LançamentosNotícias

Ford Comemora 93 anos de Brasil com a apresentação do novo Ecosport, na Bahia

Fotos: Divulgação

A Ford, primeira montadora de veículos a se instalar no Brasil, em 1919, completa amanhã, dia 24 de abril, 93 anos do início de suas atividades no País. Foram nove décadas que concretizaram o sonho de um jovem americano de produzir automóveis eficientes, com alta qualidade, resistentes e de baixo custo. Com uma história de grandes conquistas, a saga de Henry Ford, acaba de comemorar mais um grande êxito da engenharia da Ford Brasil, que ele viu nascer, ao desenvolver o novo EcoSport, primeiro produto global criado na América do Sul.

O modelo definitivo de produção, apresentado no último domingo, em Salvador, é um marco nos 93 anos de árduo trabalho de milhares de pessoas que se tornaram “fordistas” de coração, de bilhões de dólares em investimentos e de confiança no País.

Esta história de profunda integração, uma verdadeira parceria no desenvolvimento do Brasil e ativa participação da empresa em todos os mais importantes momentos da vida do País, com grande contribuição ao seu crescimento econômico, social e tecnológico, começou, exatamente, no dia 24 de abril de1919.

Em 1921, as instalações iniciais, na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo, onde a empresa montava os Ford T, no sistema CKD, com apenas 12 funcionários, numa espécie de depósito de dois andares, se tornaram pequenas, para atender a demanda do mercado. Assim, a Ford decidiu mudar-se para um local mais amplo, na praça da República, e, ao mesmo tempo, construiu um edifício próprio na rua Solon, 809, no bairro do Bom Retiro, também em São Paulo.

A nova fábrica, inaugurada em 1922, obedecia à organização e estilo  idealizados por Henry Ford, isto é, implantou no Brasil a linha para a montagem em série de veículos que tinha capacidade para a produção anual de 4.700 automóveis e 360 tratores. Em 1923, operava com 124 empregados e funcionou até1953. No primeiro ano de existência, a Ford vendeu 2.447 automóveis e no ano seguinte, 4.000 unidades dos modelos T e dos caminhões FordTT.

Tempos Modernos

No rumo de sua história aconteceram inúmeros lançamentos, solidificados, hoje, numa completa gama de veículos disponíveis no mercado e muitos projetos rumo aos automóveis globais, nova meta da companhia.

Os recentes investimentos de 4,5 bilhões de Reais, até 2015, permitirão à companhia uma grande renovação de produtos, já em 2012. No atual portfólio consta uma ampla linha de carros: Ka, Fiesta, New Fiesta, Focus, Fusion, Fusion Híbrido, EcoSport, Edge e Troler, além dos comerciais Ranger, Courier e Transit, disponíveis em todos os concessionárias da marca em todo o País. A marca também tem motorização moderna com a linha Sigma, resultado de investimento de R$ 600 milhões na unidade de Taubaté que, também, produz transmissões na base de 1.700 unidades por dia.

Atualmente, o Brasil é o 3º maior mercado mundial da Ford, atrás dos Estados Unidos e Reino Unido. Além disso, o Complexo Nordeste, em Camaçari, possui um dos cinco Centros de Desenvolvimento da Ford em todo o mundo, equipado com estúdio de design completo e tecnologia de ponta para simulações por computador e equipamentos de última geração, interligados, em tempo real, aos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Desde 2006, comandada pelo cinquentão paulistano Marcos Sérgio de Oliveira, engenheiro de formação, que destaca, como um ponto alto da sua trajetória na Ford Brasil – o foco de gestão nas pessoas, expressão comum entre executivos, mas que, na Ford, resulta numa grande e harmoniosa equipe com diferentes profissionais de diversas áreas da empresa, trabalhando num mesmo projeto.

Fonte: Ford para Todos

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo