A Hyundai Motor Brasil inicia esta semana as vendas da versão atualizada do SUV médio Hyundai Tucson fabricado no País. Trata-se de um dos modelos mais icônicos da marca no Brasil, com mais de 300 mil unidades comercializadas desde 2005 e com fabricação nacional a partir de 2009. O veículo será produzido pela parceira CAOA Montadora, em Anápolis (GO), e distribuído pela Hyundai em toda a sua rede de concessionárias. O preço sugerido é de R$ 189.990.
O Hyundai Tucson recebe novo visual neste final de 2024. Destacam-se a inédita grade frontal cromada e o desenho atualizado dos faróis principais em LED e das rodas de 18” diamantadas, assim como as luzes traseiras também em LED e os novos para-choques. Internamente, o teto solar panorâmico e a nova central multimídia de 9”, agora flutuante e com conexão para Android Auto e Apple CarPlay, são os protagonistas.
Entre os equipamentos de segurança, temos suspensão traseira independente, aviso de colisão traseira com tráfego cruzado e detector de ponto cego, câmera de ré integrada na multimídia, seis airbags, monitoramento de pressão dos pneus e assistente de partida em rampa. Para maior conforto, os ocupantes contam com ar-condicionado automático digital de duas zonas com saída de ar independente para os assentos traseiros, bancos do motorista e do passageiro com ajustes elétricos, carregador de celular por indução, espelho interno eletrocrômico, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, abertura elétrica do porta-malas por aproximação, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial com botão de partida, seletor de modo de direção (Sport, Eco, Comfort) e piloto automático com limitador de velocidade.
Suas medidas sobressaem perante os principais concorrentes, com 4.480 mm de comprimento, 1.850 mm de largura, 1.660 mm de altura e 2.670 mm de distância entre eixos. Também conta com um dos maiores porta-malas da categoria, com 513 litros de capacidade (VDA).
O Hyundai Tucson vem com motor Gamma I 1.6 Turbo GDI, a gasolina, que oferece 177 cv de potência máxima e 27 kgfm de torque máximo. Possui transmissão automatizada com sistema de dupla embreagem a seco de 7 velocidades (DCT7) de primeira geração, conforme o projeto do veículo. Essa DCT7 traz atualizações de software que controlam de maneira mais efetiva o acoplamento da embreagem no tempo correto em baixas velocidades, o que torna a dirigibilidade mais suave. O material de fricção dos discos das embreagens também foi aprimorado, para prolongar a vida útil dos componentes. Dentro do programa global de Pesquisa & Desenvolvimento da Hyundai, testes de durabilidade foram realizados em diversas regiões do mundo, em diferentes condições climáticas e de piso, atestando a confiabilidade da transmissão, conforme os padrões de qualidade da Hyundai.
A escolha da transmissão DCT7 para os veículos Hyundai com motor 1.6 Turbo GDI deve-se à preferência por trocas de marchas mais rápidas e precisas e menor consumo de combustível. Para o Hyundai Tucson que volta a ser montado no Brasil agora, com atualizações de visual e novos equipamentos de conforto e segurança, a opção pela DCT7 de primeira geração está respaldada pela garantia Hyundai de cinco anos, sem limite de quilometragem.
Essa garantia é válida para veículos de uso particular, não para aplicação comercial, e inclui defeitos de qualidade das embreagens e demais componentes desde que a operação e as manutenções previstas sejam seguidas conforme recomendado pela Hyundai Motor Brasil (HMB).
Fonte: Ketchum-Interfuse / Hyundai Motor Brasil