CarrosNotícias

Goodyear traz ao Brasil o Eagle 360 Urban

A Goodyear, multinacional americana fabricante de pneus, pretende revolucionar a interação entre os pneus, os veículos e os seus entornos com a sua visão de longo prazo para futuros pneus inteligentes e conectados. Por isso, acaba de trazer ao Brasil o Eagle 360 Urban. Este pneu em formato esférico impresso em 3-D é o primeiro projeto conceito a ser movido por Inteligência Artificial e capaz de sentir, decidir, transformar e interagir. O modelo foi apresentado pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Genebra deste ano, sendo o Brasil o primeiro país na América Latina a receber a peça.  

Em 2016, com o pneu conceito Eagle 360, a Goodyear apresentou um pneu esférico único e multidirecional para atender às demandas de direção autônoma, para aumentar os níveis de conforto, segurança e manobrabilidade. O feedback foi tão positivo que incentivou a fabricante a se aprofundar neste conceito ainda mais. Este ano, com o Eagle 360 Urban, a Goodyear quer ultrapassar os limites novamente, com o objetivo de ilustrar uma visão mais clara de como o futuro pode vir a ser. Movido por Inteligência Artificial, a empresa está dando um “cérebro” ao pneu conceito. Combinado com uma pele biônica e banda de rodagem transformável, o Eagle 360 Urban passará a fazer parte do “sistema nervoso” do veículo, conectando-se a tudo seu redor (Internet das Coisas).

Dessa maneira, ele está pronto para se adaptar rapidamente às mudanças, bem como à evolução das necessidades da “Mobilidade como Serviço” (MaaS, sigla em inglês) para frotas e seus usuários.

O Eagle 360 Urban da Goodyear apresenta uma rede de sensores que permite ao pneu conceito verificar seu próprio status e coletar informações sobre o ambiente na qual está presente, incluindo a superfície da pista. Por meio da conectividade com outros veículos, bem como sistemas de gestão de tráfego, mobilidade e estruturas como prédios e casas, o pneu conceito também coleta informação em tempo real sobre os seus entornos. Ao combinar essas fontes de informação e processá-las instantaneamente usando redes neurais treinadas com algoritmos de aprendizagem, o Eagle 360 Urban decide o curso de ação mais apropriado. E, movido pela Inteligência Artificial, o pneu conceito aprende com ações anteriores sobre como otimizar as respostas futuras.

Feita com polímero superelástico, o pneu tem uma flexibilidade semelhante à da pele humana, permitindo-lhe expandir e contrair. Essa camada exterior cobre um material semelhante a uma espuma, suficientemente forte para manter a flexibilidade apesar do peso de um veículo. Graças a esta flexibilidade, elementos de atuação sob a superfície dos pneus funcionam como músculos humanos e podem reformular as seções individuais do design do pneu, adicionando “ondulações” para condições úmidas ou suavizando para condições secas. Portanto, o pneu conceito se transforma e se adapta às mudanças climáticas e as condições de pista e assim compartilha essas informações com outros veículos e frotas.

Quando o pneu está danificado, os sensores podem localizar o furo. O pneu então gira para criar uma área de contato diferente. Isso reduz a pressão sobre o furo e permite que o processo de autorrecuperação seja iniciado. Uma reação física e química para formar novas ligações moleculares e reparar o dano.

Esta nova geração de pneus trará facilidades e benefícios na operação de frotas de veículos autônomos, maximizando o tempo de atividade e fornecendo manutenção proativa. Para o condutor que viaja diariamente, eles oferecerão uma experiência aprimorada acrescentando uma nova dimensão ao desempenho de segurança e capacidades de aprendizagem de direção autônoma.

Fonte: Goodyear do Brasil – Relações Públicas

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo