CarrosNotícias

Exigência de extintor tipo ABC para carro é adiada novamente

Foto: Divulgação

Foi prorrogada para 1° de julho de 2015 a exigência dos novos extintores de incêndio tipo ABC para os carros, devido à falta do equipamento de segurança para venda no mercado. A medida, que tinha começado a valer no dia 1º de janeiro em todo o país, já havia sido suspensa por 90 dias anteriormente.

A PROTESTE Associação de Consumidores lamenta que muitos consumidores já tenham investido no novo equipamento, pagando caro quando encontram, sem ter garantia de segurança quando há incêndio. “É um dinheiro jogado fora, já que a medida não obriga o dono do carro a passar por treinamento que o habilite a usar o extintor em casos de emergência”, avalia Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

Na avaliação da Associação, esta é mais uma tentativa do Conselho Nacional de Trânsito de gerar gastos indevidos aos brasileiros, como no caso do sistema antifurto, que determinou a instalação obrigatória do dispositivo nos automóveis e do “kit-socorro”, que obrigou os proprietários a adquirir estojos de primeiros socorros posteriormente abandonados.

O Brasil é um dos poucos países que exigem a presença de extintores dentro dos carros, que também é obrigatório na Bélgica, Bulgária, Polônia e Romênia. Mas países como Alemanha, China, Japão, Suécia e Estados Unidos não têm esta exigência. E na Inglaterra, o equipamento é obrigatório apenas em ônibus e táxis.

O extintor ABC será obrigatório para todos os veículos fabricados no Brasil até 2009 a partir de 1º de julho (se não houver novo adiamento). Os carros produzidos a partir de 2010 já têm o novo modelo. O motorista que não tiver o equipamento receberá multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

O extintor ABC controla incêndios em estofados, tapetes e painéis, enquanto o modelo antigo, o BC, é eficaz apenas contra fogo em equipamentos elétricos ou provocado por líquidos inflamáveis.

Fonte: PROTESTE – Associação de Consumidores

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo