Quando estreou os primeiros modelos 100% elétricos no mercado brasileiro, em setembro de 2019, a JAC Motors usava uma peça publicitária emblemática: “Enquanto algumas marcas têm um carro elétrico em sua linha… a JAC Motors tem uma linha de carros elétricos para você”. Essa máxima continua real e amplia cada vez mais a vantagem frente às demais montadoras estabelecidas no mercado brasileiro.
Com o a chegada desses três modelos livres de emissões no 3º trimestre deste ano, a JAC Motors vai chegar ao final do ano com uma linha de sete modelos 100% elétricos. Os estreantes vão ocupar categorias vitais para o mercado brasileiro: city car urbano, SUV de médio porte e maxivan de carga.
Família cada vez mais completa
De acordo com Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, a eletrificação da mobilidade já é um patrimônio conquistado pela marca no país com todos os lançamentos já realizados. “Carro elétrico não deve ser somente uma bandeira do Marketing, e sim uma vocação. Pelo menos é assim que a JAC Motors enxerga, razão pela qual vamos continuar abrindo novos nichos de mercado”, afirma, lembrando que os três modelos que estão chegando inauguram segmentos novos no país para modelos 100% elétricos.
City-car urbano
“O JAC E-JS1 é uma grande aposta da nossa empresa. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano”, explica. Desenvolvido em parceria com o Grupo Volkswagen, que se tornou sócio da JAC Motors na China, o modelo, ao contrário do que se pensava, não irá substituir o JAC iEV 20, mas sim complementar a linha. “O iEV 20 é um SUV de porte compacto, com suspensão mais alta, rodas e pneus maiores e aptidão para vencer desafios leves no off-road. O E-JS1, por sua vez, foi criado e desenvolvido para ser um modelo a ser usado na cidade”, esclarece Habib.
Com 30,2 kWh de capacidade de carga, o E-JS1 possui um excepcional rendimento, à medida que, por ser 100% elétrico, ele é leve. São somente 1.180 kg de peso em ordem de marcha. Por este motivo, o motor de 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega um desempenho absolutamente empolgante para um modelo urbano. São 62 cv de potência, 110 km/h de velocidade máxima e autonomia de 302 km.
SUV high tech de porte médio/grande
Já o JAC E-JS4 é a última palavra de alta tecnologia em padrões mundiais empregada num modelo 100% elétrico. O JAC E-JS4 contempla a categoria de veículos mais desejada pelo consumidor brasileiro, que é a de SUV´s. Além de entregar um desempenho surpreendente com seus 150 cv e 330 Nm (33,7 kgfm), demonstrado pela velocidade máxima de 160 km/h e acelerações de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, o modelo oferece 420 km de autonomia, com amplo espaço interno, luxo e requinte. “E uma excelente relação custo-benefício! O carro custa R$ 249.900, enquanto outros SUV´s 100% elétricos do mercado são vendidos acima de R$ 400 mil”, acrescenta Habib. As primeiras unidades serão entregues aos clientes em agosto.
Van 100% elétrica tem compartimento de 12,3 m3 de carga
Antes dele, porém, já em julho, será a estreia da única van 100% elétrica de grande porte do mercado brasileiro. Batizada de JAC iEV 750V, essa van com nível zero de emissões entregará 92 kWh de carga total de bateria, motor com 163 cv e 750 Nm (76,5 kgfm) de torque máximo, o que vai proporcionar 235 km de autonomia – 280 km com o modo ECO acionado. Possui carroceria para 12,3 m3 de carga e capacidade para 1.540 kg. Vai custar R$ 386.990. Fará bastante sucesso nas frotas de empresas.
“Diversas empresas estabelecidas no país estão sendo pressionadas pelos clientes e por seus acionistas para promoverem substancial redução de emissão de poluentes na cadeia logística. Uma van 100% elétrica é a solução categórica para começar a resolver esse problema”, sentencia o presidente da JAC Motors.
Fonte: Grupo SHC / JAC Motors Brasil