CarrosNotícias

BMW inicia campanha de pré-venda do Série 8 Coupé no país por R$ 799.950

Representante absoluto de uma nova linguagem de design, altamente luxuosa e ousada; uma esportividade extraordinária e tecnologia em estado de arte, o novíssimo BMW Série 8 Coupé faz sua aguardada estreia no país, em campanha de pré-venda, com início nesta segunda-feira (29). Produzido na fábrica do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha, o cupê será oferecido no mercado nacional na versão M850i xDrive Coupé por R$ 799.950. Os pedidos de reserva pelo modelo podem ser efetuados diretamente na rede de concessionárias autorizadas BMW, com o desembarque das primeiras unidades em solo brasileiro programado para o terceiro trimestre deste ano. Mais que um novo capítulo adicionado à tradição de cupês esportivos da BMW, o novo BMW Série 8 traz de volta toda a aura do lendário primogênito de mesmo nome, um cupê inovador e imponente, de quase 5 metros de comprimento; lançado no início da década de 1990 e equipado com um motor V12, de 4.988 cm³ e 300 cavalos de potência, e cuja produção se encerrou há exatos 20 anos.

Os contornos externos do novo BMW Série 8 Coupé deixam explícita a influência da esportividade, intimamente associada a uma expressão de alta exclusividade e ousadia. Seu desenho único é resultado da nova linguagem de estilo adotada pela empresa com foco na clareza, modernidade e compromisso emocional. As linhas expressivas do novo cupê enfatizam seu caráter dinâmico, com mais intensidade do que em qualquer um dos modelos anteriores da marca. As superfícies são estruturadas usando traços precisos e marcantes. Com 4,851 m de comprimento, 1,902 m de largura, 1,346 m de altura, e um entre eixos de 2,822 m, o cupê exibe uma aparência extremamente poderosa seja parado ou em movimento.

Na parte frontal, o impacto visual fica por conta da grade Duplo Rim, reinterpretada e em peça única; dos faróis delgados e de estilo agressivo; e do capô amplo e atlético. Ainda na dianteira, o para-choque ostenta linhas salientes e amplas entradas de ar, além de agregar um spoiler adicional para melhorar o arrasto aerodinâmico. Visto de lado, a beleza do cupê é evidenciada pelo perfil rebaixado da carroceria e da silhueta elegantemente alongada e ressaltada por duas linhas proeminentes ao longo das laterais; e também da área envidraçada, que se afunila conforme segue para a parte traseira. Atrás, seduzem as lanternas de LED esguias que combinam com as linhas horizontais e diagonais, que enfatizam a largura do veículo e o baixo centro de gravidade; o aerofólio M e as grandes saídas de escape, em formato trapezoidal, situadas nas extremidades do para-choque. Vale mencionar ainda o design do teto, de fibra de carbono, com recorte central em efeito de bolha dupla, inspirado nos carros clássicos de corrida, e o vidro traseiro alongado e de acentuada inclinação.

Internamente, assim como no exterior, a orientação do design direciona automaticamente o olhar de quem estiver ao volante para a estrada e enfatizando o foco na direção esportiva. E esta característica pode ser confirmada no amplo console central do BMW Série 8 Coupé, que se eleva em direção ao painel de instrumentos, separando claramente as áreas do motorista e do passageiro. É aqui que os controles do sistema de áudio, o painel do ar condicionado, as saídas de ar centrais, bem como a tela do sistema de entretenimento e navegação são dispostas uma sobre a outra, em uma estrutura clara e disposta horizontalmente.

A forma como os controles estão dispostos também favorece à concentração do motorista no que está acontecendo à frente. Além da alavanca de câmbio – de acabamento em vidro Glass Crafted Clarity feito à mão, e que exibe um número ‘8’ iluminado na parte superior – e do botão seletor iDrive, o console central também acomoda o botão de controle dos modos de condução e a tecla que aciona a partida do motor; todos organizados dentro de um novo painel de funções de acabamento em aço inoxidável Stainless Steel Febric. O volante M multifuncional e de perfil esportivo é revestido com couro, assim como os bancos esportivos dotados de regulagem elétrica, ajuste lombar, ventilação e aquecimento. Eles oferecem altos níveis de conforto em longas viagens e excelentes apoios laterais para sustentar o corpo em curvas rápidas. Os apoios de cabeça estão integrados nos encostos dos bancos e podem ser ajustados conforme necessário, tanto em altura quanto distância. A capacidade do porta-malas é de 420 litros.

Concebido primordialmente para as pistas de corrida, o novo BMW Série 8 abriga debaixo do capô um poderoso motor com oito cilindros em “V”, de 4.395 cm³ e capaz de entregar 530cv de potência (entre 5.500 e 6.000 rpm) e 750Nm de torque máximo (entre 1.800 e 4.600 rpm). Esta unidade motriz, fruto da última geração de motores V8 4.4 litros, sofreu um intenso processo de refinamento – incluindo exaustivos testes dinâmicos no traçado Nordschleife do circuito de Nürburgring, na Alemanha – e teve vários detalhes revistos, o que resultou em uma entrega de potência formidável e uma acústica particularmente inconfundível. Este conjunto motriz conta com tecnologia M Performance TwinPower Turbo, que abrange ainda dois turbocompressores twin-scroll, refrigerados a ar localizados entre os bancos dos cilindros, injeção de combustível de alta precisão, controle de válvulas totalmente variável VALVETRONIC e comando de válvulas variável duplo VANOS.

O V8 é capaz de impulsionar o cupê do 0 (zero) aos 100 km/h em 3,7 segundos, e ajuda-lo a atingir velocidade máxima de 250 km/h. Este desempenho extremo deve-se também à tração integral BMW xDrive, apta a garantir uma distribuição precisa e eficiente de torque entre as rodas dianteiras e traseiras, maximizando a tração e a estabilidade ao volante; e à presença do Diferencial M Sport, um bloqueio de diferencial traseiro controlado eletronicamente e capaz de proporcionar um caráter mais esportivo à condução. O bloqueio é feito por um motor elétrico, que limita a compensação de velocidade entre as rodas traseiras em curvas, o que permite um aproveitamento muito mais dinâmico da rotação do motor. Ao mesmo tempo, o câmbio automático esportivo Steptronic Sport, de oito marchas, com novo gerenciamento de relações mais elástico e controle hidráulico otimizado, resultam em trocas mais esportivas. O acionamento dos engates também pode ser feito por meio de alavancas atrás do volante (shift-paddle). O caráter excepcionalmente dinâmico do BMW M850i xDrive se deve igualmente à presença da Direção Ativa Integral, tecnologia que incrementa a dirigibilidade do veículo, variando o ângulo de esterço das rodas de acordo com a velocidade do carro. Em baixas velocidades, as rodas traseiras estercem levemente, no sentido contrário às dianteiras, para facilitar manobras, e, em altas velocidades, no mesmo sentido das dianteiras, para melhorar a estabilidade.

O chassi do novo BMW M850i xDrive Coupé foi desenvolvido com ampla utilização de fibra de carbono, alumínio e aço de alta resistência. A aplicação estratégica de todos esses materiais no chassi do veículo resultou em uma estrutura muito leve, rígida e segura. Além do teto, os pilares A, B e C são construídos com fibra de carbono. Isso torna o chassi muito rígido, reduzindo sua flexão, melhorando o manuseio, mas também reduzindo o centro de gravidade e o peso na parte superior para melhorar ainda mais o desempenho.

O padrão luxuoso do novo BMW M850i xDrive Coupé também pode ser notado graças à uma vasta gama de equipamentos inovadores e de alta qualidade. Além do ar-condicionado com controle digital automático de duas zonas de climatização, bancos dianteiros esportivos com ajuste elétricos e apoio lombar, o cupê conta com a chave Display Key, que vem equipada com uma pequena tela de LCD colorida, sensível ao toque, onde é possível visualizar informações sobre o veículo, como localização, autonomia, serviços e manutenções, entre outros avisos. Por meio da chave também é possível travar e destravar as portas, acender e apagar as luzes internas e erguer ou recolher os vidros laterais. A grade frontal exibe ainda o sistema Active Air Stream, que controla a abertura e fechamento dos defletores de ar para melhorar a aerodinâmica e reduzir as emissões de CO2.

Os atributos de conforto e estilo exclusivo do novo Série 8 também são ressaltadas pelo novo Comfort Access 2.0 e pelo Soft Close. O primeiro é dotado de um conjunto de sensores capaz de perceber a presença da chave a uma distância de 3 m do veículo e acender as luzes de boas-vindas. À 1,5 m do carro, o dispositivo destranca as portas e, ao se afastar 2 m, ele as tranca automaticamente. Este sistema também possibilita a abertura do porta-malas ao aproximar o pé do para-choques traseiro. Já o Soft Close permite a abertura e o fechamento das portas sem a necessidade de tocá-las com as mãos – inclusive a tampa do porta-malas – puxando-as automaticamente e fechando completamente, de forma suave, caso estejam entreabertas.

O conjunto de tecnologias oferecido no novo BMW Série 8 inclui também o Driving Assistant Professional, que tem como principal objetivo assegurar uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal, entre outras aplicações. Ao estacionar o veículo, o motorista tem à disposição o Parking Assistant Plus que, por sua vez, permite parar e posicionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos. A função Surround View, por exemplo, exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação. Por meio dela, que também é sensível ao toque, o usuário pode explorar a área ao redor do veículo, girando a imagem com os dedos para uma melhor visualização de obstáculos, evitando, assim, colisões.

Também é possível observar o veículo pela tela de um smartphone. Basta acionar a função Remote 3D View, por meio do BMW Connected App. Com o auxílio do aplicativo, é possível localizar o veículo, caso o motorista o perca de vista, bem como verificar, a uma distância segura, o que ou quem está próximo dele. A gama de recursos compreende ainda o Reversing Assistant, cuja função é registrar os últimos 50 m percorridos pelo veículo, podendo “desfazê-los” em marcha a ré.

Os faróis à laser, outra inovação do BMW M850i, possuem feixe de luz concentrado capaz de superar em 10 vezes a intensidade luminosa de fontes de luz convencionais, como por exemplo os faróis halógenos. Os BMW Laserlight geram uma luz branca particularmente brilhante e pura, além de fornecer um feixe de alcance de até 530 metros. A distribuição de luz varia de acordo com a velocidade do veículo e com o ângulo de esterço de volante.

O pacote de equipamentos do cupê traz ainda BMW Head-up Display colorido, que projeta informações e alertas dos sistemas de assistência no para-brisa do carro, evitando que o motorista desvie a atenção do trânsito.

Outra tecnologia de destaque do novo M850i é o BMW Night Vision, um recurso capaz de identificar, com antecedência, pedestres e animais na pista e auxiliar o condutor na tomada de decisões em situações de pouca visibilidade. Em situações de risco, um alerta prévio surge na tela e no Head-Up Display (se ele estiver ligado) e, caso os freios não forem acionados e o objeto não sair da pista, um alerta vermelho irá aparecer no mostrador acompanhado de um aviso sonoro até que motorista pise no freio. O pacote tecnológico do cupê engloba ainda painel de instrumentos digital multifuncional, que combina velocímetro, conta-giros, hodômetro e marcador de combustível, com informações de rota, chamadas telefônicas e entretenimento.

Somando-se ao seu elevado dinamismo e sofisticação, o novo BMW M850i é dotado de conectividade avançada. Ela oferece, entre outros dispositivos, o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em smartphones – conectado à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente.

Outro recurso adicional ao amplo cardápio de inovações disponíveis no novo BMW Série 8 é a preparação para Apple Car Play, em que é possível transferir a interface de alguns recursos do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).

E por falar em equipamentos de infotainment, no BMW M850i xDrive Coupé eles também refletem alto nível de refinamento para os padrões do segmento superesportivos. O destaque fica para o sistema de áudio Surround Bowers & Wilkins Diamond, com amplificador de 10 canais totalmente ativos e 1.400 W distribuídos em 16 alto falantes. Ele traz sistema Quantum Logic Surround, com equalizador de sete bandas Dynamic Sound Equalising e três redes de crossover analógicos que mantém uma qualidade de som constante e uníssona em todos os assentos do veículo.

Somando-se à sua elevada sofisticação e tecnologia integrada, o BMW 850i xDrive Coupé é dotado de conectividade avançada e que agrega, entre outros dispositivos, Sistema de Navegação Professional com BMW iDrive touch Controller, um seletor sensível ao toque e preparado para reconhecer letras e sinais; BMW Live Cockpit Professional, com tela de 12,3 polegadas também sensível ao toque; HD de 20 Gb para armazenamento de arquivos de áudio via USB; apresentação de mapas em satélite e gráficos em 3D; opção para gravar lista de destinos e rotas no GPS; comando de voz em português; e o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – conectado à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de Chamada de Emergência Inteligente.

A configuração de itens disponíveis no novo BMW M850i xDrive Coupé contém ainda itens do pacote M Performance, com rodas de liga leve M Y-spoke, aro 20 polegadas, freios de alta performance M Sport, grade Duplo Rim e capas dos espelhos retrovisores externos em Cinza Cerium, soleiras com acabamento exclusivo ‘M850i’ e cintos de segurança M Sport, com bordas nas cores da divisão esportiva do BMW Group. A Suspensão Adaptativa M Sport também é item de relevância na lista. Ao ajustar eletronicamente a rigidez dos amortecedores, dependendo do modo de condução selecionado (Comfort/Sport), ela assegura potencial dinâmico elevado na dirigibilidade do veículo.

O conjunto de tecnologias embarcadas no novo cupê inclui ainda sistemas de segurança de última geração, como o dispositivo de detecção de acidentes Active Protection, que é capaz de identificar situações de risco potencial e acionar automaticamente equipamentos de proteção aos ocupantes. A segurança também garantida pela presença de itens como freios a disco ventilado com ABS, controles de estabilidade e tração, além de seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros; pneus Star Marking, com tecnologia Run-Flat; e estepe de emergência.

O cupê será disponibilizado em oito opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais sete de acabamento metálico (Preto Carbono, Preto Safira, Branco Mineral, Azul Sonic Speed, Laranja Sunset, Dravit Grey e Azul Barcelona). Internamente, o modelo top de linha vem com forração de couro BMW Individual Merino, em combinações seis combinações distintas nas cores preto, Cognac, Ivory, Tartufo, Night Blue e Vermelho Fiona.

Fonte: Comunicação Corporativa BMW Group Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo