

O ix35 é o utilitário esportivo pequeno da sul-coreana Hyundai, lançado em 2010, conhecido em alguns países como “New Tucson” mas, como no Brasil o Tucson, lançado em 2004, continua sendo produzido, adotou o nome de iX35, que é o mesmo usado na Europa. Segundo consta, o nome ix35 originou-se na exclamação da diretoria ao verem o desing do carro, que o classificaram como “sexy” e a grafia deveria ser SexI ao contrário, sendo o 5 = S e o 3 = E. Não sei se deu certo ou se explica, mas é o que se sabe…
O ix35 é classificado na categoria compact sports utility vehicle, veículo utilitário esportivo compacto, entre 4,25m a 4,60m de comprimento, uma vez que suas medidas são 4,41m de comprimento, 1,82m de largura e 1,65m de altura. Basicamente um SUV é um veículo para 5 passageiros derivado de uma pick-up, montado sobre chassi (e não monobloco), com tração nas 4 rodas. Mas há tempos que os departamentos de marketing superam a engenharia, que é encarregada de criar diversas subdivisões para novos nichos de mercado, como o Mini SUV, Compact SUV, Mid-Size SUV, Full-Size SUV e Extended-length SUV, podendo também ser intercalado com a categoria crossover, que é um veículo construído sobre uma plataforma de carro de passeio e combinando, em graus muito variáveis, características de um veículo utilitário esportivo. Então, em seu segmento o Huyndai ix35 tem como concorrentes mais diretos o Audi Q3, o BMW X3, o Honda CR-V, Renault Duster, Chery Tiggo, Lifan X60, Ford Ecosport, Mitsubishi Pajero TR4, Suzuki S-Cross e Kia Sportage, entre outros.
O ix35 brasileiro acaba de receber um facelift, que já havia sido feito nos modelos produzidos na Coréia do Sul há dois anos, além de uma atualização no motor quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 16 válvulas, flex, com 167 Cv de potência abastecido com etanol e 157 Cv de potência se abastecido com gasolina, a 6.200 Rpm, acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades e tração dianteira. O ix35 nacional havia passado por poucas mudanças desde seu lançamento, e o mercado é bastante disputado, o suficiente para a Hyundai sair de seu padrão de duas cores (branco ou preto) e lançar uma versão em tom laranja, além de oferecer o ix35 agora em três versões de acabamento.
Essa primeira re-estilização do ix35 engloba a nova grade hexagonal da linha Hyundai, nosso desenhos dos para-choques, novos faróis e lanternas traseiras com led e novas rodas de 18 polegadas. Ficou mais bonito e moderno? Ficou. Mas isso não muda o fato de ter ficado parecido com quase todos os outros carros de sua categoria, o que é uma crítica aberta a todas as montadoras, que resolveram esquecer por completo a identidade de seus modelos, o que torna um exercício de paciência tentar identificar, a curta ou média distância, um modelo ou marca e, a uma distancia maior, isso é simplesmente impossível. Como seu design inicial era bastante arrojado, mesmo com 5 anos de idade suas linhas permanecem atuais, e essa re-estilização era realmente necessária para manter o ix35 na disputa de seu mercado.
PRIMEIRA VOLTA
São Paulo (SP) – Andando, o novo ix35 mantém as mesmas características de sua versão anterior, até porque poucos itens mecânicos foram alterados, sendo a perda declarada de 11 Cv de potência do motor a diferença mais sentida, assim como a relação de marchas que deixa o carro um pouco lento nas retomadas, mas nada que difira muito de outros suv compactos. A direção elétrica responde bem aos comandos, e as suspensões estão bem calibradas para o uso que se espera do modelo, sendo bastante silencioso em função do novo revestimento acústico. Para possibilitar a criação de três níveis de acabamento, a Hyundai estabeleceu uma versão inferior e uma superior do modelo anterior, que ficou na faixa intermediária apenas com a re-estilização da carroceria; a versão de entrada oferece ar condicionado analógico, cd player, rodas aro 18”, sensor de estacionamento e bancos parcialmente em couro, com valor inicial de R$ 99.990,00 – porque não R$ 100.000,00? A loja vai devolver R$ 10 Reais de troco? Mania ruim essa no Brasil. A versão intermediária vem com os itens anteriores e acrescenta partida por botão, central multimídia, airbags laterais e um rack de teto, que elevam o valor para R$ 109.990,00 (de novo…) e, na versão completa, acrescente teto-solar, ar digital de duas zonas e banco do motorista com ajustes elétricos, custando R$ 122.990,00.
Resumo do novo Hyundai ix35:
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.999 cm3, comando duplo variável, flex;
Potência: 157/167 cv a 6.200 rpm;
Torque: 19,2/20,6 kgfm a 4.700 rpm;
Transmissão:câmbio automático de seis marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão:independente McPherson na dianteira e Dual link na traseira
Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS
Rodas: aro 18″, pneus 225/55 R18
Dimensões: comprimento 4.410 mm, largura 1.820 mm, altura 1.655 mm
Peso: 1.194 kg
Capacidades: porta-malas 728 litros, tanque 58 litros
*Viagem à convite da Hyundai CAOA