CarrosNotícias

Honda revela novidades para a linha 2016 do Fit

Fotos: Divulgação

A linha 2016 do Honda Fit chega com novidades, tornando o modelo ainda mais atraente e competitivo. O veículo está disponível em quatro configurações equipadas com motor 1.5 i-VTEC FlexOne. A DX e LX contam com transmissão manual de cinco marchas ou CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável), enquanto a EX e a top de linha EXL são equipadas exclusivamente com o câmbio CVT.

Toda a gama traz como itens de série: para-brisa degradê e vidros verdes com filtro UV; ar-condicionado; sistema de áudio AM/FM 2DIN com Bluetooth, entrada USB e função HFT (Hands Free Telephone); retrovisores na cor da carroceria; acionamento elétrico para travas das portas, vidros e retrovisores externos; volante com ajuste de altura e profundidade; painel de instrumentos moderno e de fácil visualização; além de chave canivete com sistema de abertura e fechamento das portas com imobilizador. Entre os equipamentos de segurança, a linha conta com freios ABS (antitravamento), EPS (Electric Power Steering), airbags frontais, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH.

A configuração LX, tanto com transmissão manual como CVT, ainda agrega como novidades detalhes do acabamento do painel, portas e volante na cor prata, controle de áudio no volante e novo painel de instrumentos azul e branco (também de série na versão DX).

Dando continuidade à evolução da linha, a Honda deixou o Fit EX CVT mais completo, adotando o mesmo painel Bluemeter da versão top de linha EXL, com iluminação azul e computador de bordo multifunções, setas nos retrovisores externos, volante revestido em couro com controles do piloto automático (Cruise Control) e detalhes em tom prata no interior.

Nas versões EX e EXL, o sistema de áudio é composto por rádio AM/FM e CD player com visor LCD de 5”, Bluetooth, câmera de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior), entradas auxiliares e USB. O sistema HFT, posicionado junto ao volante, possibilita o atendimento de uma ligação por meio da conexão sem fio juntamente com a função de viva-voz. A versão EXL possui, ainda, airbags laterais para motorista e passageiro da frente e bancos com acabamento em couro e partes específicas em material sintético de alta qualidade.

Os novos equipamentos agregados à linha Fit 2016 chegam para reforçar a sofisticação e modernidade do modelo, características marcantes de seu exterior. Em sua terceira geração – lançada no ano passado como linha 2015 -, o Fit traz um design arrojado e dinâmico, com a atual identidade visual da Honda (conceito Solid Wing Face) bem evidenciada na parte frontal, especialmente no conjunto de faróis e grade dianteira, que conta com acabamento em Black Piano nas versões EX e EXL.

Nas laterais, a carroceria tem linha de “cintura alta” e um vinco levemente angulado para baixo, da porta dianteira até o início das lanternas traseiras, diferencial que traz elegância ao carro. Na parte de trás, o formato alongado das lanternas complementa o toque esportivo e dinâmico do Fit. O visual se completa com as rodas de liga leve aro 15” (LX) e 16” (EX e EXL).

Um dos destaques do Fit é o aproveitamento do espaço interno, com o tanque de combustível na posição central, e o sistema ULTr (Utility Long Tall Refresh) dos bancos nas versões LX, EX e EXL, que permite diversas configurações para acomodação de objetos longos e altos, além do modo Refresh, onde o encosto dianteiro alinha-se ao assento traseiro, em um encaixe que aumenta a capacidade de acondicionamento do veículo.

O interior apresenta excelente ergonomia, tanto para o motorista como para os passageiros. Os bancos foram projetados para garantir conforto e requinte, com revestimento em tecido nas versões DX, LX e EX e uma combinação de couro com material sintético de alta qualidade, na EXL.

Prático e funcional, o Fit possui, ainda, espaços versáteis de armazenamento, com porta-copos, porta-objetos e porta-bebidas. O porta-objetos localizado ao lado esquerdo do motorista traz uma maior conveniência ao contar com um flip retrátil, que comporta tanto um celular de forma ajustada até um copo grande.

Toda a linha Fit é equipada com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Criada pela Honda, a tecnologia varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para obter a máxima eficiência em diferentes regimes de rotação. Assim, oferece excelente desempenho e economia de combustível. Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm – quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm.

Outro grande destaque é a adoção da avançada tecnologia que dispensa o subtanque de partida a frio, o sistema FlexOne, que entra em ação depois do acionamento do controle que destrava as portas. Para isso, um conjunto de injetores com aquecedores integrados age diretamente no combustível quando há uma alta concentração de etanol, levando-o à temperatura ideal para deixar a mistura ar/combustível pronta para o uso imediato do motor. O resultado é uma partida rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura ambiente.

A transmissão CVT possui um conversor de torque e uma abrangência de relações maior, o que melhora a força de tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. Com isso, a força do motor, principalmente em subidas mais íngremes, é ampliada e a concepção moderna de aceleração gradual e contínua torna a condução mais suave e ágil.

Para proporcionar uma dirigibilidade ainda melhor, o Fit traz o EPS (Electric Power Steering), um sistema de direção eletricamente assistida, que torna sua condução mais leve em manobras em baixas velocidades e mais firme em altas. O conjunto de suspensão oferece excelente estabilidade, principalmente em relação à aceleração lateral nas curvas, sem comprometer o conforto dos ocupantes.

Preços públicos sugeridos:

DX MT            R$ 51.600

DX CVT         R$ 56.600

LX MT             R$ 55.900

LX CVT          R$ 60.800

EX CVT          R$ 65.900

EXL CVT       R$ 68.900

Para pintura metálica ou perolizada, acréscimo de R$ 990.

Fonte: S2Publicom / Honda do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo