CarrosNotícias

SDA 2018: Suzuki Vitara tem novas versões com design interno e externo renovados

Com mais de 30 anos de história e evolução, o Suzuki Vitara é um SUV moderno. Na versão 2019, traz design renovado e equipamentos que tornam este veículo ainda mais sofisticado.

 Não é a toa que a Suzuki Veículos é uma das maiores montadoras do Japão com 3,2 milhões de unidades por ano e está presente em 192 países com 35 fábricas ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Além de ser um dos mais econômicos da categoria, o Vitara possui amplo espaço interno e itens de segurança que facilitam seu dia a dia, conciliando a performance, entretenimento e muita versatilidade, seja na cidade ou fora dela.

São quatro versões com dois tipos de motorização: 4Style SE e 4Sport SE com motor 1.4L turbo e sistema de tração AllGrip, e 4All SE e 4You SE com motor 1.6L.

A versão 2019 chega renovada, com um novo visual na parte dianteira, que deixa o design muito mais harmonioso com o novo para-choque e a nova grade, que agora recebem acabamentos diferentes, dependendo da versão. As linhas do capô invadem a lateral, deixando o veículo ainda mais robusto. A linha de cintura ascendente vai ao encontro do para-lamas, que está mais encorpado, criando uma moderna aparência. Já as linhas do teto descendentes não são por acaso e resultam em excelente performance aerodinâmica.

Os novos faróis em LED, além de proporcionarem uma ótima iluminação, recebem contornos em azul, que tornam o conjunto mais moderno e alinhado com o design dianteiro, e estão em perfeita sintonia com o DRL, que reforça a segurança, especialmente para rodar durante o dia.

O conjunto fica ainda mais estiloso com as novas rodas de 17” com acabamento Diamond Black e pneus de alta eficiência energética, que garantem menor atrito e menor consumo, além de deixarem o visual robusto. Na traseira, as novas lanternas em LED completam o visual.

O Vitara passa a ser equipado com o moderno teto solar Double Sliding, com abertura total ou parcial, proporcionando uma maior sensação de amplitude dentro do veículo.

Por dentro, o Vitara está ainda mais aconchegante e repleto de novos recursos, como o novo cluster com tela TFT colorida de alta definição, que traz o computador de bordo com novas funções, com gráfico de aceleração / frenagem, força G, indicação de torque / potência e economia combustível, tudo apresentado com um visual moderno e de fácil entendimento.

Para um conforto ainda maior, descansa-braço central, painel de instrumentos com material soft-touch e textura 3D na faixa central e estão em perfeita harmonia com o novo relógio analógico no centro do painel. Os bancos são com revestimento premium em couro e UltraSuede. O veículo conta ainda com ar-condicionado digital e automático e nove airbags.

 

O sistema multimídia é um dos destaques. Com o novo sistema Android 7.1 e a incrível tela anti-reflexo HD de 10”, tem processador Quadcore com 2GB RAM, memória interna de 16GB para armazenar músicas, fotos e vídeos, além de bluetooth com áudio streaming. É possível espelhar a tela do celular ou fazer a conexão Wifi para a utilização de aplicativos de navegação como Waze, e para ouvir suas músicas preferidas no Spotify.

O motor turbo de injeção direta Boosterjet 1.4 litros aprimora a condução com alto torque e equipa as versões 4Style e 4Sport. São 146 cv e 23,5 kgf.m de torque, com muita performance e tecnologia. O turbocompressor com intercooler injeta o ar pressurizado nos cilindros e permite que o motor maximize o torque na faixa de baixa rotação, obtendo toque máxima a partir de 1700rpm. A relação peso-potência de 8,32 Kg/cv é digna de carros esportivos.

A válvula wastegate controla a pressão do turbo, aumentando a performance e diminuindo o consumo de combustível. O sistema de injeção direta aumenta ainda mais a eficiência do combustível, otimizando o controle da quantidade, tempo e pressão do combustível injetado. Além disso, um coletor de admissão curto e um coletor de escape integrado com o cabeçote permitem um conceito de motor leve e compacto, o que proporciona uma aceleração ainda mais rápida.

O Vitara 4You e o Vitara 4All são equipados com motor em alumínio 1.6L, 126cv e 16,7 kgf.m, o que resulta em baixos índices de emissões e relação peso/potência de 9,0 kg/cv. Aliado ao motor está a transmissão automática de seis velocidades com paddle shiffters, disponível em todas as versões, e que proporcionam ainda mais prazer ao dirigir.

Tudo isso se traduz em uma economia significativa de combustível. Prova disso são os números oficiais do Conpet, programa do Inmetro que testa todos os modelos de veículos comercializados no Brasil. O Vitara 1.6L tem média de consumo de 12,3 km/l e o Vitara 1.4L Turbo de 12,7 km/l, que o coloca entre os veículos mais econômicos do País em sua categoria.

O Vitara está equipado com o moderno e prático sistema Auto Start-Stop. Em uma parada superior a 3 segundos, em um semáforo, por exemplo, o veículo desliga o motor, economizando combustível e, basta tirar o pé do freio para o motor voltar a funcionar novamente. É prático, rápido e ajuda a reduzir as emissões para proteger o meio ambiente.

A tecnologia 4WD foi aperfeiçoada para fornecer ainda mais prazer ao dirigir e, ao mesmo tempo, tranquilidade. O sistema AllGrip Select permite expandir as possibilidades e diversificar o estilo de vida.

São quatro modos de operação:

Auto – O sistema utiliza a tração 4×2 como padrão com foco na economia de combustível. Se for detectado escorregamento em alguma roda é ativado a tração nas  4 rodas.

Sport – O sistema explora o lado esportivo, fornecendo 15% a mais de torque para as rodas traseiras e deixando o volante mais firme. A rotação do motor permanece em faixas mais altas de torque, privilegiando o prazer ao dirigir.

Snow/Mud – É indicado para terrenos com baixa aderência, como estradas não pavimentadas e pisos escorregadios. A tração é dividida em 50% para a dianteira e 50% para a traseira. O ESP tem funcionamento antecipado privilegiando o controle do veículo.

Lock – Indicado para situações extremas, onde é detectada perda da aderência nas rodas. Nestas ocasiões, o sistema de freios atua nas rodas sem contato com o solo transferindo o torque para aquelas com aderência. O motor e transmissão privilegiam o alto torque.

O Vitara também é equipado com ESP (Electronic Stability Program), controle de estabilidade que garante ainda mais segurança em todos os tipos de piso.

Com a personalização das cores e até mesmo de itens internos, o Vitara pode tornar-se um veículo único e exclusivo para cada cliente.

Ao todo, são 16 combinações de cores para o Suzuki Vitara. São nove cores de carroceria (Azul Ice, Azul Atlantis, Amarelo Solar, Vermelho Bright, Bege Savana, Branco Cool, Prata Silky, Cinza Galatic e Preto Cosmic) e duas opções de cores para o teto: Grafite e Preto.

Além disso, o cliente pode personalizar itens internos e externos. São cinco opções de texturas internas para a moldura do painel, moldura do relógio e saídas de ar: Madeira, Aço escovado, Carbono, Vermelho e Preto, e ainda três opções de texturas externas para a moldura do extrator de ar e capa do retrovisor: Carbono, Vermelho e Preto.

Diversos detalhes foram pensados para deixar o veículo ainda mais refinado, como os extratores de ar cromados, rack de teto em alumínio polido, maçanetas na cor do veículo, retrovisores com acabamento preto brilhante e pisca incorporado.

A praticidade e a modernidade estão por todos os cantos. O veículo é equipado com sensores de proximidade dianteiro e traseiro e câmera de ré, que garantem segurança e comodidade em todas as manobras.

O volante é revestido em couro e tem os comandos de áudio, Cruise Control e Speed Limiter incorporados. Com essa função, é possível programar a velocidade desejada e o veículo não irá ultrapassá-la. Ideal para rodar nas cidades e evitar multas de trânsito. Outra facilidade é a chave presencial Smart Keyless e o botão de partida.

A direção elétrica proporciona leveza nas manobras e facilidade de condução na estrada, graças ao passo variável, que a torna mais direta no centro e desmultiplicada nas extremidades, tornando as manobras mais ágeis e confortáveis.

O porta-malas é prático e funcional, permitindo diversos tipos de combinações, graças às tampas e laterais removíveis, que podem aumentar a capacidade, ou acomodar objetos de diferentes tamanhos. Além disso, ganchos estão estrategicamente posicionados para auxiliar na fixação das bagagens.

Todas as versões são equipadas com a função Hill Hold, que evita que o veículo se mova para trás em partidas em rampa, além do Hill Descent, que permite uma descida suave e segura, controlada em declives acentuados com pisos escorregadios e irregulares.

O capô, para-choques e outras partes da carroceria têm estruturas projetadas para absorção de impacto em caso de colisão contra pedestres. Os cintos de segurança têm sistema de pré-tensionamento e limitador de força. Além disso, os pedais e colunas de direção são colapsáveis, reduzindo e risco de danos graves às pernas do motorista em caso de colisão.

A carroceira do Suzuki Vitara incorpora o sistema TECT (Total Effective Control Technology) para proteção aos ocupantes. A utilização extensiva de aços de alta tensão tornam a estrutura mais leve, extremamente resistente e com deformações programadas, absorvendo e distribuindo a energia de um eventual impacto.

Todo o projeto do novo Vitara foi desenvolvido com a mais alta tecnologia, utilizando túnel de vento para a melhor performance aerodinâmica, resultando em um CD de apenas 0,33. Isso se deve, dentre outros fatores, ao design com cantos arredondados e linha de teto com suave queda, que permitem um fluxo de ar otimizado.

Em todas as versões, os veículos são equipados com suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção, que garantem estabilidade e conforto. O sistema de freios garante a melhor frenagem com ABS, EBD, BAS (Brake Assist – otimiza a força de frenagem) e BOS (Brake Override System – inibe a função do acelerador quando freio e acelerador são pressionados ao mesmo tempo).

O Pós-Venda da Suzuki Veículos no Brasil foi eleito o melhor do mundo pela Suzuki Japão. São mais de 60 concessionárias espalhadas por todo o País em que os clientes têm à disposição uma série de produtos e serviços que tornam a experiência com a marca ainda melhor: SZK Revisão Programa com preço fixo, SZK Funilaria e Pintura, SZK Pneus, SZK Store, SZK Kit Peças, SZK Renova, SZK Acessórios, SZK Assistence, SZK Seguros, SZK Financiamento, SZK Locação Executiva, SZK Consórcio e a Recompra Garantida.

O Suzuki Day é um evento para toda a família, realizado em mais de 10 cidades em diversas regiões do Brasil. É um passeio divertido, explorando regiões belíssimas em que o objetivo é simplesmente se divertir e testar todas as funções do carro.

Não se trata de competição e é ideal para conhecer novos lugares e curtir um fim de semana com a família e amigos. E o melhor, os eventos são gratuitos e cada carro participante faz doações que são destinadas a entidades assistenciais da região. Para mais informações, datas e inscrições, www.suzukiveiculos.com.br.

Preços
Vitara 4Style SE AllGrip – R$ 123.990,00
Vitara 4Sport SE AllGrip – R$ 116.990,00
Vitara 4You SE – R$ 103.990,00
Vitara 4All SE – R$ 91.990,00

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo