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Fábrica do BMW Group em Leipzig iniciará a produção de módulos de bateria em 2021

Serão investidos mais de 100 milhões de euros até 2022 na produção de e-drive em Leipzig.

O BMW Group está expandindo ainda mais suas capacidades de produção de componentes elétricos na Alemanha. A partir de 2021, a fábrica de Leipzig também produzirá módulos para as baterias de alta tensão dos veículos eletrificados. Até 2022, a empresa investirá mais de 100 milhões de euros no local para se preparar para o aumento constante das vendas de veículos eletrificados, reforçando o seu papel como pioneira na mobilidade eletrificada.

Fábrica do BMW Group em Leipzig: pioneira em mobilidade elétrica 

A unidade de Leipzig é pioneira em mobilidade elétrica entre as fábricas do BMW Group: como unidade de produção do BMW i3 – o primeiro veículo totalmente elétrico do BMW Group – ela está envolvida com mobilidade elétrica desde 2013. “Temos muitas pessoas em nossa equipe em Leipzig com grande experiência em mobilidade elétrica. Estamos agora contribuindo com essa experiência para a produção de baterias de alta tensão. Em 2022, mais de 150 pessoas trabalharão na produção de módulos de bateria no local”, explicou Kemser.

De célula de bateria para bateria de alta tensão 

O processo de produção de baterias de alta tensão consiste em duas etapas principais: primeiro, as células da bateria são testadas e, em seguida, montadas em unidades maiores – os módulos de bateria – em um processo automatizado. O BMW Group adquire as células de bateria de parceiros que as produzem de acordo com especificações precisas. O BMW Group usa diferentes células de bateria, dependendo de qual delas oferece as melhores características para o conceito de veículo em questão.

Os módulos de bateria são então montados em um box de alumínio junto com os conectores do veículo, unidades de controle e de resfriamento. O tamanho e a forma do box, bem como o número de módulos de bateria usados, variam dependendo do modelo. O resultado é uma bateria de alta tensão adaptada especialmente para cada veículo.

Esta combinação de módulos de bateria padronizados e box flexíveis adaptados ao veículo tem várias vantagens. Em primeiro lugar, garante propriedades uniformes e padrões de qualidade na produção das baterias de alta tensão. Em segundo lugar, o design modular da bateria de alta tensão serve como base para uma ampla gama de versões do e-drive. Por último, mas não menos importante, esta abordagem modular é um pré-requisito crucial para que seja possível responder rapidamente à demanda do cliente sem abrir mão da economia nos custos.

Fonte: Comunicação Corporativa BMW Group Brasil

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