CarrosNotícias

Honda Civic Type R bate novo recorde no Estoril

A Honda estabeleceu um novo recorde para um carro de produção de tração dianteira ao precisar de apenas de 2 minutos e 01.84 segundos para percorrer o circuito do Estoril – o hatchback de alta performance foi conduzido pelo piloto Honda WTCR, Tiago Monteiro.

A icônica pista do Estoril tem 4,2 km de comprimento, duas curvas fechadas, uma chicane difícil e uma reta principal muito longa, o que significa que os pilotos experimentam uma variedade de velocidades bem ampla ao longo da volta. Por isso, recompensa veículos que tenham uma grande amplitude de habilidade, combinando aceleração rápida com condução excepcional.

O Civic Type R mostrou-se extremamente adaptado ao circuito, com seu velocíssimo motor VTEC TURBO de 320 CV e os sofisticados sistemas de suspensão e direção, proporcionou uma dirigibilidade rápida e estável, enquanto Monteiro se preparava para um novo recorde de volta.

Falando sobre o recorde estabelecido, Tiago Monteiro afirmou que “Nós viemos aqui com o objetivo de bater o recorde previamente estabelecido, mas não podemoss nunca levar algo como garantido – quer dizer, é um recorde de volta por isso não é um feito fácil. Tem que ter extrema confiança no carro para atacar o circuito do Estoril, o novo Type R é tão poderoso, suave e inspirador de confiança. Batemos o recorde, na verdade, esmagamos o recorde”.

Sobre o próprio Type R, acrescentou: “O Type R é muito estável, tem boa eficiência de frenagem e um motor espetacular, que parece que está pilotando um carro de corrida – na pista é fácil de esquecer que é um veículo de rua, mas depois pode dirigi-lo para casa”.

O novo recorde no Estoril é o 4.º recorde da volta de tração dianteira estabelecido pela Honda em 2018 – o Civic Type R também reivindicou recordes de volta em Silverstone, Spa-Francorchamps e Magny-Cours. Até agora, em 2018, a Honda superou os tempos estabelecidos em todos estes circuitos.

O empenho espelhou um esforço semelhante da Honda em 2016 com a geração anterior do Type R, que definiu tempos de referência da tração dianteira em Estoril, Hungaroring, Silvertone e Spa-Francorchamps. O Type R Challenge 2018 começou a partir do registo de volta de viatura de produção de tração dianteira estabelecido pelo Civic Type R em Nürburgring Nordschleife, onde registou um tempo de volta de 7 minutos e 43.8 segundos em abril de 2017.

O mais recente automóvel a ostentar o famoso ‘H vermelho’ faz parte do novo programa de desenvolvimento do Civic, de décima geração – o maior da história da Honda – e foi desenvolvido para oferecer a condução mais agradável no segmento hot hatch, tanto na estrada como em pista. O novo Honda Civic Type R incorpora um chassis leve, altamente rígido, baixo centro de gravidade e um sofisticado sistema de suspensão dianteira de eixo duplo, que reduz a direção de viragem e aperfeiçoa as curvas no limite.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo