CarrosNotícias

Licença ambiental de operação é obita pela nova fábrica da BMW em Araquari (SC)

Foto: Divulgação

O BMW Group Brasil obteve, nesta terça-feira (15), a Licença Ambiental de Operação (LAO), emitida pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA), órgão ligado ao governo do Estado de Santa Catarina, para a primeira fábrica sulamericana de automóveis do grupo, que está sendo instalada na cidade de Araquari (SC). A LAO atesta que a unidade cumpre todos os requisitos ambientais previstos em lei para a atividade de fabricação e/ou montagem de veículos rodoviários, possibilitando o início da produção em 30 de setembro, o que reafirma o compromisso assumido no evento de lançamento do empreendimento, em dezembro de 2013. O documento foi entregue ao Vice-presidente sênior do BMW Group Brasil responsável pela fábrica, Gerald Degen, pelo presidente da FATMA, Alexandre Waltrick, em visita à unidade.

Na ocasião, a equipe da Fundação pôde conhecer as instalações das linhas de montagem a partir das quais, ainda neste mês, sairá o primeiro BMW Série 3 produzido no Brasil. Com a obtenção da Licença Ambiental de Operação, estamos autorizados a iniciar as operações na fábrica conforme o cronograma planejado. “Sem dúvida, estamos muito empolgados com mais esta conquista, que reflete o esforço do BMW Group Brasil na aplicação das melhores práticas ambientais no projeto desta fábrica“, afirma Gerald Degen.

Para obter a LAO, a empresa passou por um processo rigoroso de planejamento ambiental. A primeira etapa consistiu na obtenção da Licença Ambiental Prévia (LAP), que aprova a viabilidade ambiental do empreendimento, mas ainda não autoriza o início das obras. Em seguida, solicita-se a Licença Ambiental de Instalação (LAI), que exige que a construção seja realizada seguindo o compromisso, acordado com o órgão, de evitar, minimizar e compensar os impactos ambientais causados. Quando todos esses aspectos são seguidos e verificados pelas autoridades, é possível requerer a Licença Ambiental de Operação (LAO), que não tem caráter definitivo, isto é, precisa ser renovada periodicamente, de acordo com os resultados dos programas ambientais implantados.

Com isso, o projeto de construção da fábrica do BMW Group Brasil cumpre com sucesso sua primeira etapa, que será marcada pelo início da montagem dos automóveis no Brasil. Em setembro de 2015 está prevista a finalização da obra, quando a unidade produtiva terá suas atividades de soldagem e pintura plenamente operantes. “Esse marco nos dá a motivação necessária para dar continuidade ao projeto e finalizá-lo de maneira bem sucedida no próximo ano”, finaliza Gerald.

Fonte: BMW do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo