CarrosNotícias

Inventor brasileiro cria solução para quem odeia baliza

Ainda que hajam várias propostas de técnicos para execução da baliza perfeita, sabemos que, na prática, tudo muda ao entrarem em campo a interpretação, percepção e emoção humanas. Quantas e quantas vezes experimentamos esse problema antes ou mesmo após obter CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou testemunhamos um amigo próximo empacar à exaustão neste tipo de manobra?

Não foi sem motivo que no último Domingo (18), em programa televisivo de entretenimento, uma figura pública, ao ser desafiada pelo repórter a executar uma baliza, em face da incerteza do resultado, meio que se esquivou dizendo estar compromissada e não se submeteu ao teste. Mas ela e tantos outros não estão sozinhos.

Há cerca de 6 anos, o mineiro Paulo Gannam já tinha observado o “ranço” que a espécie humana parecia ter com a baliza. “Tinha acabado de tomar um cafezinho, comecei a andar, e ouvi ao meu redor algo que de cara havia parecido ser uma explosão. Quando fui checar, uma senhora acabara de estourar as calotas na calçada, ficando roxa de vergonha”, lembra.

A partir daí Gannam lembrou de suas próprias trapalhadas e das de sua mãe, e observou que os sensores de para-choque não serviam para nortear o motorista nesse tipo de manobra lateral. Também reparou que funções semiautônomas e jogos de câmeras eram e, ainda hoje, são muito caros e não tão eficientes quanto prometem ser.

Pensando nisso, concebeu e patenteou um jogo de sensores que pode ser instalado em cada uma das regiões próximas às rodas, para facilitar a vida de quem quer conforto e segurança ao fazer baliza ou, simplesmente, ao encostar o veículo.

“Eu vim para que todos tenha roda, que todos tenha roda plenamente”, brinca o inventor, fazendo referência à capacidade que o produto teria de manter rodas, calotas e pneus livres de arranhões, manchas e rupturas. “Está na hora de as pessoas terem uma ferramenta barata e prática para estacionar. Espero que com este produto no mercado, qualquer motorista, de qualquer veículo, possa dar adeus aos micos e prejuízos causados pelo contato de pneus, rodas e calotas com o meio-fio”.

Neste vídeo, o inventor apresenta um produto mínimo viável para demonstrar o funcionamento numa situação de proteção de uma das rodas: 

https://www.youtube.com/watch?v=mOBZNhIKrhU

Seu objetivo é encontrar uma empresa capaz de investir no projeto para implementá-lo industrial e comercialmente

Conheça mais

Email[email protected]

Bloghttps://paulogannam.wordpress.com/ 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo