CarrosNotícias

Salão de Frankfurt: Jaguar apresenta seu conceito Future-Type

A Jaguar acaba de apresentar seu conceito Future-Type, a visão da empresa para a mobilidade urbana a partir do ano de 2040. O conceito é um veículo extremamente compacto, que pode ser usado sob demanda, projetado para atender a todas as necessidades das gerações futuras.

O Jaguar Future-Type é um conceito totalmente autônomo, feito para um mundo em que, possivelmente, a mobilidade deva ser usada sob demanda. Com ele, a Jaguar imagina que seus clientes podem solicitar um modelo de uso compartilhado, elétrico, autônomo, totalmente conectado, para uma demanda específica.

O coração deste conceito é um volante completamente inteligente e conectado ao mundo. Chamado de Sayer, esse volante é a única parte de um veículo que o cliente pode possuir, caso ele queira. Com ele em casa, sua inteligência artificial poderá relizar centenas de tarefas como pedir um veículo, programar a sua música favorita, reservar uma mesa em um restaurante ou mesmo saber à distância o que você tem em sua geladeira.

Por exemplo, se o cliente precisa estar em uma reunião em um lugar situado a cerca de duas horas de viagem de sua casa, ele pode simplesmente pedir um veículo ao Sayer, do conforto de seu sofá e o volante providenciará um modelo que vai até você de forma autônoma e que te leva ao seu destino. Ele pode inclusive, indicar a você, caso queira, qual é a melhor parte do trajeto para que você dirija o modelo se assim for da sua preferência.

No mundo do futuro, um lugar completamente conectado, uma frota formada por Future-Types elétricos e totalmente carregados poderá estar á disposição dos clientes para uso sob demanda. Se você precisa levar seu filho para a escola e precisa apenas de dois lugares, você pode solicitar um Future-Type na configuração 2+1 e ir sentado de frente para o seu filho, em um momento de total interação, enquanto o modelo chega ao seu destino de forma totalmente autônoma.

O Future-Type também irá se comunicar com outros veículos com o uso de tecnologias de condução colaborativas. Tal tecnologia será útil em situações que, por exemplo, diminuam as distâncias entre os veículos nas ruas, o que ajuda a diminuir os índices de congestionamentos e diminui os índices de acidentes.

Os clientes podem ainda solicitar ao Future-Type uma condução totalmente autônoma, enquanto assistem a um filme, enviam um email ou mesmo leiam a um livro. Se preferirem, eles também podem assumir o controle e ter o prazer de dirigir um Jaguar.

Essa abordagem dupla permitirá que os motoristas escolham uma condução autônoma ou assistida, com o motorista assistido beneficiando das mesmas tecnologias avançadas que permitem que o Future-Type se conduza sozinho. Essas tecnologias funcionam em segundo plano para tornar a condução no futuro mais segura e agradável, com o carro sempre alerta e consciente das situações que se desenvolvem ao longo do horizonte.

Fonte: Jaguar Land Rover

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo