CarrosNotícias

Jaguar Land Rover tem plataforma virtual

Fotos: Divulgação

A Jaguar Land Rover criaram um projeto que permite uma redução de 25% nos ciclos de design de novos veículos. Isso devido a utilização do desenho CAD e da realidade virtual muito mais evoluída que o tradicional utilizado por outras montadoras.

Segundo o diretor do Centro de Realidade Virtual da Jaguar Land Rover, Brian Waterfield, o recurso a ferramentas do CAD e realidade virtual tem permitido reduzir drasticamente a quantidade de protótipos físicos que eram necessários construir durante o processo de desenvolvimento de cada novo modelo, assim como o número de quilômetros percorridos em testes. Waterfield informa que até o momento era preciso uma média de 250 protótipos no desenho de um novo modelo. Agora, esta cifra baixou 50%, chegando nos 130/140 concept.

A empresa planeja criar uma fábrica virtual para que todo o processo de montagem dos seus veículos possa ser avaliado em termos de eficiência, ergonomia e qualidade. Além de poder apresentar, também, um simulador virtual de direção, onde será incluído uma interface homem-máquina e a capacidade de produzir fotografias e vídeos realistas em 3D, como em um vídeo game. O Centro de realidade virtual que a Jaguar Land Rover inaugurou há três anos e meio, em Gaydon, começa a dar frutos. Graças a soluções tecnológicas como estas, os processos de desenvolvimento do fabricante são hoje aproximadamente 40% mais eficientes que há dez anos.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo