ComerciaisNotícias
Tendência

JAC Motors lança picape e caminhão totalmente elétrico

A linha iEV da JAC Motors já é composto por outros três SUV´s no Brasil, compondo a família mais completa de veículos zero emissão do mercado nacional: o iEV 20, o iEV 40 e o iEV 60

A frase que compõe uma das peças da campanha publicitária que a JAC Motors tem trabalhado nos últimos meses é emblemática. A fim de preparar a chegada de seus cinco modelos 100% elétricos no Brasil, a marca cunhou: “Enquanto algumas marcas têm um carro elétrico em sua linha… a JAC Motors tem uma linha de carros elétricos para você”. Além de três utilitários-esportivos, a surpreendente inovação que a JAC Motors imprime hoje é a introdução comercial de uma picape cabine dupla destinada ao trabalho e um caminhão com capacidade total de 7,5 toneladas e 4 ton de carga útil. Esses cinco veículos estão escrevendo um novo capítulo da história da mobilidade no país. A primeira e única picape 100% elétrica produzida no mundo vai se chamar JAC iEV 330P. Serão 67,2 kWh e 320 km de autonomia, com capacidade para 800 kg de carga útil. Modelo vai custar R$ 289.900.

Por que dois modelos de uma única vez?

De acordo com Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, a eletrificação não pode ficar circunscrita a uma iniciativa de Marketing, objetivando aprimorar a imagem da marca ao torná-la amiga do meio ambiente.

“Resolvemos assumir a vocação de buscar um mundo melhor e investimos seriamente numa significativa evolução do nosso modelo de negócio. Nossa família de cinco veículos elétricos assume o protagonismo na marca. A ideia é chacoalhar o mercado e instantaneamente dar várias opções de compras em segmentos diversificados”, explica.

A eletrificação é a solução definitiva

A conservação e a proteção do meio ambiente são primordiais para um modo de vida sustentável e devem envolver todas as instituições governamentais e empresariais, em um exercício assumido por todos os habitantes do planeta. À indústria automobilística, cabe a oferta de produtos que emitam menos poluentes – preferencialmente “zero” –, como é o caso desse lançamento múltiplo que a JAC Motors faz, por intermédio do Grupo SHC, ao apresentar esses dois modelos destinados ao mercado corporativo.

Ao alterar a forma como investimos na mobilidade, automaticamente estamos interferindo na relação com o meio ambiente. A poluição, emissão se CO2 e a má qualidade do ar são problemas muito graves na realidade em que vivemos, causando males à saúde, prejuízos à fauna, aquecimento global… A lista de danos é bem extensa. E conhecida.

Face a essa consequência, o veículo com propulsão totalmente elétrica, com zero emissões, é a solução definitiva. Ao conduzir um veículo elétrico, você não só reduz a poluição ambiental e o nível de ruídos nas ruas, mas também contribui para a edificação de um futuro melhor para as próximas gerações.

Mais do que isso: por adotar uma matriz energética totalmente renovável, como a energia elétrica – praticamente gerada a partir de recursos hídricos no Brasil –, o cliente que adquire os modelos iEV330P e iEV1200T não estará somente contribuindo para um meio-ambiente mais promissor em favor das próxima gerações: ele estará reduzindo seu custo operacional com logística, conforme conferiremos a seguir. Confirmando o pioneirismo na eletrificação, a JAC está apresentando ao mercado brasileiro o primeiro caminhão totalmente elétrico produzido em série: o JAC iEV 1200T tem capacidade pra 7,5 toneladas de PBT, 97 kWh e 200 km de autonomia – R$ 349.900.

Referência mundial em tecnologia de carros elétricos

Como uma das montadoras precursoras em nível mundial no desenvolvimento de veículos 100% elétricos, a JAC Motors iniciou seus estudos em 2008 e já está na sétima geração de seus “iEV´s” (Intelligent Electric Vehicle). Atualmente, a empresa é o quinto maior fabricante mundial de BEV (Battery Electric Vehicle) e possui 5% das vendas de todos os modelos 100% elétricos que são vendidos na China.

Os modelos trazidos pela JAC Motors que estão sendo lançados comercialmente hoje (a picape e o caminhão elétricos) são e continuarão sendo únicos em suas respectivas categorias por muito tempo. Mesmo quando tiverem concorrentes, dentro de alguns anos, a vanguarda tecnológica dos projetos os manterá numa posição de destaque no mercado.

Veja alguns itens:

baterias de fosfato de ferro-lítio (possuem maior densidade de carga que o íon-lítio e, por isso, são mais adequadas a transporte de carga);

  • sistemas eletrônicos e conectores utilizados em indústria aeroespacial – são a última palavra em durabilidade, eficiência e vedação;
  • sistema de trava do cabo de recarregamento quando está sendo usado. Ele só libera do engate quando destravado pelo controle remoto de abertura das portas dos veículos;
  • quadros de instrumentos com escala gráfica de “consumo instantâneo”, que permite ao usuário verificar todo o tempo se seu modo de guiar é econômico e o quanto se está aproveitando de regeneração das baterias;

Serviço JAC Monitor: parte de um sistema de diagnóstico contínuo de monitoramento exclusivo para linha iEV. Todas as centrais eletrônicas do veículo serão monitoradas, principalmente todo o sistema de alta tensão, incluindo como exemplo o conjunto de baterias, motor elétrico e seu controlador.

Fonte: Grupo SHC / JAC Motors Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo