LançamentosNotícias

Lançamento: Kia Picanto 2012

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Indaiatuba/SP – O teste do novo Picanto foi feito na curta e travada pista da Fazenda Capuava, em Indaituba, no interior de São Paulo. Após colocar o capacete, fui avaliar primeiro a versão com câmbio automático de 4 velocidades. Aliás, esse é o primeiro modelo com esse tipo de câmbio que trabalha em conjunto com um motor flex, os outros são todos automatizados.  Entro no caro, ajusto os retrovisores, –  a chave já estava na ignição e o motor já estava ligado -, piso com o pé direito no acelerado e o carro arranca de primeira.

No início da primeira volta o carrinho se mostrou bem esperto, sai bem nas curvas, com uma pequena tendência a sair de frente em alguns momentos. Após fazer todas aquelas curvas apertadas da pista da Fazenda Capuava, veio o retão, que é na verdade uma subida bem leve. Nesse momento veio a prova de fogo do motor Kappa 1.0 12 válvulas, de 80 cv com etanol. Foi preciso acelerar bem para o pequeno Picanto se mover com vontade, as rotações chegaram a 5.000 rpm, faltando fôlego para pegar velocidade.

Após duas voltas com a versão automática, foi à vez do modelo com câmbio manual de 5 velocidades. A direção elétrica é um destaque do carro, quando se está parado, parece que o volante está solto e a sensação é que não existe nenhuma ligação com as rodas, mas basta acelerar e movimentar o carro, que ela muda de comportamento e fica mais rígida de macia de usar. Afundo o pé esquerdo na embreagem e o pé direito no acelerado e engato a primeira marcha.

Nesse momento, sinto o domínio do carro, em relação à versão automática. Acelero e vou trocando as marchas suavemente, sem trancos. Em poucos momentos durante o teste consegui usar a quarta marcha, devido as curvas fechadas e as várias ladeiras da pequena pista da fazenda. Por isso, não pude aproveitar ao máximo o motor do Picanto. A suspensão foi exigida o tempo todo e manteve-se estável a todo o momento, o interior é silencioso e transmite tranqüilidade na cabine. Em breve devo avaliar o carro por uma semana e testar melhor em trechos urbanos.

Viagem a convite da Kia Motors


Página anterior 1 2
Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. muy buenas acabo de enterarme de tu blog y la verdad es que me parece super bueno no sabia de mas personas interesadas en estos temas, aqui tienes un nuevo lector que seguira visitandote abitualmente.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo