CarrosNotícias

Lotus cria modelo especial John Player Special em homenagem a Ayrton Senna

Fotos: Divulgação

Para homenagear os 18 anos da morte de Airton Senna, a Lotus e a Cam Shaft, empresa de after-market para automóveis, se uniram para criar uma versão exclusiva do Lotus Esprit. O esportivo produzido entre 1976 e 2003 recebeu uma pintura especial na cor preta, a mesma usada no carro de Fórmula 1 (o John Player Special 97T) e adesivos dourados da marca de cigarros John Player Special. O piloto Ayrton Senna pilotou esse carro de Fórmula 1, no circuito do Estoril em 1985, vencendo pela primeira vez na sua carreira uma prova de F1.

Já o Lotus Esprit foi o primeiro modelo da marca britânica com motor V8 com 3.5 litros e 354 cv, o propulsor tinha a ajuda do turbo, mas a Cam Shaft colocou mãos à obra para dotar o Esprit de performances mais esportivas. Tudo graças a instalação de uma nova centralina, da Red Race, um sistema de arrefecimento renovado e novos catalisadores, o Esprit passou a debitar 492 cv.

Devido à elevada potência, o Lotus Esprit John Player Special pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos (o original faz o mesmo percurso em 4,9 segundos) e alcançar uma velocidade máxima de 305 km/h, quando o original atinge apenas 282 km/h. A Lotus produziu apenas 1237 unidades deste esportivo.

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Show de bola esse Lotus, principalmente pelo design bem retrô que remete mesmo aos carros esportivos da década de 80, época em que o Ayrton Senna conquistou a maior parte de seus títulos, porém esse é um “brinquedinho” para poucos.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo