CarrosNotícias
Tendência

Jeep amplia linha do Wagoneer com novos modelos L de maior comprimento e família Hurricane de motores biturbo

A lendária capacidade 4x4 é garantida com os sistemas Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II com diferencial traseiro de deslizamento limitado eletronicamente

O Wagoneer, extensão premium da marca Jeep®, continua a crescer. Hoje, no Salão Internacional de Nova York 2022, nos Estados Unidos, foram apresentados os modelos Wagoneer L e Grand Wagoneer L 2023 de maior distância entre eixos, equipados com a nova família de motores Hurricane biturbo. O lançamento reforça a linha premiada que se estabeleceu como referência para os SUVs premium norte-americanos.

“Os novos Wagoneer e Grand Wagoneer tiveram um ótimo começo e sempre nos esforçamos para oferecer aos clientes ainda mais do que eles desejam”, afirma Jim Morrison, vice-presidente sênior e responsável pela marca Jeep na América do Norte. “Os novos modelos Wagoneer L e Grand Wagoneer L 2023 chegam para oferecer ainda mais aos clientes: mais eficiência e força, com a nova geração de motores Hurricane biturbo, e mais espaço, com o maior volume total para passageiros, o maior espaço para as pernas na segunda fila e o maior volume de carga atrás da terceira fila em sua categoria. Ao mesmo tempo, mantém a melhor capacidade de reboque de 4,5 toneladas e uma experiência de condução gratificante e segura.”

Os novos Wagoneer L e Grand Wagoneer L 2023 são 30 cm mais longos (5,76 m no total) do que os modelos convencionais. Com uma distância entre eixos de 330 cm (+18cm) e até 1.251 litros de espaço de carga atrás da terceira fila (+ 447 litros em comparação com a distância entre eixos convencional), o Wagoneer L e o Grand Wagoneer L 2023 foram projetados e construídos para oferecer conforto inigualável para até oito passageiros e a possibilidade de transportar muita bagagem, mantendo os atributos das versões de distância entre eixos padrão, incluindo a lendária capacidade 4×4, uma direção excepcional, capacidade de reboque superior e um conjunto de recursos de tecnologia e segurança avançado.

Em resumo, os modelos L oferecem o melhor volume total de passageiros do segmento com 5.077 litros no Wagoneer L; o melhor espaço para as pernas da segunda fila de 108 cm da categoria no Wagoneer e Wagoneer L; amplo espaço para as pernas na terceira fila de 93 cm em todos os modelos; o melhor espaço de carga da categoria atrás da terceira fila no Grand Wagoneer L com 1.251 litros (447 litros a mais que o Grand Wagoneer com distância entre eixos padrão); configurações para 7 ou 8 passageiros e a melhor capacidade de reboque da categoria, com o Wagoneer L capaz de puxar até 4,5 toneladas.

O novo Carbide traz elegância e modernidade à família Wagoneer

O novo Carbide faz sua estreia mundial em Nova York trazendo um design escurecido elegante para a linha Wagoneer. Detalhes externos exclusivos incluem rodas Gloss Black, teto solar panorâmico de três painéis, anéis de grade em Black Onyx com grade pintada em Gloss Black, racks de teto no teto, emblema, acabamento de janela, coberturas dos faróis e retrovisores e revestimentos em Gloss Black. No interior, o Carbide apresenta tecidos hidrografados do painel de instrumentos e forro do teto, assento, painel de instrumentos e acabamento das portas em Black Global. O pack Carbide estará disponível no Wagoneer 2022 a partir desta primavera e nos modelos Wagoneer 2023 e Wagoneer L 2023 no segundo semestre de 2022.

Nova família de motores Hurricane com maior rendimento e menos emissões

A redução das emissões de gases de efeito estufa faz parte do compromisso da Stellantis de reduzir sua pegada de carbono em 50% até 2030 e de liderar o setor de transportes com zero emissões líquidas de carbono até 2038. Ambos são objetivos centrais do plano estratégico Dare Forward 2030 da empresa.

A nova família de motores de seis cilindros Hurricane Twin Turbo de 3.0 litros oferece mais potência, mais torque e emissões mais baixas do que os V-8 naturalmente aspirados e os de seis cilindros reforçados de muitos concorrentes.

O Hurricane biturbo atinge o desempenho de um V-8 sendo 15% mais eficiente. Duas versões alimentam o Wagoneer L e o Grand Wagoneer L 2023: Hurricane biturbo de 420 cv de potência e 634 Nm de torque para o Wagoneer L 2023 e Hurricane 510 biturbo de alto desempenho com 510 cv de potência e 678 Nm de torque para o Grand Wagoneer L 2023. Ambos oferecem uma melhoria do consumo combinado estimada entre 0,4 km/l a 0,8 km/l em relação aos V-8 existentes. Há também uma versão especial do Hurricane 510 biturbo para o Grand Wagoneer 2022 que já pode ser encontrado nas concessionárias nos Estados Unidos.

De série, a robusta transmissão automática TorqueFlite de oito velocidades otimiza a força do motor com trocas de marcha suaves e precisas, proporcionando entrega eficiente em altas velocidades.

Arquitetura robusta

O Wagoneer L e o Grand Wagoneer L 2023 apresentam uma arquitetura robusta que oferece uma dinâmica de condução sofisticada na estrada, um chassi leve, uma capacidade 4×4 robusta e a melhor capacidade de reboque da categoria.

Com base na arquitetura das versões com distância entre eixos convencional, os novos Wagoneer L e Grand Wagoneer L apresentam mudanças significativas em suas plataformas, incluindo o sistema de suspensão, para melhorar o desempenho, a segurança, a confiabilidade e reduzir o peso total.

O Wagoneer L tem suspensão de mola helicoidal de série. A suspensão a ar com amortecimento semiativo controlado eletronicamente (opcional no Wagoneer L, de série no Grand Wagoneer L) melhora ainda mais a qualidade de condução. A suspensão a ar possui um sistema de circuito fechado que recicla o ar limpo e aumenta a durabilidade do compressor. O sistema ajusta continuamente a rigidez às condições de carga para otimizar o desempenho. Um bloco de válvulas externo e um reservatório de ar secundário permitem que ambos os eixos sejam levantados ou abaixados simultaneamente.

O sistema de direção assistida eletrônica (EPS) foi meticulosamente ajustado para proporcionar uma sensação de direção natural. Ele funciona com uma unidade de controle do motor adaptável (ECU) que controla a velocidade da direção, o ângulo do volante e a velocidade do veículo.

Mais longo = mais espaço

O comprimento total do Wagoneer L e do Grand Wagoneer L de 5,76 m é 30 cm mais longo do que o Wagoneer e o Grand Wagoneer padrão, resultando no maior volume de carga atrás da terceira fila. A altura e largura do Grand Wagoneer L e a largura do Wagoneer L permanecem as mesmas, enquanto a altura do Wagoneer L é apenas 0,25 cm mais baixa. A distância entre eixos dos modelos L, agora de 330 cm, cresce 18 cm em relação aos modelos de distância entre eixos convencional.

Com até 1.251 litros de espaço de carga atrás da terceira fila, a maior de sua classe, os novos modelos Wagoneer L e Grand Wagoneer L podem transportar a bagagem de uma grande família, incluindo itens grandes como refrigeradores, tacos de golf e varas de pescar, acomodando até oito passageiros com total conforto e confiança.

Se ainda for necessário mais espaço de carga, o Wagoneer L e o Grand Wagoneer L 2023 oferecem até 2.514 litros de espaço atrás da segunda fila e até 3.706 litros atrás da primeira fila. Todos os modelos L apresentam seis anéis de fixação na área de carga. Além disso, o Grand Wagoneer L vem de fábrica com um sistema para gerenciar a carga.

Três sistemas 4×4 disponíveis, base de uma capacidade lendária

Três sistemas 4×4 disponíveis (Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II com diferencial de deslizamento limitado eletrônico traseiro – ELSD), suspensão a ar Quadra-Lift disponível e o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain fornecem capacidade lendária para este SUV premium.

O Quadra-Trac I oferece tração nas quatro rodas integral sem a necessidade de acionamento do motorista. O sistema proporciona uma operação suave do veículo em uma variedade de condições de estrada. Esta é uma caixa de transferência de velocidade única, que melhora a economia de combustível e a tração, transferindo o torque para o pneu com maior aderência. Um diferencial traseiro mecânico de deslizamento limitado vem de série.

A caixa de transferência de duas velocidades do Quadra-Trac II usa informações de um conjunto de sensores para determinar o deslizamento dos pneus o mais rápido possível e tomar medidas corretivas. O sistema também usa a informação do acelerador para antecipar o movimento rápido de uma parada e maximizar a tração antes que ocorra o deslizamento do pneu. Quando detectado, até 100% do torque disponível é enviado instantaneamente para a roda com maior tração.

O Quadra-Drive II, com diferencial traseiro eletrônico de deslizamento limitado (ELSD), oferece capacidade de tração líder do setor. O sistema detecta instantaneamente o deslizamento dos pneus e distribui suavemente o torque do motor para as rodas com tração. Às vezes, ele antecipa a baixa tração e se ajusta preventivamente para limitar ou eliminar o deslizamento.

O sistema Selec-Terrain para Wagoneer L e Grand Wagoneer L oferece cinco modos de condução diferentes para a melhor experiência em todos os terrenos: Auto, Sport, Rock, Snow e Sand/Mud.

O Selec-Speed ​​com Hill Ascent e Hill Descent Control permite que os motoristas controlem as subidas e descidas íngremes com o seletor ERS no volante, sem precisar acionar o freio ou o acelerador.

O sistema Quadra-Lift do Wagoneer L e do Grand Wagoneer L apresenta cinco configurações de altura para um desempenho de direção ideal:

– Modo Altura Normal (NRH): com 20 cm de distância ao solo, proporciona economia de combustível mais eficiente e melhor aerodinâmica durante a condução em estrada ou fora de estrada

– Modo Off-road 1: Eleva o veículo em mais 2,5 cm (da altura normal) até 23 cm para ajudar o veículo a superar vários obstáculos

– Modo Off-road 2: oferece mais capacidade off-road com 5 cm a mais de distância ao solo para um total de 25 cm

– Modo Park: Reduz a altura em 4 cm em relação ao nível de altura Normal para facilitar a entrada ou saída do veículo. Os modos Park e Normal são ativados pelo motorista, permitindo controle total sobre a distância ao solo

– Modo Aero: Reduz a altura em 1,5 cm em comparação com o modo Normal. Ele é acionado automaticamente com base na velocidade do veículo para desempenho ideal e economia de combustível. O veículo também abaixa sua altura para o modo Aero ao dirigir com a direção em Sport.

O assistente de alinhamento de engate em trailer com zoom integrado e linhas de grade dinâmicas permite a conexão perfeita. Combinado com o sistema de suspensão pneumática ajustável Quadra-Lift, os motoristas podem abaixar o veículo sob o engate de reboque para facilitar a operação.

Com uma distância ao solo máxima de 25 cm, o Wagoneer L e o Grand Wagoneer L 2023 oferecem 61 cm de capacidade de passagem em água.

Elegante evolução de um “ícone norte-americano”

Os modelos Wagoneer L e Grand Wagoneer L 2023 apresentam um design elegante com detalhes meticulosamente trabalhados. O seu exterior transmite confiança com uma imagem imponente de grandes janelas e grande visibilidade. Um rápido olhar para o lado do veículo revela uma silhueta imponente e mais longa. A linha de teto limpa e uma linha A que envolve todo o veículo prestam uma clara homenagem ao Wagoneer original. Esta estrutura é sustentada por pilares que definem o resto do veículo, em vez de ficarem escondidos sob uma camada de tinta. O para-brisa e os vidros das portas dianteiras são feitos de vidro laminado acústico que reduz os níveis de ruído ambiente.

A elegante iluminação LED premium com luzes diurnas (DRLs) flanqueia a grade e ajuda a enfatizar a largura e a dianteira do veículo. Um conjunto completo de luzes externas de LED com piscas dinâmicos, incluindo faróis premium, faróis de neblina e lanternas traseiras, aprimoram a estética premium. Na traseira, as luzes LED estendem-se desde o painel traseiro até à porta traseira elétrica, acentuando a sua imagem imponente. Os emblemas exclusivos “Série” e “L” na porta do porta-malas mostram como o veículo específico está configurado.

O Wagoneer L vem de fábrica com rodas de 18 polegadas e de 20 ou 22 polegadas como opcionais. Os modelos Grand Wagoneer L estão equipados com rodas de alumínio de 20 ou 22 polegadas.

Um interior que exala artesanato americano, tradição e conforto

O auge dos interiores do SUV premium foi criado com estilo americano moderno, detalhes elegantes e artesanato meticuloso. O interior espaçoso combina domínio técnico e materiais autênticos de alta qualidade que acentuam a atenção aos detalhes e prestam homenagem ao artesanato americano.

O Wagoneer tem um painel de instrumentos de peça única, que acentua as dimensões do interior. O Grand Wagoneer apresenta um design de duas peças, com um suporte central em Piano Black opcional, que integra elegantemente elementos de tecnologia e conectividade. Este elemento parece flutuar sobre uma placa estrutural de alumínio que, por sua vez, suporta um painel de madeira de nogueira americana com uma incrustação metálica com o nome “Grand Wagoneer”. O alumínio é outro elemento fundamental que cobre as bordas das saídas do sistema de ventilação e os alto-falantes das portas, entre outros detalhes.

Todos os modelos oferecem bancos de couro de série que, no caso do Wagoneer L Série I, são de couro Capri e incluem oito ajustes elétricos com memória, apoio lombar e apoio de cabeça manual de 4 posições. O Wagoneer L Série II e III e o Grand Wagoneer L Série I apresentam bancos revestidos em couro Nappa, enquanto os modelos Grand Wagoneer L Série II, Obsidian e Série III apresentam ainda couro Palermo com painel de instrumentos, consoles e painéis de portas estofados e acolchoados em couro com costura decorativa. O Grand Wagoneer L vem com 24 ajustes elétricos, incluindo memória, massagem e apoio lombar, além de apoios de cabeça. Todas as versões têm a possibilidade de configurar o espaço interior para acomodar até oito passageiros.

O interior do Wagoneer L e do Grand Wagoneer L não é apenas luxuoso, mas também. O acesso à fila traseira é fácil graças à função Tip n’ Slide, que permite a remoção elétrica do banco da segunda fila. A configuração da terceira fila para passageiros ou carga é fácil, pois os bancos podem reclinar e dobrar, deixando um piso plano. O Wagoneer L e o Grand Wagoneer L ainda apresentam um par de compartimentos de armazenamento na terceira fila, cada um com capacidade de 1,8 litro, que acomoda dispositivos eletrônicos e outros pertences pessoais.

Sistema avançado Uconnect 5

O sistema Uconnect 5 oferece mais serviços e recursos de conectividade para facilidade de uso incomparável, bem como até 75 polegadas de área total da tela. Os itens em destaque incluem:

– Telas de toque configuráveis ​​de 10,1 e 12 polegadas com possibilidade de dividir a tela para operar dois aplicativos ao mesmo tempo

– Tela do passageiro de 10,25” com quatro funções principais: copiloto (navegação, gerenciamento de dispositivos), entretenimento (via HDMI ou controle de entretenimento no banco traseiro), capacidade de visualizar câmeras externas do veículo e TV integrada Amazon Fire

– Funcionalidade Alexa “Home to Car”, incluindo assistente virtual Alexa no veículo com capacidade de voz natural e recursos “Car to Home”

– Até cinco perfis de usuário mais um modo de manobrista, permitindo que você personalize preferências de música, aplicativos, posição do assento, ângulos de espelho e níveis de climatização

– Tela inicial totalmente personalizável para acesso rápido aos recursos usados ​​com frequência e operação com um toque

– Conectividade simultânea para dois telefones habilitados para Bluetooth

– Apple CarPlay e Android Auto sem fio

– Mais serviços de conectividade (Uconnect Market, Uconnect Mobile App)

– Plataforma SiriusXM 360L e novas estações personalizadas com tecnologia Pandora

– Navegação TomTom com pesquisa preditiva, fala natural e atualizações de trânsito ao vivo

– Atualizações de mapa over-the-air (OTA) para o sistema Uconnect NAV com o apertar de um botão

– Ponto de acesso Wi-Fi 4G LTE para conectar até oito dispositivos sem fio

Os passageiros poderão ficar facilmente conectados em qualquer lugar. A funcionalidade é aprimorada para os passageiros da primeira fila com uma base de carregamento sem fio opcional e portas de conectividade de reconhecimento rápido. Especificamente, o Wagoneer L e o Grand Wagoneer L possuem 11 portas USB nas versões equipadas com sistema de banco traseiro (oito sem ele) e duas portas USB-C que oferecem velocidades de carregamento quatro vezes mais rápidas.

O Grand Wagoneer L possui até 75 polegadas de área total da tela digital (50 polegadas no Wagoneer) com quase 45 polegadas apenas no painel de instrumentos. Os passageiros da segunda fila do Grand Wagoneer L têm 30 polegadas de área de tela à sua disposição com uma tela de 10,25 polegadas localizada no console central entre os dois assentos. Os passageiros podem aproveitar o Amazon Fire TV integrado com acesso a centenas de milhares de filmes, programas de TV e aplicativos.

Tecnologia de vanguarda

O  Wagoneer L e o Grand Wagoneer L 2023 oferecem um Head-Up Display (HUD) colorido de 10 polegadas que se projeta no para-brisa. Ele tem quatro configurações predefinidas (simples, padrão, personalizado e avançado), incluindo aviso de saída de faixa, assistente de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, navegação curva a curva, velocidade atual, marcha atual e limite de velocidade.

Um espelho retrovisor totalmente digital opcional fornece uma visão traseira sem obstruções que melhora a segurança e a visibilidade. O espelho retrovisor digital exibe vídeo em tempo real de uma câmera traseira com uma imagem que não é obstruída pelos pilares D ou bancos traseiros.

O painel de instrumentos de série de 10,25” (12,3” nos modelos Grand Wagoneer L) apresenta quase duas dúzias de menus diferentes com cinco mosaicos reconfiguráveis ​​para obter dados rápidos com acesso fácil às informações mais usadas. Os motoristas podem escolher entre instrumentação analógica ou digital. Todas as configurações de grupo podem ser salvas em um perfil de usuário como parte da personalização completa do veículo e recuperadas automaticamente para cada motorista.

As visualizações da câmera de monitoramento do banco traseiro são acessíveis através da tela sensível ao toque do Uconnect. Os recursos de configuração de memória mantêm a imagem ampliada em foco na posição visualizada mais recentemente, tornando o sistema mais fácil de usar e limitando a distração do motorista.

A iluminação ambiente interior apresenta duas zonas (superior e inferior), cada uma disponível em cinco cores – branco, azul, aquamarine, dourado e âmbar – e selecionáveis ​​através da tela tátil.

A tecnologia vanguardista se completa com dois sistemas de áudio McIntosh:

– McIntosh MX950: opcional no Wagoneer L Series III e de série nos modelos Grand Wagoneer L Series I e Series II, possui 19 alto-falantes, um subwoofer de 10 polegadas e um amplificador de 17 canais e 950 watts

– McIntosh MX1375: opcional no Grand Wagoneer L Series II e de série no Grand Wagoneer L Obsidian e Series III, tem 23 alto-falantes especificamente ajustados, incluindo um dos subwoofers de 12 polegadas de maior desempenho do setor e alimentado por um amplificador de 24 canais e 1.375 watts

Segurança

Os modelos oferecem mais de 120 itens de segurança de série. Confira alguns deles: frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas; controle de cruzeiro adaptativo com Stop and Go; gerenciamento de pista ativo; monitoramento de ponto cego; detecção de faixa de pedestres traseira; sensores de auxílio ao estacionamento traseiro e freio de estacionamento elétrico acionado por interruptor.

Como opcionais, ainda estão disponíveis: Active Driving Assist; Active Driving Assist mãos livres; visão noturna com detecção de pedestres e ciclistas; assistente de colisão em cruzamentos; detecção de motorista sonolento; reconhecimento de placas de trânsito; câmera de visão surround e sistema de estacionamento automatizado ParkSense.

Fabricação

O Wagoneer L e o Grand Wagoneer L são fabricados ao lado do Wagoneer e do Grand Wagoneer na fábrica de Warren (Michigan), como parte do compromisso da empresa de investir US$ 4,5 bilhões em cinco instalações de produção existentes no Michigan e de construir uma nova fábrica na cidade de Detroit para atender à crescente demanda por veículos Jeep, Wagoneer e Ram. No total, serão criados cerca de 6.500 novos empregos.

Fonte: Stellantis Communications – Newsletter

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo