Chega dos 0-100 km/h em 2,8 segundos. Alcança mais de 350 km/h. Bateu o recorde para o carro de produção mais rápido no Nurburgring com o tempo de 6m44,97s. Este é o Lamborghini Aventador SVJ, um “touro” com 770 CV e que reclama, com propriedade, o título do Lamborghini mais veloz já produzido.
O Aventador Superveloce Jota é verdadeiramente “animal”! Iguala em potência o exclusivo Centenário e tem mais 30 CV que o Aventador S. O motor é o mesmo V12 com 6.5 litros e a tração é feita às quatro rodas. Tem quatro rodas direcionais como o Aventador S, mas estreia uma versão atualizada do sistema de aerodinâmica ativa (ALA 2.0) com amplas melhorias com redesenho das entradas de ar e dos canais aerodinâmicos.
Graças a isso e a mais algumas alterações na definição da carroceria, o Aventador SVJ, reclama a casa italiana, tem mais 40% de downforce que o Aventador SV. Para isso contribui a enorme asa traseira, o fundo plano redesenhado e o difusor traseiro, entre outras alterações.
A Lamborghini diz que mexeu no chassi, oferecendo-lhe barras estabilizadoras mais rígidas 50% que no Aventador SV e amortecedores e molas 15% mais duras que aquele modelo. O sistema de escape foi redesenhado, também, para reduzir a pressão, mas mantendo um barulho característico dos Lamborghinis. Naturalmente que a caixa de marchas, uma unidade automática de sete velocidades, foi revista, enquanto que o sistema de tração integral viu o software alterado para desviar mais 3% de torque para as rodas traseiras, dando ao Aventador SVJ uma tendência de tração traseira, aproveitando a Lamborghini para alterar o controlo de estabilidade e o ABS, adaptando-os à nova aerodinâmica ativa do SVJ. As jantes específicas Nireo estão calçadas com pneus Pirelli P Zero Corsa feitos, especialmente, para o Aventador SVJ.
Serão produzidos apenas 900 Aventador SVJ, as entregas começam a ser feitas no primeiro trimestre de 2019 e os preços rondarão os 400 mil euros. Haverá uma edição especial de 63 unidades iguais ao modelo revelado em Pebble Beach, que celebra o nascimento da marca em 1963 (dai as 63 unidades) que será mais cara que o SVJ “normal”.