CarrosNotícias

Importantes executivos deixam a Ford

Foto: Divulgação / Alan Mulally, CEO e Presidente da Ford Motor Company

Alan Mulally, CEO e Presidente da Ford Motor Company, em conferência com a imprensa para um importante comunicado, na quinta-feira, dia 9, começou seu discurso com uma risadinha: “Eu olhei bem para o comunicado de imprensa e vi que meu nome não estava entre aqueles que serão aposentados“.

Em seguida, Mulally anunciou, oficialmente, que o Diretor Financeiro, Lews Booth, 63 anos e o Vice-Presidente do Grupo e Chefe Global de desenvolvimento de produtos, Derrick Kuzak, 60, vão se aposentar a partir do próximo 1º de abril. Booth será substituído pelo vice-presidente Bob Shanks e Kuzak pelo vice-presidente de Engenharia e Desenvolvimento de Produto Global Raj Nair.

Booth já foi mencionado como um possível sucessor do CEO da Ford, Alan Mulally, que vai completar 67 anos em agosto e que ainda nada falou sobre seus planos de aposentadoria. Ele só repete que a Ford tem excelentes executivos, alguns deles muito bem preparados para assumir o comando geral da empresa.

Lews Booth começou sua carreira na Ford em 1978 como analista financeiro em Desenvolvimento de Produto da Ford Europa. Desde aquela época, ele se tornou conhecido não só por sua experiência financeira e operacional, mas também, por sua paixão por pessoas e produtos. “Durante meus 34 anos na Ford, eu tive a oportunidade de liderar as operações da empresa em três continentes, bem como liderar a nossa equipe de Finanças na recuperação da empresa”, disse Booth.

Booth e Derrick Kuzak foram elementos chaves e arquitetos da recuperação da Ford durante a crise de 2008. Bill Ford, presidente executivo do conselho da montadora, disse em um comunicado: “Lewis e Derrick foram absolutamente essenciais na elaboração do plano One Ford e pelo retorno da Ford aos atuais lucros. Eles estão se aposentando com o nosso mais profundo respeito e gratidão”.

Kuzak, um veterano de 33 anos da Ford, se destacou na empresa não só por fazer a Ford mais eficiente, mas, também, por tornar os produtos da marca com um nível superior de qualidade. Kuzak foi nomeado chefe de produto global por Mullaly, logo após a chegada do CEO em 2006, com fortes recomendações do presidente Bill Ford e do presidente das Américas, Mark Fields.

As especulações sobre o futuro sucessor de Alan Mulally, muito badaladas pela imprensa nas últimas semanas, agora dão força para uma solução interna entre Mark Fields, chefe da unidade Ford Américas, e Joe Hinrichs, o alto executivo responsável pelas operações da Ford na China e na Ásia, que são considerados os principais candidatos para o cargo de CEO. Mas, como a exemplo de Mulally, também poderá haver uma solução externa.

Fonte: Ford para Todos

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo