Lançamento: Kia Picanto 2012
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Indaiatuba/SP – O teste do novo Picanto foi feito na curta e travada pista da Fazenda Capuava, em Indaituba, no interior de São Paulo. Após colocar o capacete, fui avaliar primeiro a versão com câmbio automático de 4 velocidades. Aliás, esse é o primeiro modelo com esse tipo de câmbio que trabalha em conjunto com um motor flex, os outros são todos automatizados. Entro no caro, ajusto os retrovisores, – a chave já estava na ignição e o motor já estava ligado -, piso com o pé direito no acelerado e o carro arranca de primeira.
No início da primeira volta o carrinho se mostrou bem esperto, sai bem nas curvas, com uma pequena tendência a sair de frente em alguns momentos. Após fazer todas aquelas curvas apertadas da pista da Fazenda Capuava, veio o retão, que é na verdade uma subida bem leve. Nesse momento veio a prova de fogo do motor Kappa 1.0 12 válvulas, de 80 cv com etanol. Foi preciso acelerar bem para o pequeno Picanto se mover com vontade, as rotações chegaram a 5.000 rpm, faltando fôlego para pegar velocidade.
Após duas voltas com a versão automática, foi à vez do modelo com câmbio manual de 5 velocidades. A direção elétrica é um destaque do carro, quando se está parado, parece que o volante está solto e a sensação é que não existe nenhuma ligação com as rodas, mas basta acelerar e movimentar o carro, que ela muda de comportamento e fica mais rígida de macia de usar. Afundo o pé esquerdo na embreagem e o pé direito no acelerado e engato a primeira marcha.
Nesse momento, sinto o domínio do carro, em relação à versão automática. Acelero e vou trocando as marchas suavemente, sem trancos. Em poucos momentos durante o teste consegui usar a quarta marcha, devido as curvas fechadas e as várias ladeiras da pequena pista da fazenda. Por isso, não pude aproveitar ao máximo o motor do Picanto. A suspensão foi exigida o tempo todo e manteve-se estável a todo o momento, o interior é silencioso e transmite tranqüilidade na cabine. Em breve devo avaliar o carro por uma semana e testar melhor em trechos urbanos.
Viagem a convite da Kia Motors
muy buenas acabo de enterarme de tu blog y la verdad es que me parece super bueno no sabia de mas personas interesadas en estos temas, aqui tienes un nuevo lector que seguira visitandote abitualmente.