LançamentosNotícias

Lançamento – Jeep Wrangler chega à versão 2012 como novo motor e cambio

Fotos: Marcus Lauria

O “velho de guerra” Jeep Wrangler chega na versão 2012 com alguns atrativos, como o novo motor Pentastar V6, que segundo a marca ficou 40% mais potente e ganhou 10% a mais de torque e um novo câmbio, que juntos, formam o “casal perfeito” para empurrar o Galipão norte-americano sem dificuldade tanto no asfalto quanto na terra ou lama.

O motor Pentastar V6 de 3.6 litros com 284 cv chega para substituir o anterior (um V6 de 3.8 litros e 199 cv), fato esse que deixou o Wrangler muito mais esperto para enfrentar qualquer desafio. Seu torque é de 35,41 kgfm. O modelo feito em Toledo, no estado norte-americano de Ohio (EUA), faz de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e tem um consumo, segundo a marca, de 9 km/l, em média. Em conjunto está o novo cambio automático de cinco velocidades (antes eram quatro). O conjunto mecânico é o mesmo do Jeep Grand Cherokee.

Além de mais potente e eficiente, o novo Pentastar V6 ficou 40 kg mais leve do que o motor anterior, além de oferecer baixo nível de ruídos, que recebe a colaboração do novo sistema de coxins, pela parede de fogo mais eficaz em abafar os sons vindos do cofre e pela capa do motor. Além dos suplementos que ajudam ao motor ser mais imponente como bomba da direção hidráulica, compressor de ar-condicionado e alternador.

amortecedores, que deixaram o modelo mais firme. Seu preço está agora em R$ 129.900 para a versão duas portas e R$ 139.900 para o Unlimited Sport, de quatro portas, que tem uma distância entre-eixos de 52 cm em relação ao modelo de duas portas. Fazem parte do pacote barra anticapotamento, freios a disco nas quatro rodas com ABS, dois airbags frontais, faróis de neblina e controles de tração e estabilidade. E itens como banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, capota dupla (rígida e de lona), banco traseiro rebatível, CD player com compatibilidade MP3 e entrada auxiliar, rodas de alumínio aro 17, volante de couro, controlador de velocidade, tração 4×4 manual Part Time, entre outros.

Primieras Impressões

por Marcus Lauria

Barueri/SP – O Jeep Wrangler realmente surpreendeu durante o teste realizado em Alphaville (SP), o modelo foi avaliado em um circuito misto, que envolveu cidade, estrada e um circuito off-road, onde o Wrangler pôde enfrentar obstáculos fora de estrada reais. O modelo avaliado foi um  de duas portas, na cor preta. Após ligar o modelo na chave de ignição, foi possível notar o conforto à bordo, materiais de excelente qualidade, volante de couro, além da posição alta, que dá visão total no trânsito.

Após ajustar banco e retrovisores, fomos para a estrada. O Wrangler se comportou como um veículo de passeio, com a vantagem de poder enfrentar qualquer “perigo” que apareça pela frente. As acelerações são lineares e o cambio casa perfeitamente com o motor Pentastar V6 de 3.6 litros com 284 cv, sem trancos, mesmo nas retomadas.

A ergonomia é um dos pontos positivos do interior, mesmo com os botões do vidro elétrico localizados no centro do painel, ao melhor estilo Volkswagen Gol não atrapalha. Está tudo à mão, literalmente. Um dos pontos negativos ficou por conta do teto de plástico rígido, que se ficar muito tempo ao sol, acaba esquentando demais o interior, deixando o ar-condicionado trabalhando mais tempo para o interior ficar com uma temperatura amena.

Ainda por dentro, o modelo se mostrou silencioso durante todo o teste, mesmo no trajeto off-road, o barulho no motor não invade a cabine e os pneus de perfil alto não deixam as imperfeições do asfalto invadirem o habitáculo. Para quem vai na frete, sobra espaço, mas os que escolherem viajar nos bancos traseiros, acabam sofrendo o pouco espaço para as pernas. A versão de quatro portas é uma opção para quem costuma levar mais gente no carro.

No trecho off-road, podemos testar todas as habilidades do Wrangler, ele foi avaliado a exaustão em um circuito fechado de ladeiras íngremes, curvas fechadas e inclinações. O galipão enfrentou tudo com muita tranqüilidade, mostrando as suas raízes que lhe deram tanta fama de robustez e durabilidade.

VIagem a convite da Jeep

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo