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Latin NCAP: RAV 4 conquista cinco estrelas e Renault Kangoo obtém resultado fraco de três estrelas

A terceira rodada de resultados do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, para 2019 foi apresentada hoje com um sólido resultado de cinco estrelas e Advanced Awards para o Toyota Rav 4 e três estrelas para a proteção dos ocupantes adultos do Renault Kangoo.

O recém-lançado Toyota Rav 4, produzido no Japão, alcançou cinco estrelas sólidas para proteção de Ocupantes Adultos e Crianças. O Rav 4, com 7 airbags como equipamento padrão e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) em todas as suas versões, mostrou boa proteção para todos os seus ocupantes nos três testes de batida realizados: impacto frontal, impacto lateral e impacto lateral de poste. O modelo também atendeu aos requisitos do teste ESC. A quinta geração do Rav 4 alcançou a máxima qualificação para ocupantes adultos e crianças, além dos Advanced Awards do Latin NCAP para a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) como equipamento opcional e Proteção para Pedestres como padrão em todas as suas versões. Vale ressaltar que a Toyota recomenda a instalação da cadeira de criança de três anos de idade, bem como a da criança de 18 meses virada para atrás, seguindo as recomendações globais mais recentes.

O Renault Kangoo, produzido na Argentina, alcançou apenas um resultado pobre de três estrelas para Proteção de Ocupantes Adultos e quatro estrelas para Proteção de Ocupantes Infantis. O Kangoo, equipado com dois airbags como equipamento padrão e ESC, mostrou proteção razoável para os ocupantes adultos em impacto frontal. O modelo apresentou proteção fraca no tórax no teste de impacto lateral, muito próximo do nível máximo de lesões permitido para o tórax. Se esse nível fosse atingido, o modelo mal teria atingido o máximo de uma estrela para Proteção do Ocupante Adulto. A estrutura do impacto lateral exibiu uma alta intrusão do carro no compartimento de passageiros. A estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas instáveis e verificou- se que a estrutura não era simétrica em termos de construção entre o lado do motorista e o lado do passageiro. Esta situação levanta a questão de como irá se desempenhar no teste de batida frontal, ao realizar o impacto do lado do passageiro.


Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“O sólido resultado de cinco estrelas do Rav 4 deve encorajar os consumidores a exigirem cinco estrelas também em modelos de menor valor no mercado. Esse resultado relevante também deve impulsionar os governos a apoiar sistematicamente as estratégias de informação do consumidor para que o mercado mude o mais rápido possível. Sistemas independentes de informação ao consumidor mostraram grande sucesso nos países desenvolvidos, trazendo carros mais seguros para o mercado mais cedo e acima dos padrões locais, como resultado de uma reação voluntária dos fabricantes de veículos conforme a demanda do consumidor. A Renault decepcionou com um novo modelo como o Kangoo, com um resultado que mal chega a três estrelas em segurança para adultos e com uma proteção fraca contra impactos laterais. É hora de fabricantes, como a Renault, oferecerem veículos, na América Latina e no Caribe, desenvolvidos para proteger as pessoas e não apenas para passar nos testes. Deve se lembrar que a Renault costumava ser o líder do mercado na Europa em referência à segurança”.

Ricardo Morales, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:
“É surpreendente que, em 2019, ainda existam fabricantes globais que desenvolvam novos modelos para alcançar os resultados mínimos aceitáveis de três estrelas e que não pretendam conquistar resultados de cinco estrelas. É inconcebível que alguns fabricantes continuem a oferecer modelos de cinco estrelas para países e regiões desenvolvidos e não ofereçam os mesmos níveis de segurança para a América Latina e o Caribe. Os governos devem apoiar fortemente o Latin NCAP; esse mecanismo de colaboração provou sua eficácia em todo o mundo, mas infelizmente isso não acontece em nossa região. Consumidores, fabricantes e governos devem, juntos, impulsionar veículos mais seguros para a América Latina e o Caribe”.

Fonte: www.latinncap.com

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