CarrosNotícias
Tendência

Latin NCAP: Kia Picanto (Morning) ganha, novamente, zero estrela

O primeiro resultado de 2020 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi divulgado hoje, sob o novo protocolo de avaliação, com um resultado decepcionante de zero estrela para o novo Kia Picanto (Morning).

O Kia Picanto, produzido na Coreia do Sul, com airbag apenas para o motorista como equipamento padrão, ganha zero estrela: 0% para Ocupante Adulto, 29% para Ocupante Infantil, 51% para Proteção de Pedestres e 7% em Assistência à Segurança. Nem o Sistema Antibloqueio de Freios (ABS) nem o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) são padrão. Os airbags laterais para a cabeça não estão disponíveis nem como equipamento opcional. O possível equipamento de airbag frontal duplo não melhoraria a classificação do modelo, já que a proteção do ocupante adulto continuará a pontuar abaixo da porcentagem mínima para atingir até mesmo uma estrela.

O modelo foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicote cervical (whiplash) e proteção para pedestres. No impacto frontal, o tórax do motorista e do passageiro obteve um resultado de proteção ruim (cor vermelha), devido às cargas elevadas e instabilidade estrutural. No impacto lateral, o tórax apresentou proteção insuficiente, o que levou a que a pontuação desse teste fosse zero. O teste de whiplash também mostrou proteção cervical deficiente. O impacto lateral de poste não foi executado porque o veículo não tem proteção lateral padrão para a cabeça. O Picanto não está em conformidade com os Regulamentos da ONU sobre Proteção de Pedestres.

O Latin NCAP não recomenda a compra de veículos sem ESC, Proteção de Pedestres, airbags laterais de corpo e cabeça e carros zero e uma estrela.

Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP, disse:
“É decepcionante que um fabricante global de veículos como a Kia ofereça o Picanto com seis airbags, proteção para pedestres e ESC padrão por 8.700 euros nos mercados europeus, sendo que na América Latina o veículo proporciona níveis tão baixos de segurança, e nem sequer a segurança do veículo comercializada na Europa é oferecida como opcional. O Latin NCAP solicita e incentiva a Kia a agir e fazer melhorias substanciais no Picanto, bem como em toda a sua frota na região da América Latina e do Caribe.

As informações sobre os níveis de segurança oferecidos pelos modelos devem ser obrigatórias em todos os mercados para que os consumidores da América Latina e do Caribe saibam que alguns modelos, que se assemelham ao mesmo modelo em outros mercados, proporcionam níveis de segurança muito mais baixos”.

Ricardo Morales, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“Este primeiro resultado do ano mostra, mais uma vez, as más práticas que alguns fabricantes estão realizando, oferecendo veículos com menores níveis de segurança e equipamentos na América Latina e no Caribe em comparação com outras regiões do mundo. É inaceitável que o mesmo fabricante tenha esse padrão duplo. Para que isso deixe de acontecer, é necessário que os governos promovam as informações independentes e transparentes do Latin NCAP ao consumidor e, assim, melhorem os níveis de segurança dos veículos da região”.

Fonte:  www.latinncap.com

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo