CarrosNotícias
Tendência

Kia Ceed recebe tecnologia mild-hybrid e novo câmbio inteligente

Novo sistema EcoDynamics+ 48 V diesel passa a estar disponível em toda a gama Ceed

A Kia Motors revelou que passa a disponibilizar o sistema semi-híbrido (MHEV) EcoDynamics+ 48 V diesel em toda a linha Ceed que é o primeiro modelo da marca na Europa a usufruir da nova caixa de velocidades manual inteligente (iMT).

O novo sistema de câmbio que equipa exclusivamente os modelos semi-híbridos EcoDynamics+, contribui para aumentar a economia de combustível e diminuir as emissões de CO2 do sistema MHEV, mantendo o comando tradicional de uma caixa de velocidades manual convencional.

O sistema funciona em associação com o motor de arranque mild-hybrid e quando o veículo se prepara para parar, a caixa de câmbio junta-se com o gerador semi-híbrido (MHSG) para desligar o motor mais cedo do que o sistema de frenagem e arranque.

O modo de condução ‘Eco’ (predefinido do Ceed), permite também breves períodos de marcha por inércia com o motor ‘desligado’ a velocidades inferiores a 125 km/h, ‘ligando’ novamente o motor de forma impercetível quando o motorista carrega nos pedais do acelerador ou da embreagem.

Já o novo sistema semi-híbrido do Ceed conjuga o motor ‘Smartstream’ de 1,6 litros diesel com o sistema EcoDynamics+ 48 V MHEV, maximizando a economia de combustível graças à assistência elétrica ao torque.

O sistema EcoDynamics+ foi concebido para oferecer consumos de combustível mais eficientes por parte dos motores de combustão, sendo que a ativação e a recuperação da energia elétrica são feitas de forma impercetível.

No modo ‘motor elétrico’, o MHSG oferece um reforço de energia elétrica à aceleração, para diminuir a carga do motor e as emissões. Desta forma quando o veículo desacelera, o gerador tem a capacidade de, em determinadas circunstâncias, comutar para o modo ‘gerador’, de forma a recarregar a bateria.

O novo grupo motopropulsor é disponibilizado com versões de baixa e alta potência, oferecendo 115 e 136 cv respetivamente.

A implementação desta nova tecnologia semi-híbrida na família Ceed permite, segundo a Kia uma diminuição das emissões de CO2 de cerca de 5 a 10 % (NEDC 2.0, ciclo combinado), consoante a carroceria, caixa de marchas, potência do motor e especificação do veículo.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo