A Kia Motors do Brasil anunciou hoje sua decisão de trazer o Soul EV para o mercado brasileiro, um dia após a publicação da Resolução 96, da Camex – Câmara de Comércio Exterior, que zera a alíquota de importação de veículos puramente elétricos, como é o caso do modelo sul-coreano.
Na prática, a Camex reduz o imposto de importação destes veículos dos atuais 35% para alíquota zero, de 2%, de 4%, de 5% ou de 7%. A alíquota depende do tipo de veículo e da eficiência. Neste primeiro momento só são contemplados carros de passeio. Ônibus e comerciais leves podem ser incluídos em resoluções posteriores.
Automóvel ambientalmente correto, devido ao uso inovador de materiais de base biológicos, o Soul EV ganhou classificação EPA – Enviromental Protection Agency, dos EUA, cujo alcance estimado é de 99 milhas por MPGe (miles per gallon gasoline equivalent), alcançando 179 km na estrada, 219 km na cidade, ou seja, uma média de 199 km de autonomia.
Trata-se de um avanço importante para a marca ao dedicar-se ao espaço “ecofriendly”. O projeto do Kia Soul EV demonstrou ser prioridade pelos consumidores norte-americanos e, quando combinada com uma bateria ultramoderna, proporciona máxima eficiência de energia regenerativa. Para a conveniência dos usuários, o Soul EV conta com duas tomadas padrões localizadas atrás da porta deslizante na grade dianteira, uma Nível 1 e 2 AC e a segunda saída para o carregamento rápido, de 480v.
Uma das principais preocupações para os compradores de veículos elétricos é o intervalo de autonomia, ou seja, quando em uma viagem há o receio da bateria acabar. Porém, o Soul EV resolve este problema com uma bateria de litio ion polímero de alta densidade energética. Localizada sob o piso, a 27 kWh, refrigerada a ar, de 200 watts-hora/kg, a bateria permite o alcance estimado EPA, com rendimento superior a todos os outros veículos elétricos do mercado. De 360 volts, com gel eletrolítico, foi projetada para alta capacidade, estabilidade térmica e segurança. Também possui um cátodo de níquel-cobalto-manganês que ajuda a aumentar o rendimento, além de um ânodo com base de carvão e grafite, que aumenta a durabilidade e redução de peso.
Para maximizar a eficiência e o alcance, o Soul EV usa sistema de frenagem regenerativa para capturar até 12% da energia cinética do carro, alimentando de volta para a bateria enquanto o veículo está em movimento. As duas entradas para o carregamento oferecem flexibilidade e aumentam o apelo “locomova-se” em qualquer lugar, tornando o Soul mais conveniente para carregar na garagem de casa ou na estrada. Os tempos de recarga variam de 24 horas, para uma bateria totalmente descarregada utilizando uma tomada de 120 V padrão, e menos de cinco horas, quando conectado a uma tomada de 240 v. Os 80% podem ser alcançados em menos de 33 minutos com a saída 50 kw, quando a bateria está descarregada.
A Kia fez parceria com três fornecedores de baterias: Bosch, Leviton e AeroVironment™ para oferecer aos compradores do Soul EV a unidade que mais se adequa às necessidades do clientes.
A mecânica de condução pode ter mudada no Kia Soul EV, mas o sentimento de prazer de dirigir e de controle permanece. Ao volante, o motorista comanda a saída e o torque excepcional. Com tração nas rodas dianteiras, o Soul EV traz um motor que atinge velocidade máxima de 145 km/h e um torque de 29 kgf.m.
A aerodinâmica atualizada e a ausência de ruído do motor, combinadas com materiais de isolamento especiais resultam em um passeio excepcionalmente silencioso. Para o benefício de segurança dos ocupantes, o Soul EV é equipado com um sistema “alerta de pedestres” (PWS), que emite um alerta auditivo em velocidades baixas.
O Soul EV oferece amplo espaço no interior da cabine graças à intrusão mínima da bateria. Por causa do design plano e da sua localização sob o piso, há apenas uma ligeira redução de 3,1 polegadas no espaço para as pernas do banco traseiro (39,1-36 polegadas) versus o Soul movido à gasolina. O espaço para cargas não foi alterado quando comparado com o modelo movido à combustão.
Os itens de comodidade do Soul EV incluem uma tela de navegação de oito polegadas, um carregador de 6.6 kW on-board, câmera traseira Display3, Bluetooth®, vidros elétricos, banco do condutor elétrico, controle de cruzeiro e um sistema de climatização exclusivo, desenvolvido para aumentar o alcance da condução, minimizando o gasto de energia.
O ar condicionado é um dos maiores drenos de energia em qualquer veículo elétrico, mas o sistema de climatização do Soul EV é projetado para fornecer o máximo de conforto e ao mesmo tempo ajudando a estender a autonomia do carro. O Soul EV utiliza quatro tecnologias-chave para maximizar a eficiência do sistema: uma bomba de calor padrão, ventilação individual, ventilação programada e controle da entrada de ar.
O Soul EV apresenta também pela primeira vez a tecnologia Organic Light Emitting Diode (OLED) para o baixo consumo de energia e praticamente sem acúmulo de calor em seu painel de instrumentos e fornece informações sobre o fluxo de energia do veículo, o tempo de carga, o nível de condução ECO e economia energia, medindo a eficiência da bateria em funcionamento. Além disso, o sistema OLED emite um alerta que permite ao condutor verificar rapidamente a quantidade de carga que a bateria ainda possui.
Fonte: Textofinal de Comunicação Integrada