CarrosNotícias

Jaguar F-Type R com Tração Integral quer bater recorde

Fotos: Divulgação

O novo Jaguar F-TYPE R Coupé com tração integral garantiu que o programa de tentativa de recorde mundial de velocidade em terra do Bloodhound SSC passasse em um teste de grande importância.

O teste marca o ínicio de uma grande parceria técnica entre a Jaguar e o Projeto Bloodhound, com o objetivo de aumentar o recorde de velocidade de um veículo em terra, superando a marca dos 1.600 km/h e inspirando uma nova geração de cientistas e engenheiros, principal objetivo deste projeto. O recorde atual permanece em 1.227,98 km/h e foi conquistado por Andy Green, no Thrust SSC em 1997. Andy irá pilotar o carro supersônico Bloodhound.

Em uma superficie relativamente macia e fofa que é o Deserto de Hakskeen Pan, no Cabo Setentrional na Áfica do Sul, a estabilidade do F-TYPE R Coupé AWD e sua habilidade e dinâmica permitiram que os testes vitais de comunicação para o Time Bloodhound SSC fossem completados com sucesso. O F-TYPE Coupé R AWD é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e alcança uma velocidade máxima de 300 km/h.

Ian Hoban, Diretor de Linha de Veículos da Jaguar disse: “Nosso maior objetivo em projetar o F-TYPE com tração integral era manter o carácter da tração traseira que é tão importante para os carros esportivos da Jaguar, mas ainda oferecer uma capacidade dinâmica ainda maior. O resultado é uma performance controlável, explorável e alucinante em todas as condições climáticas.”.

O F-TYPE R Coupé AWD foi pilotado pelo Diretor do Projeto Bloodhound e antigo detentor do recorde de velocidade em terra, Richard Noble, que disse: “Estamos muito felizes em anunciar a Jaguar como parceira principal no Projeto Bloodhound. Essa é uma ótima parceria, a Jaguar é muito forte em inovação e com sua enorme experiência em tecnologia avançada, educação e em pistas de corrida, temos a parceria perfeita. Juntos desenvolvemos uma incrível sinergia e uma relação muito especial. Estamos orgulhosos de carregar a marca da Jaguar em nosso Bloodhound SSC.”.

Equipado com o mesmo sistema de rádio do Bloodhound SSC, que é movido por jatos e foguetes, o Jaguar F-TYPE foi pilotado lado-a-lado de um avião a jato, em velocidades de 800 e 1.100 km/h em um voo rasante a apenas 50 pés do chão. Essas altíssimas velocidades permitiram o sucesso do teste que vai permitir a comunicação entre a equipe e o Piloto Andy Green no Bloodhound SSC, que irá rodar no deserto de Hakskeen Pan pela primeira vez daqui 12 meses.

Junto ao sistema de tração integral, um número de outras melhorias de performance fora acrescentadas à linha F-TYPE. A linha completa será apresentada no Salão do Automóvel de Los Angeles em 19 de Novembro. Ainda não é confirmada a chagada do F-TYPE AWD no Brasil.

Fonte: Jaguar Land Rover América Latina e Caribe

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo