NotíciasReportagens

Lei quer que o Brasil tenha pontos de recarga para veículos elétricos

Foto: Divulgação

Está tramitando na Câmara dos Deputados o projeto de lei 4751/12, de autoria dos parlamentares Heuler Cruvinel (PSD-GO) e Onofre Santo Agostini (PSD-SC), que torna obrigatória a instalação de pontos de recarga de bateria de veículo elétricos nas vagas de estacionamentos públicos pelas empresas responsáveis pela distribuição de energia.

O executivo deverá desenvolver mecanismos para que se promova a instalação de tomadas para recarga dos veículos nas vagas de garagem dos prédios residenciais. Essas medidas têm como objetivo evitar que o mercado brasileiro fique á margem das mudanças no setor de transporte, urbano, especialmente as inovações tecnológicas da indústria automobilística, como a de redução da emissão de gás carbono.

De acordo com os autores desse projeto, já existe na Europa uma rede, que já está em expansão, com mais de 1,5 mil pontos de recarga e abastecimento e que em Londres e Paris já são disponibilizadas vagas públicas para o abastecimento ou carregamento de veículos elétricos ou híbridos.

Eles lembram também que a única cidade da América Latina a contar com uma frota regular com 32 ônibus movidos a biodiesel é Curitiba, no Paraná. Essa medida tramita em caráter conclusivo e vai ser analisada pelas comissões de Desenvolvimento Urbano, de Minas e Energia e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo