A Ferrari mostrou um exemplar único que criou a pedido de um cliente. O Ferrari Omologata é um ‘one-off’ inspirado nos GT de competição com base no mais potente V12 da marca.
Feito a pedido de um cliente europeu – desconhecendo-se o preço – o projeto demorou dois anos para ser completado desde os primeiros desenhos. Tendo por base o Ferrari 812 Superfast – um 6,5 litros de 800 cv de potência e 718 Nm de torque – o Omologata manteve intocáveis o para-brisas e os faróis.
Os designers da Ferrari deram uma frente mais pontiaguda com uma grade mais espalmada, um perfil traseiro mais “musculoso” conduzindo a uma traseira com três painéis na horizontal em lugar do vidro e um spolier que confere agressividade e pressão aerodinâmica acima do novo desenho de luzes com apenas uma de cada lado.
Um design esguio definido por volumes suaves com quebras de superfícies sempre que a aerodinâmica o impôs, num equilíbrio entre o que a pista requer e o que a estrada (e a sua homologação exigem – daí Omologata – culmina numa cor Rosso Magma descendente da tradição GT a cobrir a fibra de carbono.
O interior remete para a tradição de competição dos anos 1950 e 60 com os bancos azuis com cintos de quatro pontas e o metal do volante e do tablier em contraste com o preto do habitáculo, ou em detalhes como os manípulos das portas á imagem dos Ferrari 250 LM e GTO. O Omologata o 10.º Ferrari V12 de motor à frente feito como exemplar único desde o P540 Superfast Aperta de 2009.