CarrosNotícias

Goodyear apresenta o pneu do futuro

Goodyear unique Eagle-360 2016 3

A Goodyear apresentou um novo tipo de pneu para veículos autônomos: o Eagle-360. O pneu possui uma forma esférica, e dispensa o uso de rodas e é indicado como uma melhor garantia de segurança para os veículos.

A sua rotação é multidirecional, o que reduz o deslizamento que pode ocorrer em determinadas situações de potencial risco, a nível do estado da estrada, ou possíveis obstáculos, o que reforça a questão da segurança.

Goodyear unique Eagle-360 2016

O fato deste tipo de pneu se deslocar em qualquer direção, permite que os veículos ao usarem este equipamento tenham a capacidade de estacionar lateralmente, o que poderia economizar espaço para manobras e para outros veículos estacionarem.

O pneu é impresso em 3D, composto por elementos que não necessitam de ar, e a sua ligação ao veículo é feita através de levitação magnética, o que dispensará a necessidade de amortecedores, resultando em um deslocamento mais suave e com menos ruído.

O controle destas rodas esféricas será feito através de um pequeno computador colocado dentro do próprio pneu e ligado ao veículo via “wireless”.

No momento, este tipo de pneu ainda é um protótipo e representa uma parte essencial da estratégia e da visão da Goodyear para uma mobilidade mais segura e mais inteligente.

Confira o vídeo:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo