CarrosNotícias

JLTV é o novo Hummer do exército americano

Fotos: Divulgação

O Ministério da Defesa dos Estados Unidos anunciou que a Oshkosh vai fornecer o novo veículo para o exército e marinha do país. O modelo, batizado de JLTV – sigla para Veículo Tático Comum Leve, em tradução livre -, foi o vencedor do concurso promovido pela Defesa dos Estados Unidos. Ao todo, existiram três propostas.

O JLTV vai substituir o Humvee, também conhecido por Hummer H1, que durante mais de três décadas serviu de transporte para os soldados e fuzileiros navais dos EUA. Entre outros requisitos, o concurso obrigou a que 22 protótipos do Oshkosh JLTV fossem colocados à prova durante quase um ano pelos militares. O modelo passou, entre outros, por testes de velocidade, deslizamento, embate e explosão.

O JLTV promete ser até 70% mais rápido que o Humvee, além de mais ágil e com melhor proteção contra minas terrestres, um problema que afetou os militares na invasão ao Iraque. Sobre a mecânica pouco se sabe. Apenas que tem um motor V8 Diesel de 6,6 litros produzido pela Banks e cuja base é a arquitetura dos Duramax da GM, com cerca de 397 cv.

A produção tem início em 2016, quando deverão ser produzidas algo como 17 mil unidades. A expectativa é chegar às 54.600 unidades – a maioria destinada ao exército.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo