CarrosNotícias
Tendência

Honda e General Motors assinam acordo para aliança estratégica na América do Norte

Os esforços combinados permitirão que ambas empresas acelerem a inovação e implementem recursos de tecnologias avançadas e de próxima geração de forma mais eficaz

A General Motors e a Honda, após extensas discussões preliminares, anunciaram hoje a assinatura de um memorando de entendimento não vinculativo para o estabelecimento de uma aliança automotiva na América do Norte. O escopo da aliança proposta inclui uma gama de veículos a serem vendidos sob as marcas distintas de cada empresa, bem como cooperação em compras, pesquisa e desenvolvimento, e serviços conectados.

Sob a aliança proposta, Honda e GM irão colaborar em uma variedade de segmentos na América do Norte, com a intenção de compartilhar plataformas de veículos em comum, incluindo sistemas de propulsão eletrificados e de combustão interna, alinhados com as plataformas de veículos. As discussões sobre o planejamento de desenvolvimento conjunto começarão imediatamente, e o trabalho de engenharia começará no início de 2021.

O anúncio é um avanço a partir do acordo assinado entre as empresas em abril para desenvolver em conjunto dois veículos elétricos totalmente novos para a Honda utilizando a plataforma EV global altamente flexível da GM movida por baterias Ultium. A relação GM-Honda, que começou há mais de duas décadas, inclui a recente colaboração entre as empresas em células de combustível, baterias e o veículo autônomo compartilhado Cruise Origin.

“Esta aliança ajudará as duas empresas a acelerar o investimento em futuras inovações em mobilidade, disponibilizando recursos adicionais. Dado nosso forte histórico de colaboração, as empresas perceberam sinergias significativas no desenvolvimento do portfólio atual de veículos”, disse Mark Reuss, presidente da General Motors.

“Por meio dessa nova aliança com a GM, podemos alcançar eficiências de custo substanciais na América do Norte, o que nos permitirá investir em tecnologia de mobilidade futura, enquanto mantemos nossas próprias ofertas de produtos distintos e competitivos. Combinando os pontos fortes de cada empresa e determinando cuidadosamente o que faremos por conta própria e o que faremos em colaboração, nos esforçaremos para construir uma relação ganha-ganha para criar novo valor para nossos clientes. Desta forma, a Honda continuará fazendo progresso constante na solidificação dos nossos negócios existentes, concretizando produtos fortes, com forte capacidade de fabricação e uma forte estrutura de negócios”, disse Seiji Kuraishi, vice-presidente executivo da Honda Motor Co., Ltd.

Aliança para aumentar a escala e melhorar o desempenho por meio do compartilhamento de plataforma

A aliança entre a Honda e a GM na América do Norte alavancará as melhores tecnologias e gerará eficiências de custo substanciais a partir de plataformas de veículos e sistemas de propulsão compartilhados, compras conjuntas, eficiências de fabricação em potencial e outros esforços de colaboração. Isso permitirá que a GM e a Honda façam maiores investimentos em tecnologias avançadas e de próxima geração.

GM e Honda também planejam compartilhar P&D e custos de engenharia para selecionar futuros veículos desenvolvidos conjuntamente e plataformas de propulsão. Isso criará eficiências substanciais e liberará capital, permitindo que ambas empresas atendam às necessidades crescentes de investimento em várias tendências de mobilidade futuras e oportunidades de crescimento adicionais para as marcas distintas de cada empresa.

Colaboração em compras para aumentar escala e eficiência

A Honda e a GM planejam colaborar em atividades de compras conjuntas para criar mais eficiências de custo, aproveitando a escala, visão e melhores práticas de ambas as empresas. A colaboração em compras será focada na aquisição conjunta de materiais, logística e estratégias de localização.

Cooperação em P&D e serviços conectados para superar as expectativas do consumidor

A introdução de tecnologias avançadas é imperativa, dadas as mudanças nos requisitos regulatórios e desejos dos consumidores. Para enfrentar este desafio de forma eficiente, a aliança irá explorar a combinação dos esforços de P&D entre as duas empresas relacionadas às áreas de tecnologia avançada, incluindo arquitetura elétrica, sistemas avançados de assistência ao motorista, infoentretenimento, conectividade e comunicação de veículo para tudo.

Em abril, as empresas anunciaram que a Honda irá incorporar os serviços de segurança, emergência e serviços conectados do OnStar da GM aos dois veículos elétricos totalmente novos da Honda com base na plataforma EV global da GM, integrando-os com o HondaLink. Com base nessa colaboração, a GM e a Honda irão explorar novas oportunidades de desenvolvimento conjunto de futuros serviços de conectividade, incluindo o OnStar da GM e infoentretenimento.

Todos os pormenores da aliança serão deliberados por um comitê conjunto, composto por executivos seniores de ambas as empresas.

Fonte: GM América do Sul

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo