O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, apresentou hoje a sexta rodada de resultados de 2024 com um resultado encorajador de quatro estrelas para o Renault Kardian e zero estrela para o Renault Sandero/Logan/Stepway.
O Renault Kardian, fabricado no Brasil, ganhou quatro estrelas. O Kardian, que oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obteve 83,41% para Ocupante Adulto, 82,92% para Ocupante Infantil, 47,96% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 83,78% para Assistência à Segurança. O Kardian foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) Cidade, AEB Interurbano e Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS).
O impacto frontal mostrou uma estrutura estável e uma área instável para os pés, proteção marginal para o peito do motorista e proteção adequada para o peito do passageiro. A proteção lateral foi boa devido aos airbags de corpo e de cortina padrão do modelo, proporcionando proteção adequada para o tórax e marginal para o tórax do adulto no impacto lateral de poste. A proteção no teste de chicotada cervical foi marginal. Os dois ocupantes infantis foram instalados voltados para trás usando ancoragens ISOFIX, seguindo as melhores práticas globais e oferecendo, em geral, boa proteção. A cabeça do dummy de três anos apresentou exposição no teste de impacto lateral, sem valores críticos. A proteção de pedestres apresentou proteção boa a adequada para a cabeça e proteção fraca para os pilares A. A proteção da parte superior das pernas foi fraca e pobre, e a proteção da parte inferior das pernas apresentou boa proteção. O AEB de cidade e interurbano mostraram bom desempenho, cumprindo os requisitos de disponibilidade do Latin NCAP. O Kardian mostrou um bom nível de segurança em geral e poderia alcançar a classificação máxima de estrelas melhorando a proteção de pedestres e/ou adicionando AEB para usuários vulneráveis da estrada com bom desempenho e atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP.
O Renault Sandero/Logan/Stepway, produzido no Brasil, Argentina e Colômbia, obteve zero estrela. O Sandero, que oferece quatro airbags como padrão e ESC como opcional, alcançou 32,83% em Ocupante Adulto, 61,22% em Ocupante Infantil, 46,30% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 0,00% em Assistência à Segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical e proteção de pedestres.
O impacto frontal mostrou uma estrutura instável e uma área estável para os pés, proteção marginal para o peito do motorista e do passageiro e alta tensão no pescoço da criança de três anos que foi instalada voltada para a frente. O impacto lateral apresentou proteção fraca para o peito e o impacto lateral de poste mostrou proteção pobre para a cabeça e fraca para o peito. A estrutura do impacto lateral mostrou uma intrusão relevante no compartimento do passageiro, aumentando os riscos de lesões para os ocupantes. A proteção no teste de chicotada cervical foi marginal. Alguns Sistemas de Retenção Infantil (SRI) foram reprovados nos testes de instalação e não foi possível desconectar o airbag do passageiro no caso de instalação de um SRI voltado para trás no banco do passageiro. A proteção de pedestres apresentou, em sua maioria, proteção adequada para a cabeça, algumas áreas menores de proteção boa e marginal nas bordas e proteção deficiente perto do pilar A e na borda do para-brisa. A proteção da parte superior das pernas foi ruim perto da borda dianteira do carro. Os lembretes de cinto de segurança (SBR) não cumpriram com os requisitos mínimos do Latin NCAP. O modelo não oferece função de limitação de velocidade, AEB, Sistemas de Suporte de Pista ou Detecção de Ponto Cego, nem mesmo como opcionais. O ESC obteve zero pontos, pois não é oferecido como equipamento padrão, embora a produção do modelo tenha sido atualizada para padrão. A unidade selecionada pelo Latin NCAP, adquirida em 2024, não oferecia ESC. Mesmo com o ESC, a pontuação do modelo teria sido de zero estrela, já que a caixa para adultos mostrou um desempenho ruim.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores comprem as versões equipadas com as tecnologias ADAS que foram avaliadas e que apresentam bom desempenho.
Teste de auditoria do Sandero/Logan/Stepway 2019 mostra diferenças, mas o modelo mantém três estrelas para o ocupante adulto
O Latin NCAP realizou o teste de auditoria do Renault Sandero/Logan/Stepway 2019 e encontrou diferentes proteções para a cabeça no teste de impacto lateral de poste. O Renault Sandero/Logan/Stepway foi avaliado em 2019 sob o protocolo anterior, obtendo três estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto e quatro estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil. O modelo foi auditado no teste de impacto lateral de poste, apresentando proteção pior do que no teste de 2019, mais uma vez demonstrando a falta de robustez dos sistemas de airbag de cabeça e tórax. A cabeça do adulto no impacto lateral de poste apresentou proteção pobre. Embora o modelo tenha tido um desempenho pior no teste de impacto lateral de poste, a classificação por estrelas não foi afetada. Há uma mudança significativa na coloração dos dummies e o resultado de 2019 foi atualizado no site do Latin NCAP.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“O progresso da Renault com o Kardian como um potencial substituto para a família Sandero é notável. Os esforços da Renault para melhorar o desempenho de segurança em modelos populares são bem recebidos pelo Latin NCAP e esperamos ter, em breve, o primeiro modelo cinco estrelas da marca no Latin NCAP. O desempenho do Sandero reflete os esforços anteriores da Renault, que já em 2019 mostraram um feedback positivo com a adição de airbags laterais de cabeça e tórax como padrão. O Kardian estabelece uma nova referência para o fabricante em termos de segurança que gostaríamos de ver refletida em todos os seus modelos no futuro. O Latin NCAP solicita aos governos que implementem a rotulagem obrigatória de segurança veicular com classificação por estrelas para que as informações do consumidor estejam disponíveis para todos os compradores de veículos e gerentes de frotas”.
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“O Renault Kardian representa um passo encorajador da Renault em direção a uma maior proteção dos ocupantes, demonstrando seu compromisso com a melhoria da segurança dos veículos. No entanto, a segurança oferecida aos usuários vulneráveis das estradas ainda precisa ser aprimorada, tanto em termos de segurança passiva, melhorando o desempenho da proteção de pedestres, quanto com a inclusão de tecnologias de assistência ao motorista cada vez mais presentes, como a frenagem autônoma de emergência (AEB).
Há uma necessidade urgente de que os governos promovam a transparência e a melhoria contínua da segurança dos veículos. A adoção de um sistema obrigatório de rotulagem com estrelas, conforme proposto pelo Latin NCAP, garantirá que os consumidores e os gerentes de frota possam tomar decisões informadas, ao mesmo tempo em que gera pressão no mercado para que os fabricantes elevem os padrões de segurança em todos os seus modelos à venda em nossa região.”
Fonte: www.latinncap.com