
Por www.fordparatodos.com.br
Sinal dos tempos: dois grandes salões internacionais acontecem ao mesmo tempo, Nova York e Shangai, na China. No primeiro, a Ford lança o futuro Taurus 2013, recheado de tecnologias. Do outro lado do planeta, no maior mercado do mundo, a empresa tem um estande de 1.700 m² com 15 novos modelos que serão introduzidos no mercado chinês até 2015. Para Joe Hinrichs, presidente da Ford Ásia-Pacífico e África, e presidente e CEO da Ford Motor China, o plano é oferecer uma gama completa de veículos para o País, detentor do maior mercado mundial de automóveis. “Os 15 novos veículos fazem parte do projeto da Ford para introduzir até 50 produtos e motores, para a região Ásia-Pacífico e África, nos próximos quatro anos”, informou Hinrichs, na conferência de imprensa do Salão de Shangai 2011. O primeiro dos 15 veículos anunciados é o novo Ford Focus, mas a empresa também destacou que a próxima geração do Kuga e o novo Focus, já vendido no Brasil desde março, também serão produzidos na China. Para tanto, a Ford investe U$ 490 milhões na fábrica de Chongqing, onde será produzido o novo Focus, em 2012, com uma capacidade inicial de 150.000 unidades/ano.
Além disso, a empresa vai introduzir a alternativa de tecnologias inovadoras como o Focus Electric e outros dois veículos – C-Max Energi e o Fusion Hybrid que completam o trio que define a tendência da Ford para transformar sua gama de produtos em veículos com alta tecnologia na eficiência e no consumo de combustíveis e na redução de emissões poluidoras do meio ambiente. “O mercado chinês também evolui no segmento dos SUVs e a Ford não perdeu a oportunidade de apresentar em Shangai o inovador conceito Vertrek, com design de ponta e que representa uma visão futurista da Ford de um SUV elegante, esportivo e compacto”, acrescentou Joe Hinrichs. O Shangai Auto Show estará aberto até 28 de abril e os organizadores esperam 700 mil visitantes que poderão ver no estande da Ford o Mondeo 2011 equipado com o eficiente motor EcoBoost, o novo Ford Edge para participar do crescente mercado de utilitários de luxo chinês, além do Fiesta Sport, Focus, Focus Electric, Fusion, S-Max e a alta tecnologia do sistema Sync de conectividade. As vendas da Ford na China cresceram 19% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando registrou 140.566 veículos vendidos, naquele País. Nos três primeiros meses de 2011, a Ford vendeu 241.831 unidades na região Ásia-Pacífico e África, um aumento de 28 por cento. Essa região de produção e vendas da Ford inclui a Austrália, China, Índia, Indonésia, Japão, Nova Zelândia, Filipinas, Taiwan, Tailândia, Vietnã e África do Sul. A Ford Motor Company iniciou, em 1997, a produção e venda de veículos comerciais na China, e, em 2003, incluiu em seu portfólio chinês os automóveis da marca. No final de 2010, as operações da Ford Motor China empregavam, aproximadamente, 20.000 pessoas em todo o país.