Chega ao mercado brasileiro o primeiro sedã 100% elétrico da JAC Motors. O JAC E-J7 passa a integrar o maior line-up de uma única marca no país com modelos totalmente livres de emissões de poluentes. Já é o decimo veículo elétrico da JAC Motors. E, certamente, já estreia com o papel de protagonista da família: o sedã JAC E-J7 é o primeiro modelo eletrificado que pertence à mesma faixa de preços dos seus principais concorrentes.
Não há como evitar a comparação. Veja no quadro abaixo os principais dotes do JAC E-J7 frente ao BMW 320i GP, dono de 66% das vendas do segmento de sedãs grandes, de acordo com os emplacamentos registrados em 2021.
O novo sedã 100% elétrico da JAC é, portanto, 6 cm maior e 1 cm mais largo. O motor do E-J7 é 6 cv mais potente, dá um banho no concorrente em torque máximo, com 4,1 kgfm a mais, e ainda leva a vantagem de emitir zero poluentes. Seu preço? R$ 34 mil mais barato!!
Como todo motor elétrico, a vantagem do E-J7 é propiciar um torque plano. Não há curva. Não há rotação ideal. Nada disso. Você liga o carro… e os 34,7 kgfm lá estão, totalmente disponíveis. Mais do que as vantagens óbvias na dirigibilidade, como maior valentia para encarar subidas íngremes, inclusive com o carro carregado, e realizar ultrapassagens mais seguras, outro traço herdado desse motor elétrico aparece na sugestão de esportividade.
Ele é muito, muito rápido, nas arrancadas. De 0 a 100 km/h: realiza essa aceleração em apenas 5,9 segundos, cerca de 1,1 segundo mais rápido que seu concorrente da BMW. Já a velocidade máxima, limitada eletronicamente a fim de preservar a carga das baterias, é de 150 km/h.
Todo sedã já possui, em teoria, um comportamento dinâmico apreciável frente aos SUV´s, em razão do centro de gravidade mais baixo. No caso do sedã de grande porte 100% elétrico da JAC Motors, essa virtude torna-se substantiva por mais dois aspectos: a distribuição das baterias no assoalho auxilia a “puxar” ainda mais pra baixo o centro de gravidade do modelo.
E há outra vantagem: por contar com suspensão independente nas quatro rodas, com destaque para o sistema Multilink na traseira, o sedã E-J7 possui aderência e estabilidade admiráveis, mesmo em pisos irregulares. Associada ao temperamento mais aguçado do motor elétrico, ele proporciona uma dirigibilidade autenticamente esportiva.
Capaz de rodar 402 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 12,5 kWh por 100 km, o sedã E-J7 é um dos modelos elétricos mais eficientes e econômicos do mercado brasileiro. Destaca-se o modo ECO de condução, em que o motorista amplia a capacidade de regeneração nas desacelerações e frenagens e passa a recuperar energia valiosa para a bateria.
Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio atual de tarifas de R$ 0,62 por kWh (dado da Aneel), o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 7,75 a cada 100 km (equivalente a 1,2 litro de gasolina por 100 km!!). No total, o proprietário do JAC E-J7 gastará pouco mais de R$ 30 a cada recarga completa.
“Encher o tanque” por esse valor e rodar 402 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado sete vezes menor do que um modelo com motor térmico! Outra vantagem de uma bateria com menos carga é a velocidade de recarga: no modo lento (AC), o dono do sedã E-J7 precisará de pouco mais de 6 horas para recarregá-lo (20% a 100%). Já com carga rápida (DC), ele precisa de somente 30 minutos (30% a 80%).
Equipado com baterias de fosfato de ferro de lítio que totalizam 50,1 kWh de capacidade máxima de carga, o JAC E-J7 utiliza da eficiência do conjunto motriz para garantir outra interessante nuance tecnológica. Diferentemente de outros modelos 100% elétricos do mercado, o sedã de grande porte da JAC possui somente 1.650 kg de peso em ordem de marcha. Novamente para efeito de comparação, o BMW 320i (motor flex, a combustão) pesa 1.525 kg.
“Por ser eficiente, ele não necessita de uma quantidade maior de baterias para atingir os 402 km de autonomia. Menos bateria significa menos peso, o que redunda em menor consumo e maior desempenho. Esse é o grande segredo da oitava geração de veículos 100% elétricos da JAC Motors, que é referência mundial nessa tecnologia”, explica Habib.
Desenhado no estúdio italiano JAC Design Center, com acompanhamento da Volkswagen, o novo sedã 100% elétrico da JAC acumula virtudes incomuns em seu produto final.
O design do sedã JAC E-J7 apela para a fluidez das linhas, presentes desde os traços na frente, passando pelos vincos pronunciados nas laterais e, finalmente, repetidas na traseira fastback, em que a tampa do porta-malas é erguida junto com o vidro traseiro.
O modelo cumpre a missão de atender às necessidades de uso de um sedã de grande porte, com grande espaço interno, porta-malas amplo (590 litros) e imponência no estilo. Seu design denota personalidade única, é inconfundível, autêntico. É um sedã agradável de olhar, cheio de personalidade, e que atrairá os olhares não só pelas linhas arrojadas, mas também por proporcionar um resultado de extremo bom gosto.
Com claro apelo de modelo futurista, o JAC E-J7 adota um estilo completamente distinto de qualquer outro sedã. Na frente, o grupo ótico reprisa a personalidade do estilo “JAC Motors”, com faróis full LED que incluem luzes diurnas (sistema DRL de série).
Ao centro, a grade possui uma colmeia de efeito puramente estético, que se dissipa nas extremidades e acomoda a portinhola que dá acesso às tomadas de recarga. A entrada de ar para a região do cofre do motor é funcional apenas na base do para-choque. Com personalidade marcante, os faróis de neblina estão instalados em dois triângulos nas extremidades.
Na lateral, o JAC E-J7 possui um vinco em alto-relevo bem característico, que eleva a percepção de “linha de cintura” do modelo. Outro destaque está na coluna C, bem larga, que dá robustez ao conjunto. Ela possui uma minúscula janela-vigia e o traço que se inicia no teto e não forma nenhum ângulo com o porta-malas – um autêntico fastback.
Por fim, a traseira se destaca por remeter imediatamente ao estilo de um cupê, além do conjunto ótico, que tem uma régua reflexiva unindo os dois lados. E ali também estão os dois pequenos triângulos no para-choque, assinando o pacote estético.
Por ter uma carroceria de generosas dimensões, o interior do sedã de grande porte JAC E-J7 é amplo, espaçoso. Acomoda confortavelmente cinco pessoas, fruto, também, da distância entre eixos de 2,76 metros. Mesmo passageiros com mais de 1,90 m de altura irão se acomodar bem no banco traseiro.
Todo o interior mescla dois tons: o preto e o marrom-escuro, em soft-touch, que reveste o painel frontal e as portas, com o detalhe da charmosa costura dupla. O modelo oferece um painel com design clean, minimalista, mas com menção ao puro requinte.
Destaca-se a grande tela do kit multimídia, com 13 pol, posicionada verticalmente no centro do console – como um iPad. Com função touchscreen, ela pode ser conectada a Apple CarPlay e Android Auto. Concentra diversas funções de uso do E-J7, inclusive os comandos do ar-condicionado. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e, abaixo da tela, duas tomadas USB.
Como diferencial de acabamento, o sedã de grande porte JAC E-J7 incorpora molduras em black piano que envolvem o painel frontal e as portas, mas que incluem um sofisticado grafismo animado, com diversas cores e motivos, que podem ser escolhidos na multimídia. Compõem um cenário visivelmente sofisticado e de bom gosto com as superfícies revestidas com capricho. Poltronas amplas e teto solar panorâmico complementam o cenário interno.
Já o quadro de instrumentos, com tela de LCD de 10,25 pol, oferece três cores de apresentação, selecionados por um botão no volante de direção.
O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.
Vale outro destaque: regulável no multimídia, o sistema de direção possui três níveis de assistência elétrica: leve, normal e esportivo, que podem ser adotdas de acordo com a necessidade instantânea do motorista.
O sedã de grande porte trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 265 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:
· AutoHold
· ESC + TCS (Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade)
· EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem)
· Freio de estacionamento eletrônico
· HSA (Assistente de Partida em Rampas)
· TPMS (monitoramento de pressão de pneus)
· Corte automático de alta tensão após colisão
· Sensor de estacionamento dianteiro
· Sensor de estacionamento traseiro
· Airbags frontais duplos
· Airbags laterais dianteiros
· Airbags tipo “cortina” laterais
· Pré-tensionador dos cintos de segurança dianteiros, com ajuste de altura
· Pré-tensionador dos cintos de segurança traseiros
· ISOFIX
· Alarme antifurto
· Faróis em full LED
· Faróis com ajuste elétrico de altura
· Repetidores de setas direcionais em LED nos retrovisores
· Antena de teto tipo barbatana
· Rebatimento elétrico dos retrovisores externos
· Apoio de braço central dianteiro com porta-objetos
· Apoio de braço central traseiro
· Acionamento elétrico dos vidros nas quatro portas (anti-esmagamento)
· Porta-óculos
· 2 portas USB nas fileiras dianteira e traseira
· Bancos esportivos de uma peça
· Ajuste elétrico do banco do motorista
· Aquecimento do banco do condutor
· Bancos traseiros bipartido
· Sistema keyless go de chave de ignição
· Abertura/fechamento automático do porta-malas
· Saída de ar-condicionado para o banco traseiro
· Projetor com luz de LED auxiliar nas portas
Fonte: Grupo SHC / JAC Motors Brasil