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Honda mostra sua linha de veículos em evento no Rio de Janeiro

Fotos: Divulgação e Marcus Lauria

Em evento realizado no início da semana para jornalistas especializados no Rio de Janeiro, a Honda proporcionou um verdadeiro festival de test-drives. Lá tivemos a chance de avaliar de forma rápida e ter uma primeira impressão dos seguintes modelos: Fit EX, Civic EXR, HR-V EXL, Civic Si e CR-V EXL.

Como eu já conhecia alguns, fui primeiro nos que ainda não tinha andando, o Civic Si e o CR-V EXL 4×4 2016. Além de andar também no Civic topo de linha, a versão EXR. Os outros eu apenas observei os detalhes externos e internos, pois já tinha andado. Entre os modelos oferecidos para teste, vou destacar as novidades para cada um deles em partes logo abaixo.

O primeiro da lista é o Hinda Fit, na linha 2016, ele está disponível em quatro configurações equipadas com motor 1.5 i-VTEC FlexOne. A DX e LX contam com transmissão manual de cinco marchas ou CVT, enquanto a EX e a top de linha EXL são equipadas exclusivamente com o câmbio CVT.

A novidade fica por conta da versão LX, tanto com transmissão manual como CVT, que oferece detalhes do acabamento do painel, portas e volante na cor prata, controle de áudio no volante e novo painel de instrumentos azul e branco (também de série na versão DX). Enquanto que a EX ganhou o mesmo painel Bluemeter da versão top de linha EXL, com iluminação azul e computador de bordo multifunções, setas nos retrovisores externos, volante revestido em couro com controles do piloto automático (Cruise Control) e detalhes em tom prata no interior.

Nas versões EX e EXL, o sistema de áudio é composto por rádio AM/FM e CD player com visor LCD de 5”, Bluetooth, câmera de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior), entradas auxiliares e USB. O sistema HFT, posicionado junto ao volante, possibilita o atendimento de uma ligação por meio da conexão sem fio juntamente com a função de viva-voz. A versão EXL possui, ainda, airbags laterais para motorista e passageiro da frente e bancos com acabamento em couro e partes específicas em material sintético de alta qualidade. Os preços começam em R$ 51.600 para a versão DX e podem chegar a R$ 69.890 para a EXL.

Agora vou falar mais do Civic 2016, que traz como principal novidade o retorno da versão top EXR, que complementa a linha já composta pelas configurações LXS e LXR. O Civic EXR é relançado com as mudanças no exterior e interior do veículo recebidas pela versão LXR na linha 2015. Entre essas mudanças, estão: grade frontal diferenciada, barra cromada na tomada de ar do para-choque, farol de neblina com formato circular, rodas de liga leve aro 17”, porção superior do painel interior em preto e acabamento em pintura metalizada na moldura do painel de instrumentos.

Entre os destaques, a versão top de linha traz o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O Civic EXR é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em subida.

A versão EXR possui equipamentos exclusivos. No exterior, os destaques são o teto solar e as maçanetas das portas cromadas – na LXR, as peças são pintadas na cor da carroceria. Internamente, a versão top de linha traz um novo sistema multimídia com monitor LCD escamoteável de 7” e navegador integrado ao painel. Foi incorporada a entrada HDMI que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks, câmeras digitais e outros. Também existem agora duas entradas USB, além do CD player e da entrada auxiliar. A reprodução de imagem da câmera de ré passa a ter três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.

Nas versões LXR e EXR, o propulsor é o i-VTEC 2.0 SOHC, que desenvolve 155 cv de potência a 6.300 rpm quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina, na mesma rotação. A transmissão automática é equipada com paddle shift (aletas atrás do volante), oferecendo uma condução mais esportiva. O preço da versão topo de linha EXR, parte de R$ 89.400 é pode chegar a R$ 90.600 com todos os equipamentos.

Seguindo a linha do Civic, destaco agora a versão esportiva Si. Importado do Canadá, ele é feito na cidade de Alliston. O cupê esportivo da marca japonesa resgata sua tradição esportiva de volta para o Brasil. O modelo possui detalhes exclusivos que destacam o esportivo por onde passa. Como a exclusiva grade com o logo “Si”, faróis, para-choque e para-lamas integrados, rodas aro 18” de liga leve diamantadas. Ele também possui lentes de policarbonato de alta resistência e faróis auxiliares posicionados nas entradas de ar laterais do para-choque.

Na traseira, o visual arrojado é representado por lanternas com novo design, amplo aerofólio, ponteira de escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema “Si” na tampa do porta-malas.

O Civic Si é empurrado por um motor 2.4 i-VTEC 16 válvulas DOHC a gasolina, incluindo o alumínio no bloco, cabeçote e cárter, e o comando de válvulas variável permitiram atingir a potência de 206 cv a 7.000 rpm e o torque de 23,9 kgf.m a 4.400 rpm, com uma taxa de compressão de 11:1 – em relação à versão anterior do Civic Si, 2.0 i-VTEC, a potência teve um aumento de 14 cv e o torque de 5 kgf.m. No painel, um LED laranja acende ao lado do nome i-VTEC no exato momento em que o sistema privilegia a potência em altos giros, aumentando a abertura de uma válvula de admissão e uma de exaustão, por cilindro.

 

Em conjunto está o câmbio manual de seis velocidades dotado de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas. O modelo também conta com o sistema VSA (Vehicle Stability Assist) para auxiliar no controle da estabilidade, quando é preciso retomar o domínio do veículo em situações de sobre-esterço (saída de traseira) e subesterço (saída de frente). O esportivo da Honda pode ser seu por R$ 124 mil. Em breve vamos avaliar um por mais tempo, e passo mais informações e impressões do cupê.

E por último, a grande novidade da marca para esse ano, o CR-V EXL 4×4 2015. O tradicional SUV da Honda, foi apresentado em julho e está com muitas novidades. Importado do México, o SUV (sport utility vehicle) está disponível na versão EXL com tração 4×4, câmbio automático e o motor 2.0 16V SOHC i-VTEC FlexOne.

O SUV ganhou nova grade frontal, que traz a atual identidade visual da marca – “Solid Wing Face”, com grade tipo colmeia e detalhes cromados. Na dianteira, o novo conjunto ótico agora possui luzes de navegação diurna em LED e tem novo formato, assim como os faróis de neblina retangulares, envolvidos por detalhes cromados. O para-choque foi redesenhado.

Na traseira as alterações inclui novo para-choque e um friso cromado que contorna a parte inferior do vidro avançando sobre as lanternas. Além das novas rodas aro 17”, que contam com novo design, calçadas com pneus 225/65.

A mudanças continuam, e o interior ficou mais sofisticado, atraente e traz novas tecnologias. O painel tem design inédito com materiais de textura Soft Touch (suave ao toque), novos acabamentos e detalhes cromados. O console central foi totalmente renovado, está maior, mais prático e modular, além de oferecer saídas de ar para os bancos traseiros. Com o ar-condicionado digital dual zone.

O volante tem ajuste de altura e profundidade, agrega os comandos do sistema de áudio e do piloto automático (Cruise Control), e ainda traz revestimento em couro, assim como a alavanca do câmbio. Os bancos possuem acabamento que combina couro com partes específicas em material sintético. O CR-V está equipado com uma nova central multimídia com tela de 7” multi touchscreen, desenvolvida para oferecer mais conectividade ao usuário. Essa unidade traz software avançado, incluindo GPS integrado com as informações de trânsito por meio de radiofrequência (sem necessidade de conexão 3G) das principais capitais do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Outra novidade é a disponibilidade de uma entrada HDMI, que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks e câmeras digitais. O sistema conta agora com duas entradas USB para MP3 player, pen drive e iPod/iPhone/iPad, além do CD player e da entrada auxiliar. A reprodução de imagem da câmera de ré possui três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.

Novos equipamentos, como botão de partida Start/Stop e abertura da porta do motorista por aproximação (Smart Entry), reafirmam a posição do CR-V como benchmark do segmento. Na linha 2015, o CR-V traz, ainda, luz indicadora de direção nos espelhos retrovisores e retrovisor externo com função Tilt Down, que ajusta para baixo o espelho do passageiro quando engatada a marcha à ré, facilitando a visualização da guia nas balizas. Além disso, o CR-V 2015 ainda conta com teto solar elétrico e sensor de chuva. O preço da versão única é de R$ 134.900, podendo chegar a R$ 136.100 com o acréscimo da pintura metálica.

Confira o vídeo das primeiras impressões do Civic Si:

*Evento a convite da Honda do Brasil

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