CarrosNotícias

Jaguar Land Rover inicia a construção de sua fábrica no Brasil

Fotos: Divulgação

A Jaguar Land Rover dá início à construção de sua fábrica em Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, com investimentos de R$ 750 milhões. A cerimônia do lançamento da pedra fundamental contou com a participação do Governador do Rio de Janeiro e do CEO Global da Jaguar Land Rover, Dr. Ralf Speth. A empresa também anuncia planos para abrir seu primeiro Centro Educacional na América Latina.

Tendo por base o bem-sucedido programa de educação que a empresa mantém no Reino Unido, o novo Centro da Jaguar Land Rover proporcionará aos participantes uma ampla gama de atividades em sala de aula, com o objetivo de ajudar crianças em idade escolar da região a desenvolver habilidades e conscientização em relação à vida profissional, além de inspirá-los a seguir carreiras na Jaguar Land Rover futuramente.

Para o CEO Global da Jaguar Land Rover, Dr. Ralf Speth, “nossa fábrica brasileira é uma importante vertente de sustentabilidade em um longo prazo. O início da construção no dia de hoje é um marco significativo e representa mais um passo adiante nos nossos planos de sermos cada vez mais uma fabricante global”.

“A confirmação do primeiro Centro Educacional da Jaguar Land Rover na América Latina demonstra nosso compromisso no auxílio ao desenvolvimento das habilidades necessárias para uma geração de futuros trabalhadores, de forma a criar uma indústria sustentável de construção de veículos premium no Brasil”, complementa o executivo.

A Jaguar Land Rover tem um relacionamento próximo das comunidades localizadas nos arredores de suas fábricas ao redor do mundo. Apesar de a construção de sua fábrica no Brasil estar apenas no início, a empresa vem criando forte vínculo com as comunidades de Itatiaia e Resende.

Além do Centro, a Jaguar Land Rover lançou recentemente a primeira fase de seu programa “Inspirando os Trabalhadores de Amanhã”, na região de Itatiaia. Em conjunto como SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – o conjunto oferece treinamento e experiências a jovens entre 17 e 26 anos, de forma a prepará-los para o trabalho dentro da indústria automotiva. Este é o primeiro programa do gênero que a Jaguar Land Rover desenvolve fora do Reino Unido.

A Jaguar Land Rover é a primeira empresa britânica do ramo automotivo a investir na construção de uma fábrica no Brasil. Durante a primeira fase do programa, sua nova unidade industrial de 60 mil metros quadrados irá gerar cerca de 400 empregos diretos e terá capacidade para produzir até 24 mil veículos ao ano.

Como parte do comprometimento da Jaguar Land Rover com a indústria automotiva brasileira, a empresa irá utilizar na sua produção em Itatiaia uma série de componentes nacionais de fornecedores locais, além de importar outros componentes de sua rede global. Além disso, a empresa está investindo em serviços de assistência técnica de forma a auxiliar a rede de fornecedores locais e ampliar os índices de nacionalização futuramente.

O novo Discovery Sport foi confirmado como um dos veículos que a Jaguar Land Rover planeja construir no Brasil, com previsão de sair da linha de montagem em Itatiaia em 2016. Desde essa confirmação, feita pelos executivos da empresa durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o Discovery Sport vêm recebendo uma aceitação bastante positiva por parte dos consumidores brasileiros.

“Esta nova fábrica irá desempenhar um papel importante ao oferecer veículos que os consumidores brasileiros irão adorar para sempre”, complementa Dr. Speth. O primeiro programa significativo de recrutamento da Jaguar Land Rover já está em andamento, em associação com a Câmara Municipal de Itatiaia.

Para o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sr. Luiz Fernando Pezão, “A Jaguar Land Rover abre caminho para consolidar o Rio de Janeiro como o segundo mais importante polo automotivo do país. É uma conquista histórica para nosso estado. O Rio de Janeiro oferece à Jaguar Land Rover as condições perfeitas para sua instalação no Brasil, já que temos um polo automotivo na região Sul Fluminense que concentra mão de obra qualificada e importantes fornecedores. Além da construção de sua fábrica, o Rio de Janeiro vai ter o privilégio de receber o primeiro Centro Educacional da Jaguar Land Rover na América Latina. É um privilégio receber esse grande grupo, com previsão de investimentos de R$ 750 milhões e a certeza de resultados extraordinários”.

Com o início das construções no Brasil e com a abertura da sua fábrica na China em joint venture, a Jaguar Land Rover está começando a realizar seus planos de se tornar uma fabricante internacional de automóveis.

As recém-criadas operações de fabricação internacional da empresa deverá elevar a presença de suas marcas em mercados que foram identificados como tendo um grande potencial de crescimento. Essas novas unidades industriais criarão uma capacidade adicional de produção dos modelos, em complemento às três fábricas já em operação no Reino Unido.

Evento a convite da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe

Fonte: Jaguar Land Rover América Latina e Caribe

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo