Um ano depois de ser lançado no Salão de Nova York, a nova geração da Hyundai Santa Fe finalmente chega ao Brasil. O grupo CAOA, representante oficial da Hyundai no Brasil para veículos importados, já está anunciando o novo modelo na TV e na mídia impressa e o modelo já está disponível em algumas lojas de São Paulo.
De acordo com informações fornecidas por concessionários, o SUV tem seu preço inicial estipulado em R$ 135.000 (na versão com cinco assentos). O valor subiu R$ 38.000 em relação ao seu modelo equivalente na linha passada. O Santa Fe também tem a configuração de sete lugares, que custa R$ 155.000 (o anterior custava R$ 109.000).
No entanto, os lojistas disseram que esses valores são apenas “preços de reserva” e que as tabelas de preços devem subir ligeiramente. O modelo ganhou linhas mais sofisticadas e modernas, seguindo o novo estilo da Hyundai, presente em modelos como o novo i30 e o HB20.
O Santa Fe ficou mais esguio ao adotar um design mais agressivo e com elementos pontiagudos. Sua cabine ganhou novos matérias de acabamento mais refinados, que cobrem o painel a parte interna das portas.
Ele também conta com equipamentos como navegador GPS e aparelho de áudio, ar condicionado com comando digital e duas zonas de climatização. O modelo vem equipado com um motor 3.3 V6 a gasolina, de 270 cv de potência e transmissão automática sequencial de seis marchas.
Segundo a Hyundai, esse conjunto é 7% mais eficiente em consumo e emissões em relação ao seu modelo anterior, que era de 3.5 V6, de 285 cv. Os novos recursos do modelo incluem tração integral, controle eletrônico de tração e estabilidade, seis airbags (frontais e laterais), controlador eletrônico de velocidade de cruzeiro, volante multifuncional e rodas de liga leve de 18 polegadas. O Santa Fe será disponibilizado apenas nas cores preta e prata.