CarrosNotícias

Ford, pioneira no setor, completa, dia 24 de abril, 94 anos de Brasil

Fotos: Divulgação

A Ford, primeira montadora de veículos a se instalar no Brasil, em 1919, completa, dia 24 de abril, 94 anos do início de suas atividades e de sua total confiança no País. Foram nove décadas que concretizaram o sonho de um jovem americano de produzir automóveis eficientes, com alta qualidade, resistentes e de baixo custo. A saga de Henry Ford, hoje uma realidade presente em 108 unidades produtivas em 24 países, também é um êxito no Brasil onde a Ford conta com mais de 11.000 empregados e uma participação em torno de 10% do mercado interno.

Foram 94 anos de árduo trabalho de milhares de pessoas que se tornaram “fordistas” de coração, de bilhões de dólares em investimentos e de confiança no País. Esse esforço se traduz, no momento, pelo projeto do Novo Ecosport, dentro do plano One Ford de plataformas globais da empresa, desenvolvido pela engenharia da Ford, pela primeira vez na história da marca no Brasil, na unidade de Camaçari, na Bahia.

Esta história de profunda integração, uma verdadeira parceria no desenvolvimento do Brasil e ativa participação da empresa em todos os mais importantes momentos da vida do País, com grande contribuição ao seu crescimento econômico, social e tecnológico, começou, exatamente, no dia 24 de abril de1919. Nessa data, a diretoria da Ford, reunida em sua sede, em Highland Park,Detroit, nos Estados Unidos, aprovou a criação da Ford brasileira, com capital inicial de US$ 25,000, logo aumentado para US$30,000.

Em 1921, as instalações iniciais, na rua Florêncio de Abreu, em São Paulo, onde a empresa montava os veículos no sistema CKD, com apenas 12 funcionários, numa espécie de depósito de dois andares, se tornaram pequenas, para atender a demanda do mercado e a Ford decidiu mudar-se para um local mais amplo, um antigo ringue de patinação na praça da República, onde mais tarde se instalaria o famoso Cine República (hoje o local é um amplo estacionamento, vizinho à estação República do Metrô) e, ao mesmo tempo construiu um edifício próprio na rua Sólon, 809, no bairro do Bom Retiro, também em São Paulo.

A nova fábrica, inaugurada em 1922, obedecia à organização e estilo idealizados por Henry Ford, isto é, implantou no Brasil a linha para a montagem em série de veículos que tinha capacidade para a produção anual de 4.700 automóveis e 360 tratores. Em 1923, operava com 124 empregados e funcionou até1953. No primeiro ano de existência, a Ford vendeu 2.447 automóveis e no ano seguinte, 4.000 unidades dos modelos T e dos caminhões Ford TT.

No rumo de sua história aconteceram inúmeros lançamentos, solidificados, hoje, numa completa gama de veículos disponíveis no mercado e muitos projetos rumo aos automóveis globais, nova meta da companhia. Exemplo desse programa é o lançamento da linha Cargo com 11 modelos, desde leves até semi-pesados, dos quais, cinco com cabine leito. Em janeiro de 2013 a Ford Caminhões lançou o modelo extra-pesado e, assim, completou sua linha comercial no mercado nacional.

Os investimentos de 4,5 bilhões de Reais, até 2015, permitirão à companhia uma grande renovação de produtos, entre eles a produção nacional do New Fiesta Hatch que teve início em abril de 2013.

Atualmente, o Brasil é o 3º maior mercado mundial da Ford, atrás dos Estados Unidos e Reino Unido. Além disso, o Complexo Nordeste, em Camaçari, possui um dos cinco Centros de Desenvolvimento da Ford em todo o mundo, equipado com estúdio de design completo e tecnologia de ponta para simulações por computador e equipamentos de última geração,interligados em tempo real aos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Fonte: www.fordparatodos.com.br

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo