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Hyundai se torna a primeira fabricante de veículos híbridos em série

Fotos: Divulgação

A montadora coreana tornou-se a primeira fabricante a produzir em série um carro elétrico alimentado por um gerador eletroquímico a hidrogênio, conhecido também como célula de combustível. O modelo escolhido para o início dessa produção foi o utilitário esportivo ix35 Fuel Cell, que saiu de uma das fábricas de Uslan, sede da montadora na Coreia do Sul.

Essa tecnologia vem sendo testada por várias fabricantes desde os anos 90, mas devido, ao seu alto custo, até agora ninguém havia arriscado lançar um modelo, como fez agora a Hyundai, que fornecerá os primeiros veículos para frotistas na Europa.

O coração de seu sistema é um gerador eletroquímico, um catalizador com membranas de carbono que recebeu injeção de hidrogênio e ar comprimido. A principal vantagem dos veículos com gerador químico é a autonomia bem superior em relação aos elétricos alimentados por baterias, que geralmente rodam o máximo de 100 a 600 km antes de precisarem receber a recarga.

Com apenas um tanque abastecido com a capacidade máxima de 700 bar, pode rodar até 594 km. O seu consumo é de apenas 0,95 kg de hidrogênio a cada 100 km, o equivalente a 27,8 km/l.O seu motor elétrico gera 136 cv e pode alcançar a velocidade máxima de 160 km/h , acelerando de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos. A Hyundai planeja fabricar cerca de mil veículos desse modelo até 2015 para frotistas públicos e privados, primeiramente nos países da União Europeia.

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