Potente, leve, compacta, e, sobretudo, com o melhor desempenho off road disponível no mercado. A nova KTM 890R alia o visual icônico de uma moto de enduro, inspirada nas conquistas da fabricante austríaca no ‘Rally Dakar’, com o conforto e a alta performance de uma bigtrail. Equipada com o que há de mais moderno em eletrônica, novas suspensões e ainda mais potência, com a adição de 90cm³, o lançamento, que chega este mês (dezembro de 2021) nas concessionárias KTM e promete ser a moto definitiva para quem busca superar limites na pilotagem ‘fora de estrada’ e no turismo de aventura.
Potência é o que não falta na nova KTM 890R. O lançamento recebeu atualizações no seu poderoso motor bicilíndrico em linha, de oito válvulas e refrigeração líquida. Com o acréscimo de 90cm³, a moto alcança agora a potência máxima de 105 hp a 8.000 rpm e torque máximo de 100 Nm a 6.500 rpm. Além de mais potente, o lançamento oferece uma pilotagem ainda mais ágil devido ao aumento de 20% nas massas rotativas e também graças às novas configurações do sistema ABS, do controle de tração (MTC) e da nova e mais resistente transmissão de seis marchas – com quickshift opcional – que torna a resposta da moto imediata assim que acionado o acelerador.
Com um visual agressivo e reputação de conquistar todo tipo de terreno, a KTM 890R chega ao mercado brasileiro com recursos atualizados. Sua suspensão WP XPLOR de 240 mm de curso, totalmente ajustável, recebeu novas configurações permitindo aos pilotos realizarem percursos ainda mais difíceis. A moto também teve atualizações na embreagem – tipo slipper – fundamentais para lidar com o torque e potência aumentados, provenientes dos 90 cm³ adicionais do motor. Além disso, graças às últimas atualizações eletrônicas e refinamentos do pre-muffler – silenciador que integra o catalisador do sistema de escapamento –, o lançamento atende as normas da EURO 5 para o controle de emissão de poluentes.
Pronta para grandes distâncias, a nova KTM 890R oferece maior conforto e confiança para desafios em longas horas de viagem. O lançamento vem equipado com assento com altura ajustável e novo interruptor para acionamento de controle de cruzeiro, função que permite manter a velocidade estável sem a necessidade do acionamento do acelerador. Além disso, a moto recebeu painel completo em TFT, sistema de iluminação em LED e um tanque com capacidade para 20 litros de combustível. Já a parte eletrônica oferece todas as principais ferramentas desenvolvidas pela KTM, que incluem funções como ‘My Ride’, ‘Off Road Ride Mode’, ‘OffRoad ABS’, ‘Cornering ABS’, ‘Street Mode’, ‘Rain Mode’ e ‘Controle de Tração’.
Projetada para ser uma moto travel-enduro de porte médio, a nova KTM 890R foi construída com foco no desempenho. O para-lama dianteiro alto, chassi estreito e tanque de combustível e painel mais baixos confirmam isso visualmente. Já o novo sistema de freios garante toda a segurança necessária para uma pilotagem de alta performance. O lançamento vem equipado com sistema ABS, com disco duplo de 320 mm e pinças radiais na dianteira, e disco simples de 260 mm com pinça flutuante na traseira.
Pesando 196 kg de peso seco, o lançamento da KTM ficou mais leve e resistente graças às atualizações do chassi, que recebeu quadro e subquadro construído em aço carbono cromo-molibdênio, revestido com tinta em pó. Já as suspensões foram atualizadas com componentes WP de alta qualidade e novo amortecedor traseiro. Na dianteira, a 890R 2021 recebeu suspensão WP-XPLOR invertida de Ø 48 mm, e, na traseira, foi equipada com amortecedor WP-XPLOR com Sistema de Amortecimento Progressivo (PDS), ambos com curso de 240mm.
A fabricante austríaca também disponibilizou no Brasil a versão mais voltada a estrada do lançamento. A KTM 890 tem poucas mudanças em relação a 890R. Além dos grafismos, banco bi-partido e mais confortável, ausência de para-lama dianteiro alto e de uma bolha para-brisa consideravelmente maior, a principal diferença está nas suspensões. O modelo 890 utiliza suspensão WP APEX invertida de Ø 43 mm na dianteira e amortecedor WP APEX na traseira, ambos com 200mm de curso, deixando a moto 4cm mais baixa que na versão 890R, item que agrada muito no uso urbano e para pessoas de estatura mediana.
Moto ideal para quem procura uma Big Trail completa, com potência de moto de 1.100cc, peso e dimensões de uma 800cc e os melhores equipamentos disponíveis no mundo, começando pelo chassi, suspensões, freios, motor, eletrônica, tudo foi pensado para produzir a melhor Big Trail disponível no mundo. Vale conferir.
Fonte: VGCOM – VANESSA GIANNELLINI COMUNICAÇÃO