e supere os antigos problemas de abastecimento do nosso Etanol, cujo produto temos que importar e o preço nas bombas é proibitivo.

Fonte: Environment News Service e Treehugger

 Contatos do autor:

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: www.evaldocosta.blogspot.com
E-mail: [email protected]
Siga no Twitter/LikedIn/Facebook/Orkut: [email protected]

 

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo