CarrosNotícias

Lifan e Effa anunciam parceria para o Brasil

Fotos: Divulgação / Lifan 320

A Lifan acaba de assinar uma parceria com o Grupo Effa, definindo o Brasil como base de suas operações no continente sul-americano. Segundo o acordo fechado semana passada na sede da montadora, em Chongqing, na China, será criada uma nova empresa, chamada Lifan Motors do Brasil, para atuar no mercado nacional e nos demais países da América do Sul. A Lifan e o Grupo Effa investirão juntos, no Brasil e no Uruguai, até 2014, cerca de US$ 120 milhões nesta operação.

Effa Start cabine dupla

Este investimento será direcionado para modernizar e ampliar a capacidade produtiva da linha de montagem instalada no Uruguai, pesquisa e desenvolvimento de produtos, ações de marketing, ampliação e estruturação da rede de concessionárias, lançamento de quatro novos modelos e instalação de uma nova fábrica no Brasil a partir de 2014. A unidade terá capacidade de produzir 100.000 veículos por ano.

A fábrica atual, instalada no Uruguai, será modernizada e terá sua capacidade de produção ampliada das atuais 20.000 unidades anuais para 50.000 carros por ano a partir de 2013. Já no segundo semestre deste ano, a linha terá sua capacidade ampliada para 30.000 veículos por ano. Atualmente a instalação monta os modelos Lifan 320 e Lifan 620, mas com a modernização da linha, outros modelos deverão ser montados no local.

Lifan 620

A Lifan Motors do Brasil, que entra oficialmente em operação até julho, planeja lançar quatro novos modelos em 2012: o 520, o modelo Foison nas versões picape e van e, ainda, o utilitário esportivo X60.

Em 2011, a Lifan teve 3.757 veículos comercializados no Brasil. A meta para 2012 é atingir um volume total de 20.000 automóveis. A rede Lifan, que conta hoje com 50 concessionárias, deverá dobrar até dezembro, atingindo todas as capitais e as principais cidades brasileiras.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo