O Ford Escort, modelo que fez muito sucesso no Brasil, é o novo carro transformado por Ken Block para a série Gymkhana, hit da internet. O primeiro teste do modelo, no circuito Grange Motor, no deserto da Califórnia, pode ser visto neste vídeo. O piloto usou o Escort RS MKs 1978 em várias competições de rali antes de decidir transformá-lo para a série Gymkhana. O projeto levou mais de dois anos de desenvolvimento.
“É um brinquedo sensacional, um carro no qual venho trabalhando sem pressa há muito tempo. E estou muito satisfeito com o resultado”, conta Ken Block. Primeiro modelo com tração traseira usado na série, o Escort RS MKs 1978 foi preparado com as especificações máximas para asfalto do Campeonato Mundial de Rally, com motor 2.5 de quatro cilindros de mais de 330 cv e câmbio sequencial de seis velocidades. Os arcos de rodas especiais foram projetados pela empresa Rocket Bunny.
Na apresentação, Block também anunciou que o piloto Ryan Tuerck, seu companheiro na Hoonigan, vai pilotar o Escort Gymkhana na competição Monster Energy Gymkhana GRID, no Reino Unido. Piloto de Fórmula Drift, Tuerck foi chamado para preencher a vaga, já que Block, chefe da equipe, estará ocupado defendendo seu título na categoria AWD com o Ford Hoonicorn RTR.
O nome Escort acaba de voltar ao noticiário com o relançamento de um modelo totalmente novo para a China. O Escort chinês tem se destacado entre os diversos lançamentos da Ford no maior mercado do mundo. Recentemente, a Ford China anunciou que o novo Escort recebeu o selo 5 estrelas de segurança nos testes realizados pela C-NCAP, correspondente chinesa do Latin NCAP na América do Sul.
Além de airbags frontais e de cortina, o modelo é equipado com uma série de dispositivos eletrônicos, como controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, freio ABS, faróis de LED e acabamento de qualidade. Lançado este ano, tem mantido vendas mensais de mais de 10 mil unidades.
Fonte: Imprensa Ford