CarrosNotícias

Ford marca gerações com grandes momentos do Mustang no cinema

O Mustang é um carro da Ford muito desejado e associado a grandiosos momentos, ao status e sonho de consumo de várias gerações. O seu carisma vai muito além do asfalto e foi simbolizado também no cinema, como astro de produções que marcaram época. Em 53 anos de história, o esportivo soma nada menos que 3.800 aparições em filmes e na TV, um marco que ultrapassa a soma de mais de 20 artistas de primeiríssima linha.

Selecionar os momentos mais marcantes dessa carreira de sucesso do Mustang é uma difícil tarefa e as cinco produções listadas aqui com certeza estão entre as mais famosas, mostrando o poder e a renovação do mito em diferentes épocas.

1 – 007 Contra Goldfinger (1964)

O Mustang estreou cedo nas telas e nunca mais saiu de cena. Apenas oito meses depois do seu lançamento, na Feira Mundial de Nova York de 1964, um modelo conversível branco foi usado pela bela assassina que perseguiu James Bond em “Goldfinger”. A perigosa estrada de Furkapass, nos Alpes Suíços, serviu como cenário para as cenas de perseguição. Uma das passagens de maior impacto é o momento em que o agente destrói os pneus do Mustang conversível de Tilly Masterson.

2 – Bullitt (1968)

Em 1968 o Mustang já era um ícone nas ruas, mas Steve McQueen o transformou em um astro do cinema com personalidade própria, naquela que é considerada a melhor perseguição de carros já filmada: o clímax final de 9 minutos de “Bullitt”. A mesma sequência foi refeita 44 anos depois para a TV, no final da série “Alcatraz”.

O caráter marcante do Mustang GT verde eternizado no filme resultou na criação de várias edições comemorativas, como a do modelo de 2001 pilotado por Chad – filho de Steve McQueen – numa reconstituição da famosa cena de perseguição nas ruas de São Francisco. O Mustang Bullitt original foi encontrado recentemente no México, ainda com as marcas dos dois maiores impactos sofridos durante as gravações.

3 – 007 – Os Diamantes são Eternos (1971)

Quando se viu encurralado num beco sem saída pela polícia de Las Vegas, James Bond realizou uma das manobras mais arriscadas do cinema e inclinou seu Mustang Mach 1 em duas rodas, passando por um caminho de pedestres e provando para o mundo, e para o próprio 007, a potência do modelo.

4 – 60 Segundos (2000)

A refilmagem de “60 Segundos”, no ano 2000, produziu outro clássico, um Mustang Eleanor 1967 prata e preto, dirigido por Nicolas Cage. No remake do filme de mesmo nome lançado em 1974, o protagonista é forçado a roubar 50 carros de luxo numa noite. Para tentar despistar as autoridades, ele dá nomes de mulheres a cada modelo. O último desses modelos, um Mustang Shelby GT500, foi chamado de Eleanor e protagonizou uma das melhores cenas de perseguição policial dos anos 2000. Ele é o único Mustang da história a ter o seu nome incluído como astro nos créditos de um filme.

5 – Eu Sou a Lenda (2007)

Mais recentemente, em 2007, Will Smith foi o protagonista de “Eu Sou a Lenda”, filme pós-apocalíptico em que usa seu Mustang Shelby GT500 para encontrar a cura de um mal que dizimou a raça humana. Depois de seis gerações e uma forte ligação com a cultura pop, o “muscle car” se tornou o esportivo mais vendido do mundo e será lançado em breve pela Ford no Brasil.

Fonte: Imprensa Ford

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo