A Porsche leva a mobilidade elétrica para suas instalações na Saxônia: o Conselho Supervisor da Porsche AG decidiu que a próxima geração do Macan será uma série completamente elétrica. O primeiro SUV compacto da Porsche com propulsão totalmente elétrica deverá sair da linha de montagem no início da próxima década. O desenvolvimento da nova série representa uma expansão da linha Porsche no campo da eletromobilidade. O Taycan – primeiro carro-esportivo da Porsche movido exclusivamente a eletricidade – será lançado no mercado no final de 2019, seguido logo depois por seu derivado, o Taycan Cross Turismo.
A decisão de fabricar a nova geração do Macan nas instalações da Porsche em Leipzig foi tomada já no início de julho do ano passado. A realização desse investimento em eletromobilidade na fábrica de Leipzig cria a oportunidade para produzir no futuro veículos totalmente elétricos na linha de montagem já existente. A nova geração do Macan dará o tiro de partida para a eletrificação. Como o Taycan, este SUV compacto utiliza tecnologia de 800 volts e é baseado na arquitetura Porsche PPE (Premium Platform Electric) desenvolvida em colaboração com a Audi AG – destacando a viabilidade futura das instalações e aumentando ainda mais sua flexibilidade e eficiência.
A Porsche Leipzig GmbH começou a produzir em série o SUV Cayenne em 2002, com 259 empregados. Desde então, a instalação tem sido continuamente desenvolvida para tornar-se uma das fábricas mais avançadas e sustentáveis de toda a indústria automotiva. O modelo Macan significou uma revolução em 2011 e levou a uma verdadeira história de sucesso: quando o carro foi lançado, a fábrica de Leipzig foi ampliada para tornar-se uma ‘fábrica completa’, incluindo suas próprias linhas de produção de carrocerias e oficina de pintura. Quando a fábrica começou a operar, em fevereiro de 2014, o planejamento previa 40 mil unidades anuais do SUV compacto. Atualmente, ela produz mais de 90 mil unidades para mercados de todo o mundo. O atual estágio final de expansão entrou em operação há dois anos, tornando possível fabricar toda a série Panamera também em Leipzig, e elevando o número de contratados para mais de 4 mil. Desde a cerimônia de início da construção, em fevereiro de 2000, a Porsche já investiu em Leipzig mais de 1,3 bilhão de euros em desenvolvimento.
Fonte: PR and Press Manager – Porsche Brasil