Ford Ka 2012 ganha facelift no Brasil
Não demorou muito e a Ford já aplicou a primeira reestilização do Ford Ka, o modelinho ganhou novo para-choque dianteiro, grade e faróis auxiliares, deixando seu visual mais próximos dos outros modelos da marca. A parte mecânica se manteve intacta, com os mesmos motores 1.0 e 1.6 Rocam.
Além disso, ainda na dianteira, os faróis ganharam máscara negra e os limpadores do para-brisa, e palhetas do tipo flat-blade (feitas inteiramente de borracha). Visto de lado o novo Ka recebeu um novos frisos e opcionalmente, indicadores de direção (setas) nas carcaças dos retrovisores, novas rodas e calotas.
De traseira é que o Ka 2012 chama mais atenção, desçam-se as lanternas e terceira luz de freio com lentes translúcidas escurecidas, que fazem conjunto com a nova régua acima da placa e inserto na parte inferior do para-choque. Por dentro, o carro também recebeu atenção, não tanto quanto merecia, mas foram mudados o grafismo do quadro de instrumentos, revestimento de bancos e painéis das portas, porta-copos central e acabamento das saídas de ventilação, maçanetas e pomo da alavanca de câmbio.
Segundo o gerente de engenharia da Ford, Gilberto Geri, a suspensão traseira do Ka 2012 foi ajustada por meio da adoção de um conceito de isolamento dos amortecedores idêntico ao usado na primeira geração do Focus. O sistema foi melhorado para reduzir o ruído de rolagem e a aspereza percebidos pelos ocupantes do automóvel.
A novidade mais inesperada ficou por conta da nova versão, batizada de Sport. Essa versão passa a identificar o modelo com motor 1.6. A montadora usa o visual mais esportivo para buscar os novos compradores do seu modelo compacto. O Ka Sport poderá sair da linha de montagem com uma decoração exclusiva, com faixas nas laterais, teto e capô inspiradas nos antigos Mustang, adereços esses que não combinam com o visual do carro. Além de rodas de liga leve de 15 polegadas saias, spoiler e aerofólio na cor da carroceria e interior com acabamento mais esportivo. O modelo também conta com o sistema de áudio My Connection como item de série.
As vendas começam em agosto e a Ford não definiu os preços das versões, mas os valores não devem ser muito diferente dos praticados atualmente.
Fiquei curiosa para saber mais detalhes do novo modelo, como o consumo de combustível e os itens de série.