AntigosNotícias

Golf Hatch MK1 marcou a estreia de um fenômeno de vendas mundial

Fotos: Divulgação

O Golf faz 35 anos em 2011, nada mais justo que publicar uma notinha com a breve história da sua primeira geração, lançada pela Volkswagem em 1974, na Alemanha. Não há como negar que o Golf é um marco na indústria automobilística alemã, e também na mundial. No seu lançamento, o maior objetivo era que o pequeno Golf MK1 fosse um substituto a altura do Fusca. Com seus 3,7 metros o modelo ajudou a Volks a ser a montadora que é hoje, e já vendeu mais que o próprio Fusca.

O mês de maio de 1974 foi o primeiro do Golf MK1 na linha de produção. O carro tinha como destaque na motorização o 1.3 litro a gasolina com 60 cv e o diesel de 1.5 litros e 50 cv de potência. O espaço interno era muito mais inteligente que o antigo fusca, que tinha motor traseiro. Seu desenho mostrava a tendência da Volks naquela altura. Vale um parêntese: ao contrário do que muitos pensam o Golf não foi à base para o desenho do nosso Gol, mas sim o Sciroco, outro hatch da Volks na época.

O modelo fez muito sucesso nos EUA (onde era conhecido como Rabbit, ou coelho) e esteve em produção até 2009 na África do Sul, como Citi Golf. Devido ao seu sucesso modelo hatch, que podia ter 3 ou 5 portas, também ganhou variantes picape, sedan e perua. Além da mais apimentada versão, a GTi, mas isto é história para outro post…

Fonte: CarroHoje.com

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo