LançamentosNotícias

Lançamento – Fiat Punto 2013

Fotos: Marcus Lauria

A Fiat lançou neste final de semana a linha Punto 2013, o hatch médio da marca italiana chega com a mesma linha renovada recentemente na Europa, conhecido por lá, como Punto Evo. O modelo ficou mais bonito e com um conteúdo ainda mais recheado e um interior renovado. Serão oferecias seis versões, com quatro opções de motores.

O novo Punto, como a Fiat resolveu chamar esse facelift, terá as seguintes versões: Attractive 1.4, Essence 1.6 (manual e Dualogic), Sporting 1.8 (manual e Dualogic) e T-Jet 1.4 turbo. Entre seus principais concorrentes estão: Chevrolet Sonic, Ford New Fiesta, VW Polo e o novo Citroën C3, que chega em agosto. No ano passado, foram vendidas 36 mil unidades do Punto no Brasil. Para 2012 a marca estima um aumento de 0% nas vendas.

Por fora é notado lodo e cara as mudanças feitas no carro. Na frente o modelo recebeu novos para-choques dianteiros e traseiros (que variam de acordo com cada versão), novos faróis, lanternas traseiras de LED, sistema de abertura do porta-malas Logo-Push, nova sigla Punto e novas rodas e calotas. Os novos para-choques trazem uma moldura central na cor preta, destacando a esportividade.

O interior do Novo Fiat Punto foi completamente remodelado. O painel central ficou mais envolvente e recebeu novos materiais mais agradáveis ao toque. Agora o modelo têm revestimento, texturas, tecidos e cores que caracterizam cada versão: Attractive 1.4 (Azul Folkstone), Essence 1.6 (Cinza Stell), Essence 1.6 com Kit Emotion (Bege Silver Birch), Sporting 1.8 (Nero Carbon) e T-Jet (varia conforme a cor externa). Nos quadros de instrumentos as novas serigrafias variam de acordo com as versões. A iluminação do quadro de instrumentos acende e se apaga gradativamente, acompanhando o movimento dos ponteiros. Opcionalmente a marca oferece o teto solar panorâmico Skydome. Formado por duas lâminas de vidro, ele ocupa cerca de 70% da área do teto.

O Novo Punto está disponível em 12 cores. Três delas novas: Branco Kalahari, Azul Maserati e Vermelho Oppulence. Nove já existentes na gama: Branco Banchisa, Preto Vulcano, Vermelho Alpine, Prata Bari, Cinza Scandium, Vermelho Modena, Cinza Cromo, Preto Vesuvio e Amarelo Indianápolis.

Já o Punto Essence 1.6 trás tudo da versão Attractive mais ar-condicionado, chave canivete com telecomando, retrovisores elétricos, farol de neblina, computador de bordo B, entre outros. Já o Essence Dualogic vem com câmbio Dualogic e piloto automático. Os opcionais da Essence são: teto solar, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular, volante em couro com comando de rádio, iluminação interna com efeito Night Design, vidros traseiros elétricos, banco em couro, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, apoia-braço central no banco do motorista, alarme antifurto, parafuso de segurança, rádio CD/MP3 com USB, Blue&Me, spoiler, roda em liga 16”, sensores de chuva e crepuscular, além de comando do câmbio tipo borboleta para a versão Dualogic.

A versão Sporting 1.8 chega com os conteúdos de série da versão Essence, e mais rádio CD/MP3 com USB, roda de liga 16”, volante em couro com comando de rádio 6 teclas, iluminação interna com efeito Night Design, spoiler na tampa traseira e minissaia lateral, friso lateral na cor do veículo, recobrimento esportivo dos pedais, cintos de segurança na cor vermelha, ponteira de escapamento com saída dupla cromada, kit parafuso antifurto e tapete em carpete. Câmbio Dualogic e piloto automático ficam para a versão Sporting Dualogic. Opcionalmente vem com vidros traseiros elétricos, ar-condicionado automático, alarme antifurto, banco traseiro bipartido, teto solar, Blue&Me, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular, piloto automático, sidebag + window bag, banco em couro e comando do câmbio no volante tipo borboleta (só para o Dualogic).

O Punto T-Jet 1.4 vem com conteúdos de série da versão Sporting mais: vidros traseiros elétricos, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, bancos esportivos, protetor de cárter, roda de liga 17” (incluindo estepe), piloto automático, Blue&Me, rádio CD/MP3, volante em couro com comando de rádio 8 teclas, sensor de estacionamento, Seletor DNA, volante com base quadrada, faixas laterais com escrita T-Jet e som Hi-fi com subwoofer. Seus opcionais são: ar-condicionado automático, alarme antifurto, teto solar, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, sidebag + window bag, Blue&me NAV.

Sob o capô quase nenhuma novidade, somente a versão Attractive recebeu o motor Fire Evo 1.4 Flex, que tem  85 cavalos de potência a 5.750 rpm e torque máximo de 12,4 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com gasolina; e 88 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 12,5 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com etanol.

O bloco usa o comando de válvulas CVCP ― Continuously Variable Cam Phaser, ou comando com fase continuamente variável. O sistema garante economia de combustível, porque permite uma variação inteligente de até 50° na fase entre eixo-comando de válvulas e virabrequim. Assim, cada regime de funcionamento do motor acontece na fase ideal de eixo-comando, maximizando o torque em baixas rotações e a potência nas altas.

A versão Essence é empurrada pelo motor 1.6 16V E.torQ Flex., com potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm rodando somente com gasolina. Funcionando com etanol, sua potência é de 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm.

A versão Sporting vem equipada com o E.torQ 1.8 16V Flex que desenvolve 130 cv de potência máxima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque máximo de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol) também é atingido a 4.500 rpm.

Já a versão mais apimentada e cara, a T-Jet, chega com o mesmo motor 1.4 16V Turbo com 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque, encontrados já a partir dos 2.250 rpm e mantendo-se até 4.500 rpm. O motor é capaz de levar o Punto a velocidade máxima de 203 km/h.

Confira a nova tabela de preços da linha Punto:

Punto Attractive 1.4 EVO: R$ 38.570

Punto Essence 1.6 16V: R$ 41.750

Punto Essence 1.6 16V Dualogic: R$ 44.140

Punto Sporting 1.8 16V: R$ 46.400

Punto Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 48.770

Punto T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 55.740.

Etiquetas

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Prezado Marcus Lauria, gostei deste Post sobre o lançamento do Punto Evo, porém não encontrei no Site uma avaliação sua sobre o carro. Você já esteve com este carro para avaliação? Desde já agradeço a atenção.

    1. Yuri,
      Muito obrigado. Pegamos um Punto T-Jet para teste. Em breve você poderá saber nossas impressões sobre o carro. Acredito que no p´roximo mês a avaliação seja publicada.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo