CarrosNotícias

Goodyear celebra os 141 anos de Americana

Goodyear

Sede de uma das fábricas mais importantes e avançadas da Goodyear em todo o mundo, a cidade de Americana (SP), localizada a 126 quilômetros da capital paulista, completa neste sábado (27) 141 anos de fundação. É no município com mais de 220 mil habitantes, onde está presente desde 1973, que a multinacional consolidou sua atuação no Brasil, hoje um de seus principais mercados na América Latina.

“Celebramos com orgulho o aniversário dessa cidade tão importante para a trajetória da Goodyear. Para nós, é um privilégio fazer parte da história de Americana e ter oferecido importante contribuição para o desenvolvimento econômico do município”, afirma Sylas Denucci, diretor de Manufatura da Goodyear.   

Uma das mais modernas instalações da Goodyear no mundo, a fábrica localizada em Americana passou por diversos processos de modernização, que resultaram em maior produtividade, redução de desperdícios e incorporação das mais avançadas tecnologias. Considerada uma fábrica modelo, é detentora do “Shingo Prize”, o prêmio de maior prestígio no mundo para a indústria de manufatura, considerado como o Nobel do setor. A empresa conquistou a medalha de ouro na premiação, reconhecendo a excelência operacional da fábrica por meio da adoção do modelo de Manufatura Enxuta.

Mas a participação da Goodyear em Americana não se resume às suas atividades industriais. A empresa também está inserida em um contexto social, com iniciativas voltadas para a qualidade de vida dos colaboradores e suas famílias, que em sua maioria vivem em Americana e região. Conheça abaixo algumas das ações sociais realizadas em Americana:

Caminhos para Inclusão

Para integrar jovens com deficiência à sua equipe, a Goodyear conta em Americana com o programa Caminhos para Inclusão, que seleciona candidatos e oferece a eles um curso de capacitação para serem assistentes administrativos. Esse curso, com duração de um ano, é realizado no Senai e envolve workshops com a participação de profissionais da companhia e visita à fábrica. Ao término do programa, os que tiverem melhor desempenho podem participar do processo seletivo para vagas administrativas.

Prêmio Charles Goodyear: estímulo ao estudo

Parceria com o Senai de Americana levou à criação do Prêmio Charles Goodyear para reconhecer o melhor aluno de Mecânica ou Elétrica, independentemente de ligação com a Goodyear. O objetivo é incentivar os alunos a se dedicarem aos estudos para que tenham formação mais sólida, que lhes abra melhores oportunidades profissionais. A premiação, que consiste em um troféu e um jogo de quatro pneus da companhia, é entregue semestralmente, por ocasião da solenidade de formatura. 

Sábado do adolescente

É um programa dirigido a filhos de associados das fábricas de Americana e de Santa Bárbara, com idades entre 12 e 18 anos, que tem como objetivo a sua orientação comportamental, social e profissional. As inscrições são voluntárias, obedecendo à ordem de chegada. Realizado duas vezes por ano em um sábado, reúne 35 adolescentes a cada sessão. As atividades, que são conduzidas por uma psicóloga especializada, começam com um café da manhã, que propicia a integração entre os participantes. Várias dinâmicas são realizadas, incluindo o treinamento para processos de seleção e testes vocacionais. 

Programa de Geração de Renda e Qualidade de Vida com Artesanato

É uma iniciativa já tradicional na companhia, voltada para mães, esposas e filhas de colaboradores da fábrica de Americana. Seu objetivo é ensinar diferentes técnicas de artesanato que possam representar uma fonte de renda para as participantes, o que vem sendo atingido em muitos casos. Além disso, a atividade proporciona ganhos em termos de qualidade de vida, gerando benefícios do ponto de vista da saúde física e psicológica. São formados quatro grupos por ano, cada um com cerca de 20 participantes, que recebem as orientações ao longo de um mês, em sessões semanais de três horas de duração, realizadas na Praça de Esportes.

Fonte: Goodyear do Brasil – Relações Públicas

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo